contato@qnapbrasil.com.br

Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede


Home > Blog > Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede
Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Manter todos os dados disponíveis e sempre organizados em ambientes empresariais sempre foi um desafio. E essa dificuldade também afeta nossa vida digital. Armazenar dados de diversos computadores, notebooks, tablets e celulares de forma organizada nem sempre é uma tarefa simples.

O que é um servidor NAS?

Servidor NAS é um equipamento voltado para o armazenamento de dados em rede e capaz de compartilhar arquivos com vários usuários ou dispositivos simultaneamente. Também conhecidos como storages NAS, esses servidores possuem recursos avançados para o gerenciamento e segurança das informações.

Armazenamento em rede centralizado

Apesar de geralmente serem utilizados para centralizar, organizar e fazer o backup de dados dentro de empresas e residências através de uma rede local, os servidores NAS podem ainda executar aplicações mais elaboradas, como serem os servidores de armazenamento em grandes datacenters ou servir como repositório de informações dentro de qualquer tipo de organização.

Além disso, um servidor NAS corporativo pode disponibilizar diversos bancos de dados para centenas de usuários simultaneamente, servir como alvo virtualizado para diversos hosts em uma grande rede corporativa ou ser o sistema de armazenamento de imagens para um sistema de vídeo-monitoramento.

Quais são os tipos de servidores NAS disponíveis?

Equipados com um ou mais processadores, placas controladoras, memória RAM, portas de comunicação e hard disks, um storage NAS é um tipo de servidor voltado para o armazenamento de dados.

Com uma grande quantidade de modelos, esses servidores estão disponíveis em gabinetes externos (desktop) ou no tipo rackmount para instalação em armários profissionais de datacenters (racks).

Conheça a linha de NAS Qnap Rackmount

Os servidores NAS podem ser instalados em ambientes domésticos ou corporativos. A Qnap fabrica desde pequenos servidores NAS para apenas dois hard disks até grandes soluções corporativas com vários Petabytes.

Um Servidor NAS precisa de sistema operacional?

Como qualquer computador, todo servidor NAS precisa de um sistema operacional para funcionar. A grande vantagem é que a maioria desses equipamentos já possui um sistema operacional integrado, não necessitando de investimentos adicionais em software para funcionar.

A Qnap incorpora em seus equipamentos um sistema operacional chamado QTS, que é baseado em Linux e acompanha gratuitamente todos seus produtos. Além disso, os servidores NAS Qnap são capazes de executar diversas aplicações que envolvem arquivos, seja através da montagem de um servidor de arquivos, sistemas automáticos para backup em rede ou sistema para armazenamento de imagens CFTV.

Sistema operacional QTS para servidores NAS Qnap

Quais as diferenças entre um servidor NAS e outros servidores?

Um NAS também é um servidor, porém especializado no armazenamento de dados em rede. E isso não é pouca coisa. Um sistema de armazenamento em rede tem que ser confiável, robusto e possuir capacidade de armazenamento para suportar demandas de diversos usuários.

Servidores de aplicação geralmente possuem maior capacidade de processamento, porém não possuem sistema operacional integrado, seus sistemas de disco não permitem acesso direto via rede e são voltados para executar aplicações cliente-servidor como sistemas do tipo ERP.

Além disso, os servidores de aplicação utilizam softwares que geralmente necessitam da instalação de uma licença para cada estação de trabalho que acessará o sistema, exigindo assim maiores investimentos na implantação de qualquer solução.

Já um servidor NAS é um sistema de armazenamento em rede voltado para o gerenciamento organizado de arquivos e pastas, que possui sistema operacional próprio e pode ser utilizado sem a instalação de nenhum software adicional.

Conheça os storages NAS Qnap

Um servidor NAS funciona em qualquer ambiente?

Por ser uma unidade que não depende de um computador para operação e que utiliza protocolos de rede conhecidos como o SMB/CIFS (Windows), NFS (Linux) e AFP (Apple), um servidor NAS pode ser incorporado em qualquer ambiente, seja ele PC, Mac ou voltado para dispositivos móveis.

A única exigência para que computadores e outros dispositivos acessem os arquivos armazenados é que o servidor NAS esteja conectado à rede, seja por um switch, roteador, Wi-Fi ou outro dispositivo do gênero.

Servidor NAS para qualquer ambiente

Compartilhamento de arquivos eficiente

Diferentemente de computadores domésticos e estações de trabalho que compartilham arquivos sem nenhum controle utilizando dispositivos como discos externos, os servidores NAS possuem recursos de gerenciamento robustos, como registro das atividades de acesso por usuário, atribuição de permissão por hierarquia e grupo de usuário, proteção contra acessos não autorizados por login e senha e integração com serviços de diretório.

Além disso, as soluções NAS são dispositivos que contam com sistemas de segurança eficientes, como a capacidade de agrupar discos em arranjos para trabalho conjunto (RAID) e a agregação de links de comunicação para maior performance e segurança (link agregation).

Fale com um de nossos especialistas!

Armazenamento em rede confiável

Os servidores NAS Qnap são sistemas de armazenamento confiáveis, que possuem sistemas de proteção por hardware e software contra a perda de dados. Como os hard disks são equipamento eletromecânicos mais sujeitos a falhas, todos os storages Qnap permitem replicar dados em vários hard disks, minimizando assim a perda de informações.

A linha de servidores NAS profissionais Qnap permite ainda substituir alguns componentes do sistema sem a necessidade de desligar o equipamento ou interromper o trabalho. Esse hardware tolerante a falhas é composto por discos rígidos, fontes de alimentação, controladoras e até outros sistemas de armazenamento completos.

Além disso, equipados com sistemas para controle de vibração, calor e mecanismos confiáveis e seguros para a correção de falhas, os servidores NAS são muito diferente dos HDs que equipam nossos computadores.

Armazenamento de rede confiável

Qual o melhor servidor NAS do mercado?

Dúvidas sobre qual servidor NAS comprar? Com diversos modelos disponíveis, a Qnap entrega desde pequenas soluções de disco residenciais até grandes soluções de armazenamento em rede para datacenters.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. A Qnap é líder mundial no segmento de servidores NAS e conta com uma linha completa de soluções, voltada para residências e organizações de todos os portes.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

A perda de dados assombra todos os usuários, principalmente dentro das empresas. As maiores causas das perdas de dados em quaisquer sistemas computacionais são a falha humana, nos sistemas (hardwar...

Ler Mais
NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

Armazenar arquivos como fotos, documentos ou vídeos sempre exige espaço de armazenamento de algum equipamento. Enquanto nossos celulares guardam fotos em memórias internas no próprio aparelho, comp...

Ler Mais
O que é Virtualização?

O que é Virtualização?

Virtualização é a tecnologia que permite utilizar os recursos de hardwares disponíveis em um sistema de computação para criar uma versão virtual de um ou mais sistemas e executá-los de forma isolad...

Ler Mais