contato@qnapbrasil.com.br

O que é Backup? Saiba tudo sobre ele!

O que é Backup? Saiba tudo sobre ele!

O que é Backup? Saiba tudo sobre ele!

Já imaginou perder todos os dados ou os mais importantes salvos na sua empresa ou em casa? Anos de arquivos e mídias armazenadas desaparecendo por uma falha no sistema. Claramente este é um desastre real, que tem chances de acontecer com qualquer um. Para evitar esse tipo de erro e proteger seus dados, faça o Backup deles. Neste artigo abaixo iremos explicar o seu significado e principalmente, sua importância.


O que é Backup?

Simplificando, o backup é o ato de realizar cópias de todos seus arquivos, pastas e até discos inteiros, sejam físicos ou virtuais, para sistemas de armazenamento secundários, como um Storage NAS, visando a proteção e preservação dos dados do usuário.


É necessário realizar o backup?

Todo computador possui algum tipo de informação importante armazenada no disco rígido, portanto, não vale a pena correr riscos de perdê-los para alguma falha do sistema ou um ataque de malware. Realizar um backupde arquivos, tanto para o meio corporativo quanto residencial é de extrema importância, pois uma vez perdidos, não há como recuperá-los. Ao fazer o processo de backup devemos sempre ter em mente que precisamos atualizá-lo constantemente para possuirmos os arquivos mais recentes no nosso servidor, assim na hora de recuperação não haverá perdas.

O que é Backup?

Sobre a recuperação dos dados

Não há modo mais simples de dizer que infelizmente, todos irão perder algum dado, eventualmente. A questão é que muitos não enxergam o problema até ele acontecer. Com isso, há empresas que vão atribuir valor às suas informações armazenadas e irão começar a realizar cópias de segurança apenas após o desastre ter acontecido. O que difere os especialistas e pioneiros em seu ramo de armazenamento de dados é a prevenção deste risco. Proteger os dados antes que o problema aconteça significa menos dor de cabeça para as empresas e residências.

O processo de recuperar os dados do backup é conhecido como restauração. Só que mais importante que manter as cópias de segurança atualizadas, é poder restaurá-las caso ocorra algo que comprometa os discos de armazenamento primários.


Tipos de backup

Muitos usuários acham que o backup e restauração copiam frequentemente todos os arquivos armazenados e criam cópias de segurança, mas isso quase nunca acontece. A maioria dos softwares de backup são providos de recursos para diminuir o tempo de processo de cópia dos dados. O processo é simples: os programas monitoram as atualizações das informações e copiam somente os dados alterados. Isso traz um menor consumo de energia e menor tempo de cópias, reduzindo os custos.

Existem três tipos de backup: as cópias completas, incrementais e diferenciais. A diferença entres esses três tipos é a memória de disco exigida, o tempo de realização das cópias de todas as informações e a maneira de restauração de dados. Dependendo do equipamento e do respectivo software a restauração pode ser rápida ou mais complexa, por isso é importante entender do assunto ou contatar um especialista para evitar problemas futuros.


Com qual frequência devo realizar o backup?

Cada usuário deve fazer o backup dos dados de acordo com o valor significativo que possuem. Empresas definem de acordo com suas políticas e padrões, e residências de acordo com o tempo de abastecimento da mídia física, com arquivos, fotos e vídeos. No entanto, é recomendável fazer backup dos arquivos ao menos uma vez por semana, geralmente nos finais de semana ou fora dos horários comerciais. Para incorporar esse backup completo, as empresas geralmente também realizam o incremental e diferencial para copiar apenas os dados que foram alterados desde o último realizado.


Equipamentos utilizados para backup

Os novos equipamentos de backup com sistemas de discos, chamados de Storage NAS, facilitam a proteção dos dados tanto em ambientes residenciais quanto em ambientes corporativos. Recursos como agrupamento de discos em arranjos RAID, replicação de dados em tempo real ou a de duplicação das informações armazenadas são apenas algumas tecnologias que atualmente facilitam e garantem a proteção de dados.

Os sistemas de backup baseados em discos vêm substituindo as tape libraries e autoloaders e hd externo, porém essas tecnologias ainda trabalham em conjunto, principalmente pelo alto custo de armazenamento em nuvem e a portabilidade de sistemas em fita como os drives e cartuchos LTO.


Softwares para backups

Ao realizar qualquer cópia de dados de qualquer tipo de backup é necessário ter um software atuando no processo. A maioria de nossos equipamentos domésticos já possuem esse recurso gerenciando cópias de segurança através de um aplicativo adicional gerando cópia de dados em nuvem ou outro ou discos rígidos externos. Existem sistemas profissionais de backup, empresas como a Retrospect, Acronis, Veritas e Veeam que são alguns exemplos de desenvolvedores que possuem um portfólio de ferramentas de segurança de dados.


Nossa equipe

Para conhecer mais sobre os mais novos dispositivos de armazenamento do mercado, nós da Qnap Brasil possuímos uma equipe de especialistas que podem tirar suas dúvidas sem compromisso nenhum. Somos distribuidores autorizados no Brasil e garantimos que implantar e regularizar um sistema de backup pode trazer benefícios, seja para sua empresa ou residência. Entre em contato conosco.