contato@qnapbrasil.com.br

Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo


Home > Blog > Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo
Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo

O que é storage NAS?

Storage NAS (Network Attached Storage) é uma unidade de armazenamento voltada para armazenar e compartilhar arquivos de diversos computadores dentro de uma rede local. Esses equipamentos são soluções formadas por hardware e software, capazes de armazenar pastas e arquivos de forma centralizada e que possuem recursos avançados para o gerenciamento dos dados armazenados.

Esses servidores de armazenamento são compatíveis com os sistemas operacionais mais conhecidos, como Windows, Linux e MacOS. Essa compatibilidade proporciona um ambiente de colaboração multi-plataforma, onde computadores, notebooks, tablets e outros dispositivos móveis podem acessar e armazenar informações de forma centralizada.

Conheça os storages NAS Qnap

O que faz um storage NAS?

A função básica de um storage NAS é centralizar, armazenar, organizar e compartilhar dados dentro de uma rede local. Além disso, esses sistemas de armazenamento possuem recursos que permitem realizar tarefas mais sofisticadas e produtivas, como ser alvo de virtualização para diversos hosts de uma rede empresarial ou ser uma área de armazenamento em nuvem dentro de grandes datacenters.

A atribuição principal de um storage NAS é disponibilizar pastas e arquivos via rede para diversos computadores, notebooks e dispositivos móveis. Porém, graças ao protocolo iSCSI, esses servidores também permitem que softwares administrativos e outras aplicações associadas à bancos de dados possam armazenar e proporcionar acesso a informações para centenas de usuários simultaneamente.

O que faz um storage NAS?

Um sistema de armazenamento central para seus arquivos

Quando se produz uma enorme quantidade de dados que estão distribuídos em vários computadores, administrá-los parece uma missão complicada. Gerenciar servidores, conectar computadores e dispositivos móveis com diferentes sistemas operacionais, manter os dados organizados e sempre disponíveis não é uma tarefa simples.

O NAS é um servidor de rede que funciona como uma área central para o armazenamento de dados para pastas, arquivos ou discos inteiros dentro de residencias, empresas e outras organizações. Além disso, um storage NAS também pode facilmente ser um servidor de arquivos ou sistema de backup para vários PCs em uma rede local.

Com o objetivo de facilitar o armazenamento e a organização de arquivos dentro de uma rede local, um storage NAS pode ser comparado à um grande hard disk conectado à rede, porém com hardware de maior performance, recursos sofisticados de gerenciamento e segurança para manter todos os dados armazenados sempre disponíveis e seguros.

Fale com um de nossos especialistas!

O NAS é um computador?

Um storage NAS não deixa de ser um computador, só que voltado principalmente para o armazenamento de dados. Porém, apesar de possuírem processador, placa-mãe, memória RAM e terem capacidade para executar algumas aplicações, os Network Attached Storages são servidores que não foram inicialmente desenvolvidos para tarefas computacionais.

Diferentemente dos computadores que conhecemos, storage NAS é um dispositivo desenvolvido para o armazenamento de dados dentro de redes locais e que permite múltiplos acessos simultâneos. Além disso, esses equipamentos geralmente possuem recursos robustos contra falhas, uma série de ferramentas para gerenciamento dos dados e total controle dos acessos feitos pelos usuários.

Mesmo não sendo considerado um computador, um servidor NAS pode realizar tarefas tão importantes quanto qualquer computador ou servidor. Além de ser um aparelho que armazena informações, ele consegue executar softwares sofisticados com sistemas de virtualização, compartilhar dados ou realizar backups via rede para centenas de computadores simultaneamente.

Storage NAS, um servidor de arquivos fácil de instalar

Num contexto geral, um storage NAS também é um tipo de servidor. A diferença entre um servidor de aplicação e um NAS é que esses equipamentos já possuem um sistema operacional embarcado e não necessitam de um computador host para funcionar: Conecte-o a qualquer rede LAN e o sistema já pronto para o uso.

Por outro lado, computadores voltados para executar soluções corporativas como servidores de aplicação possuem uma grande capacidade de processamento, mas precisam de um sistema operacional instalado para funcionarem, como Linux ou Windows Server.

Um storage NAS é um servidor de arquivos mais eficiente que outros tipos de soluções. Por possuírem grande capacidade de armazenamento, possibilidade de expansão e diversas portas de comunicação, montar um servidor de arquivos utilizando um NAS é mais simples, fácil de implementar e gerenciar que usar um servidor Windows para esse mesmo fim.

Um servidor NAS pode facilmente atender demandas como o compartilhamento de dados via nuvem (cloud storage), ser uma área para armazenamento centralizado de informações, ser servidor de backup em rede ou fazer a gravação de imagens para sistemas de monitoramento. Por serem unidades autônomas e não dependerem de computadores, os storages NAS não necessitam de hardware ou software adicional para serem implementados, seja em ambiente Mac, Linux ou PC.

Diferentemente dos dispositivos de conexão direta como os HDs, um storage NAS precisa estar conectado à rede, seja por meio de um roteador, switch ou outro aparelho para que os computadores possam acessar seus arquivos. Além disso, por questões de segurança, é recomendado configurar corretamente esse tipo de equipamento, para manter as informações seguras e que apenas usuários autorizados tenham acesso aos dados armazenados.

Conheça a linha de NAS Qnap Rackmount

Compartilhe arquivos em rede de forma segura

Os Network Attached Storages são dispositivos que possuem sistemas de segurança aprimorados para compartilhar dados em rede, como autenticação de usuário através de login e senha, portas Ip com diferentes caminhos de acesso e outras ferramentas para a auditoria de dados.

Alguns storages NAS corporativos possuem recursos para maior proteção de dados como a replicação de dados em tempo real, onde os arquivos podem ser armazenados mais que um local físico ao mesmo tempo, reduzindo as chances de qualquer dado ficar inacessível por algum tipo de falha. Além disso, diferentemente de outros dispositivos de armazenamento, os servidores NAS não precisam estar conectados a um computador ou estação de trabalho para compartilhar arquivos.

Esses sistemas operacionais voltados para aplicações NAS são compatíveis com os principais protocolos de comunicação e compartilhamento de dados dentro de uma rede Ip, como os conhecidos SMB/CIFS (Windows), NFS (Linux) e AFP (Apple).

Como os servidores NAS geralmente não executam aplicações necessárias a outros computadores e possuem sistema operacional voltado para criar e gerenciar informações, essas unidades de armazenamento em rede atuam como servidores de arquivos de alta performance, sem a necessidade de ocupar espaço no processamento de outros computadores como servidores dedicados.

Compartilhe arquivos em rede de forma segura

Hardware e software de primeira linha

Storages NAS de uso corporativo possuem uma ou mais partes de seu produto físico substituíveis sem que seja necessário desligar seu sistema, como por exemplo os HDs. Esse hardware tolerante a falhas é geralmente composto por discos rígidos, fontes de alimentação, placas lógicas e memórias. Alguns sistemas de alta disponibilidade permitem que equipamentos sejam interligados (cluster) para substituição total de um de seus elementos caso haja falhas.

Além disso, todos os componentes direcionados a servidores e storages são voltados para trabalho 24x7, como por exemplo os hard disks, que são equipados com sistemas para controle de vibração e calor, além de mecanismo de correção de falhas mais apurado que os encontrados em discos para computadores domésticos.

Outra vantagem desses sistemas de armazenamento é que eles geralmente são compostos por vários discos rígidos, que podem ser agrupados e configurados para trabalho conjunto. Também conhecido como arranjo RAID (Redundant Array of Independent Drives), essa tecnologia permite duplicar todo o conteúdo armazenado, gravar paridade para posterior recuperação ou acelerar a busca de informações já gravadas. Além disso, os storages NAS possuem sistemas de segurança que podem identificar quais HDs que estão com defeito para eventuais substituições dos mesmos.

Armazenamento em rede para empresas e residências

A Qnap inovou em desenvolver servidores NAS para todos os mercados, seja apenas um storage NAS doméstico ou um grande sistema de armazenamento corporativo. Com um storage NAS é possível criar bibliotecas de mídias centralizadas para assistir filmes e ouvir mídias de qualquer lugar que o usuário estiver, montar uma rede privada de informações ou proporcionar acesso compartilhado a qualquer conteúdo via internet.

Aplicações como sincronização de dados em múltiplas localidades, deduplicação, cold storage, armazenamento na nuvem, provisionamento de espaço racional e criptografia são apenas algumas possibilidades que podem ser exploradas ao implementar um storage NAS.

Qual o melhor storage NAS do mercado?

Com o crescimento explosivo da geração de conteúdo, diversos fabricantes tem apresentado soluções de armazenamento confiáveis e seguras. A Qnap tem a linha mais completa de produtos para o armazenamento em rede. O melhor storage NAS é aquele que custa pouco, possui uma rede confiável de revendedores autorizados e atende as demandas de seus usuários.

No cenário corporativo atual, muitas empresas buscam um sistema de armazenamento em rede profissional, capaz de organizar, centralizar e proteger informações. Enquanto outros servidores possuem apenas funcionalidades básicas, os Storages NAS Qnap entregam recursos profissionais de armazenamento com preços que você pode pagar.

Conheça a linha completa de produtos Qnap através do nosso distribuidor autorizado. Toda linha Qnap possui instalação gratuíta, serviço de pré e pós-venda, garantia de fábrica e assistência técnica. Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente.

Se preferir, preencha nosso formulário e um especialista irá entrar em contato com você!

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

O que é Virtualização?

O que é Virtualização?

Virtualização é a tecnologia que permite utilizar os recursos de hardwares disponíveis em um sistema de computação para criar uma versão virtual de um ou mais sistemas e executá-los de forma isolad...

Ler Mais
Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Comprar um storage NAS barato sempre parece ser uma boa ideia, principalmente quando estamos com o orçamento curto. Mas o que esses sistemas de armazenamento com preços competitivos escondem? Paga...

Ler Mais
Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Manter todos os dados disponíveis e sempre organizados em ambientes empresariais sempre foi um desafio. E essa dificuldade também afeta nossa vida digital. Armazenar dados de diversos computadores,...

Ler Mais