contato@qnapbrasil.com.br

O que é Virtualização?


Home > Blog > O que é Virtualização?
O que é Virtualização?

Virtualização é a tecnologia que permite utilizar os recursos de hardwares disponíveis em um sistema de computação para criar uma versão virtual de um ou mais sistemas e executá-los de forma isolada no mesmo hardware. O método mais popular de virtualização utiliza, em geral, recursos ociosos de um computador para criar uma "máquina virtual" capaz de rodar sistemas operacionais e/ou aplicações diferentes no mesmo computador. Um exemplo comum seria instalar uma aplicação Linux em um computar com sistema operacional Windows.
Com a finalidade de tornar possível a utilização de recursos de hardware de forma virtual, a virtualização também agrega otimização, sustentabilidade e economia desde as tarefas mais comuns às mais complexas em TI.

As máquinas virtuais (Vms – Virtual Machines)

As máquinas virtuais são programas que apresentam um ambiente virtualizado e que funcionam como uma máquina física de forma simulada. Uma máquina virtual é um arquivo ou conjunto de arquivos, gravados em um disco no servidor que contém todo um sistema operacional com seu kernel, bibliotecas, interfaces e aplicações de usuário.

Elas são criadas sobre o Hypervisor, que pode rodar sobre um sistema operacional hospedeiro na máquina, ou ainda ser executado de forma autônoma. Desta forma, é possível emular componentes de hardware como CPU, discos, RAM, redes.

Máquinas Virtuais

O hypervisor

O hypervisor funciona como uma interface entre a máquina física e a máquina virtual: é ele que habilita a máquina virtual a fazer o uso dos recursos físicos para sua operacionalização.

O hypervisor é um software utilizado para realizar o gerenciamento das VMs: ele representa uma camada entre o hardware e o sistema operacional, sendo desta forma responsável por fornecer ao sistema operacional a abstração da máquina virtual, e por controlar o acesso dos sistemas operacionais convidados aos dispositivos de hardware.

Hypervisor

As vantagens da virtualização

Com o advento da virtualização e adesão global a esta tecnologia ficaram perceptíveis e tangíveis as vantagens, por isso que desde os mainframes, ela é utilizada até hoje com os devidos aprimoramentos para atender as demandas da modernidade, podendo se destacar:

  • O maior aproveitamento da infraestrutura: a virtualização possibilita, por exemplo, que um mesmo servidor seja utilizado para mais de um sistema. E ao se executar vários serviços em um servidor, ou conjunto de máquinas, também é possível aproveitar praticamente a capacidade total de processamento;
  • A menor necessidade de espaços físicos: quando se aproveita ao máximo a capacidade de recursos físicos já existentes a partir da virtualização, é possível diminuir a aquisição de novos equipamentos para se manter diversos ambientes diferentes;
  • A garantia de compatibilidade: como a virtualização possibilita a abstração total do hardware, a máquina virtual não fica presa a um tipo de processador, controladora de disco, placa de rede ou qualquer outro dispositivo, com isso, migra-la de hardware, em caso de necessidade, torna-se mais fácil.
  • Aderindo a virtualização, torna-se dispensável a criação de ambientes físicos que sejam compatíveis às aplicações usuais do dia-a-dia por conta de suas diferentes bibliotecas, drives e sistemas operacionais.
  • Pois com a virtualização de aplicação, por exemplo, não é necessária a instalação do aplicativo, porque ele estará empacotado com todos os arquivos necessários ao seu funcionamento, podendo ser executado em um ambiente comum;
  • A redução de custos: com a virtualização há economia de espaço físico, economia de consumo de energia, economia de gastos com manutenção, diminuição de custos com licenças de softwares e aquisição de hardwares;
  • O ambiente de testes: a partir da virtualização é possível avaliar um novo sistema ou uma atualização antes de efetivamente implementá-la, diminuindo significativamente os riscos inerentes a estes procedimentos.Em um ambiente virtual é mais simples clonar um conjunto de máquinas virtuais, colocá-lo em um ambiente separado e executar testes, tanto de atualizações do sistema operacional, quanto atualizações e modificações dos sistemas de produção, por exemplo;
  • A automatização de processos: através do template de máquinas virtuais é possível automatizar tarefas da TI e se fazer mais em menos tempo;
  • E o uso de sistemas legados: este recurso antigo da virtualização é capaz de manter em uso um sistema legado a partir de uma máquina virtual destinada a ele e compatível com o seu ambiente.

Conheça os melhores NAS Qnap para virtualização


As limitações e os desafios da virtualização

Os desafios da virtualização circundam as realidades da Tecnologia da Informação: subutilização de infraestruturas de redes, aquecimento dos servidores, alto custo com manutenção de hardwares e alto consumo de energia, entre outros.

Mas ainda que a virtualização seja aplicável como uma maneira de solucionar problemas, que em grande maioria é bem sucedida, esta tecnologia também possui limitações:

  • Sobrecarga: devido à quantidade de máquinas virtuais que um computador pode suportar não ser ilimitada, é necessário encontrar um equilíbrio para evitar a sobrecarga senão o desempenho de todas as máquinas virtuais poderá ficar comprometido;
  • Segurança: em caso de uma vulnerabilidade de segurança, todas as máquinas virtuais poderão ser afetadas pelo problema;
  • Contingência: é indispensável ter um computador que possa atuar imediatamente no lugar da máquina principal (como um servidor) em aplicações essenciais, porque se ela parar de funcionar, todos os sistemas virtualizados que rodam nela também serão interrompidos.

O gerenciamento de redes e a segurança de dados

Mesmo com os finitos recursos, a potencialidade de bons dispositivos físicos amplia a capacidade de desempenho da virtualização de aplicações, hardwares, redes e armazenamento.

Com a virtualização pode-se disponibilizar uma grande diversidade de plataformas para realizar testes de desempenho de determinada aplicação em cada uma delas, por exemplo, sem comprometer o gerenciamento.

Mesmo que cada ambiente virtual funcione de maneira independente uns dos outros, é possível estabelecer um gerenciamento de forma centralizada e esta independência também pode prevenir que, no caso de surgir algum problema em alguma delas um, como a vulnerabilidade de segurança, por exemplo, as outras não sejam afetadas.A virtualização é uma tendência generalizada nos ambientes corporativos, por permitir a automatização de processos, facilitar o gerenciamento, possibilitar o uso adequado de recursos e a possibilitar a contabilização de quanto dos recursos computacionais é utilizado por cada usuário.

Tendo como o principal objetivo a centralização de tarefas administrativas, conseguir escalabilidade de aplicações, responder mais rápido às necessidades do negócio e facilitar a vida dos gestores de TI e administradores de redes, a virtualização junto com a capacidade de conexão à internet é uma peça chave para a adoção da computação em nuvem pelas empresas.

Especialistas em Virtualização

Quer saber mais sobre a tecnologia da Virtualização? Nós da Qnap Brasil possuímos uma equipe de especialistas que podem tirar suas dúvidas sem nenhum compromisso. Entenda sobre o assunto e veja que a Virtualização vai lhe ajudar a reduzir custos e aumentar o desempenho no armazenamento de dados. Entre em contato conosco ou preencha nosso formulário para que possamos atendê-lo.


Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

A perda de dados assombra todos os usuários, principalmente dentro das empresas. As maiores causas das perdas de dados em quaisquer sistemas computacionais são a falha humana, nos sistemas (hardwar...

Ler Mais
NAS storage barato? Conheça os melhores servidores NAS de 2020

NAS storage barato? Conheça os melhores servidores NAS de 2020

Sistemas de armazenamento em rede já não são novidade para muitos especialistas em TI, porém muita gente ainda está começando a se familiarizar sobre o assunto. Manter os dados em HDs externos o...

Ler Mais
Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Manter todos os dados disponíveis e sempre organizados em ambientes empresariais sempre foi um desafio. E essa dificuldade também afeta nossa vida digital. Armazenar dados de diversos computadores,...

Ler Mais