contato@qnapbrasil.com.br

O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

Hard disks de servidores, notebooks e computadores pessoais falham. Já imaginou perder todos os dados da sua empresa ou do seu computador pessoal? Anos de informações sob forma de arquivos desaparecendo para sempre por uma falha no sistema? Apesar de assustador, esse cenário é real e acontece mais vezes do que você imagina. Para evitar situações como essa, sempre seráé necessário manter uma ou mais cópia dos dados fora do ambiente de trabalho.

O que é Backup?

Backup é o termo usado para o ato de criar e/ou manter uma cópia de segurança de algo que precisamos. Em tecnologia, a palavra backup significa fazer uma ou mais cópias reserva dos aplicativos e dados de computadores, servidores, celulares e outros equipamentos que armazenam informações.

Por que é necessário fazer backup?

Servidores, computadores e sistemas de armazenamento como storages são usados para manter e processar dados de diversas organizações, como empresas e residências. Nossos documentos, fotos, exames médicos, filmes e músicas preferidas já são armazenados digitalmente, Apesar disso, nem sempre tomamos os cuidados necessários para manter nossos dados seguros.

A maioria dos computadores que utilizamos possuem informações importantes armazenadas, e que não podem ser perdidas por nenhum tipo de falha. Essa regra também é aplicada aos dispositivos móveis, como notebooks, celulares e tablets. Portanto, não vale a pena correr riscos de perder nenhuma informação por falha do sistema, erro humano ou um ataque de vírus ou malware.

Nossos dados geralmente são gravados em hard disks e memórias, porém esses componentes SEMPRE estão sujeitos a falhas. Por isso, fazer e manter backup dos arquivos atualizados regularmente, tanto para o meio corporativo quanto residencial, é de extrema importância para manter nossas informações protegidas.

O que é Backup?

Tipos de backup

Muitos usuários acham que fazer backup é copiar todos os arquivos armazenados sempre, mas isso quase nunca acontece. A maioria dos softwares de backup são providos de recursos para diminuir o tempo desse processo, fazendo que a cópia dos dados aconteça de acordo com cada aplicação.

O processo é simples: Geralmente os programas de backup monitoram as atualizações das informações, copiando somente os dados alterados. Isso traz um menor consumo de energia e maior velocidade no processo de cópias, reduzindo assim os custos de energia, comunicação e de processamento.

Backup Full, Incremental e Diferencial

Os três tipos de backup mais usados são: as cópias completas ou backup full, os backups incrementais e as cópias diferenciais. A diferença entres os três processos é o espaço em disco exigido, o tempo de realização das cópias e a maneira como acontecerá a restauração de dados. Dependendo do equipamento e do respectivo software, a restauração pode ser rápida ou mais complexa, por isso é importante entender do assunto ou contatar um especialista para evitar problemas futuros.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

A cópia completa ou backup full é o ato de copiar todos os dados (e aplicações) armazenados. Isso significa utilizar um equipamento de backup que possua a mesma capacidade de armazenamento que o sistema principal. HDs externos e sistemas de fita (DAT, DDS, DLT e LTO) já foram muito utilizados para esse fim, mas a redução dos custos e a praticidade de manter os backup em sistemas de armazenamento baseados em hard disks como storages NAS tem mudado essa realidade.

Tanto o backup diferencial quanto o incremental precisam de um backup completo e as atualizações para recuperar os dados em caso de desastre. Enquanto o backup diferencial compara e grava novamente os arquivos armazenados, o backup incremental gera arquivos com fragmentos das informações atualizadas após a realização do backup full.

Por que fazer backup em storages NAS?

Fazer backup em HDs externos, sistemas de fitas e outros dispositivos pode até dar uma falsa sensação de segurança, porém essas soluções tendem a causar muita dor de cabeça em caso de sinistro. Discos externos não possuem nenhuma proteção de hardware contra falhas, e podem para de funcionar sem nenhum aviso. Os sistemas de fita entregam o menor custo de armazenamento por Terabyte, porém exigem manutenção, estão sujeitos a ação do tempo e do ambiente, além de também apresentar falhas com frequência.

O principal adjetivo de usar sistemas de armazenamento em disco para fazer backup é que os dados podem ser reescritos sempre for necessário, dispensando o acumulo de arquivos com fragmentos de dados de diversos backups incrementais. Além disso, todas as informações gravadas num storage ficam sempre disponíveis e acessíveis, facilitando muito o processo de restauração do backup.

Sistemas de disco como os storages NAS Qnap possuem uma série de recursos contra falhas, como fontes redundantes, vários hard disks agrupados (RAID), compaibilidade com múltiplos sistemas operacionais e várias conexões de rede. Outro ponto importante é que os NAS Qnap já entregam soluções integradas de hardware e software, não exigindo nenhum investimento adicional.

Com que frequência devo fazer backup?

Cada empresa ou usuário deve fazer e atualizar o backup de acordo com o valor dos ativos armazenados que possui. Algumas empresas são mais sensíveis ao tema e geralmente definem essa prática de acordo com suas políticas e padrões. Operações totalmente dependentes dos sistemas de informação como bancos, hospitais e órgãos públicos não podem se dar ao luxo de perder informações ou ter tempo de inatividade prolongados, por isso utilizam servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup de alta disponibilidade.

Apesar de sempre serem relegados ao segundo plano, os dados armazenados em computadores domésticos também são importantes. É comum que usuários residenciais percam dados por falta de uma rotina de backup consistente. Não acreditar que computadores podem falhar sem aviso é um dos principais motivos que levam ao desastre. Fotos, documentos importantes e filmes armazenados podem ser perdidos num único instante caso o processo de backup não seja levado a sério.

Conheça todos os produtos Qnap

A recuperação dos dados após o desastre

A perda de dados é um risco real e que assombra empresas e usuários domésticos. O problema é que a maioria dos usuários só atribuem o valor real de suas informações após ter algum sinistro que envolva perda de dados. O que difere os profissionais e especialistas dos amadores é qualquer área é a capacidade de prevenção contra os riscos. Montar um plano de backup consistente, com equipamentos e softwares confiáveis para proteger os dados antes de ter problemas significa contratar uma boa apólice de seguros.

Mas, diferentemente dos seguros contratados, uma solução de backup e restauração de dados pode (e deve!) ser exaustivamente testada. O processo de recuperar os dados do sistema de backup é conhecido como restauração. Testar o funcionamento de uma solução de backup é uma boa prática para não correr riscos desnecessários caso haja algum imprevisto. Mais importante que fazer backup e manter as cópias de segurança atualizadas é poder restaurar os dados sem dificuldades no momento desejado.

Equipamentos utilizados para backup

Os equipamentos de backup baseados em arranjos de discos são chamados de storages. Esses equipamentos facilitam o processo de backup e entregam mais proteção para os dados armazenados, tanto em ambientes residenciais quanto em grandes organizações. Alguns desses equipamentos permitem duplicar os dados em diversos discos através da montagem de arranjos RAID, fazer a replicação de dados em tempo real para outros endereços ou a gerar sistemas redundantes de armazenamento.

Fale com um de nossos especialistas!

Os sistemas de backup baseados em discos vêm substituindo gradativamente as tape libraries, autoloaders e hds externos, porém em muitas organizações essas tecnologias ainda trabalham em conjunto. O backup e o armazenamento em nuvem também tem evoluído, trocando a portabilidade antes baseada no backup em fita e cartuchos transportáveis por linhas de comunicação de alta velocidade.

Porém, empresas que precisam de um plano de contingência em caso de desastre não podem ficar a mercê de downloads sem fim para restaurar o ambiente de produção. Um storage NAS Qnap pode facilmente fazer backup automático de diversos computadores via rede, duplicar conteúdo através de aplicativos de replicação remota ou simplesmente fazer o backup doméstico de computadores e celulares.

Softwares para backup

Para realizar qualquer tipo de backup sempre será necessário ter um software atuando no processo. A maioria dos sistemas operacionais como o Microsoft Windows, MacOS e Linux possuem ferramentas para esse fim, facilitando a vida dos iniciantes. Para quem quer algo mais, sistemas sofisticados podem fazer cópia automática de diversos servidores simultaneamente, duplicar dados entre matriz e filial ou gerenciar várias versões de cópias automaticamente.

A Qnap possui diversas soluções de armazenamento em disco que podem trabalhar como servidor de backup, seja apenas um NAS doméstico para fazer as cópias de dados de residências até grandes servidores de armazenamento corporativos capazes de fazer centenas de cópias simultaneamente.

Por serem soluções de backup completas, todos os storages Qnap já possuem recursos para gerenciar cópias de segurança através de aplicativos, soluções para backup de dados em nuvem ou replicação de dados para outros discos externos. Além disso, todas as soluções de backup Qnap não são proprietárias, isto é, podem também usar softwares de terceiros para backup como como o Retrospect, BackupExec, Acronis, Veritas ou Veeam.

Backup de servidores em storage? Fale conosco

Traga seu projetoe tire suas dúvidas gratuitamente. Nossas soluções de armazenamento e backup são fáceis de instalar, gerenciar e custam pouco. A Qnap Brasil possui uma equipe de especialistas para tirar suas dúvidas sem compromisso. Manter seu backup atualizado e funcionando é fundamental para sua empresa ou residência. Entre em contato conosco.


O que é o GDPR?

O que é o GDPR?

O GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) é o Regulamento Europeu 2016/679 que abrange a proteção de pessoa física no que se refere ao processamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados. Este Regulamento substitui a ...

Ler Mais
Ransomware Como Proteger seus dados

Ransomware Como Proteger seus dados

Como fazer um plano de recuperação contra o Ransomware? O Ransomware é uma ameaça crescente contra empresas e os usuários domésticos, que explora falhas do sistema operacional e erros humanos, bloqueando os dados de servidores e compu...

Ler Mais
Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot dos dados, mais segurança para seu servidor e storages A QNAP acaba de liberar a nova atualização do sistema QTS, que incorpora a função de snapshot. Snapshot é um retrato registrado de uma determinada situação do ...

Ler Mais