contato@qnapbrasil.com.br

Backup e Sincronização, qual a diferença?


Home > Blog > Backup e Sincronização, qual a diferença?
Backup e Sincronização, qual a diferença?

Qual é a diferença real entre sincronização e backup? Quais são os prós e contras de cada um? Muitas vezes ficamos confusos ao ouvir termos como esse e concluímos em nossa mente que eles são o mesmo. Mesmo que nossas vidas tenham mudado totalmente para o mundo digital, onde estamos constantemente focados no telefone, no tablet, nos computadores e até mesmo nos relógios inteligentes; alguns de nós não sabem dizer se os dados são armazenados como backup ou sincronizados em algum lugar.

O que é sincronização?

A sincronização, como o nome sugere, foi projetada para permitir que um conjunto de dados compartilhado entre dois ou mais dispositivos sejam exatamente iguais independentemente do tipo ação ou alteração feita nos arquivos. A tecnologia permite copiar ou excluir arquivos conforme necessário para que dois locais tenham o mesmo ou uma versão exata dos arquivos, garantindo harmonia e consistência entre os ambientes.

A sincronização pode ser “local” quando os dados são transferidos entre dispositivos que estão lado a lado, ou ela pode ser “remota” quando os dados são sincronizados através de uma rede móvel para um usuário móvel.

Exemplos de sincronização são o Dropbox, o Google Drive, pois os arquivos armazenados neles são as mesmas versões exatas, independentemente de você visualizá-lo em seu laptop, telefone ou computador, etc.

 Diferença entre backup e sincronização

Backup refere-se ao processo de criar cópias de dados ou arquivos de dados e armazená-los em um ambiente separado para usar no caso dos dados originais ou arquivos de dados serem perdidos ou destruídos. O processo de backup de dados é fundamental para um plano de recuperação de desastres bem-sucedido. Ou seja, a sincronização não é o mesmo que backup. O objetivo da sincronização é oferecer um meio de compartilhamento de dados e garantir que as alterações feitas sejam aplicadas e observadas pelos diferentes dispositivos acessando esses mesmos arquivos. Por outro lado, o backup tem a função de fornecer uma cópia de todos os dados para fins de recuperação em caso de desastres.

Normalmente, a sincronização de arquivos copia apenas os arquivos que estão sendo criados ou modificados para outro dispositivo. A desvantagem de sincronizar arquivos é que você não está protegendo o estado do dispositivo móvel, o que é essencial para uma recuperação rápida. Em outras palavras, seus arquivos estarão protegidos, mas você não poderá reverter para uma versão anterior caso um dispositivo seja danificado ou corrompido de alguma forma.  

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

 Faça o backup, além de sincronizar seus arquivos

A sincronização evita dados conflitantes, o que pode resultar em erros e dados de baixa confiabilidade. Dados sincronizados e confiáveis são essenciais para segurança e para diversas funções operacionais de organizações, fornecendo melhor desempenho e custo-benefício.


Em um QNAP NAS sempre é possível fazer backup e sincronizar seus arquivos ao mesmo tempo. Porém, enfatizamos o backup, que é simplesmente o ato de colocar cópias de seus arquivos em uma fonte principal (como um computador ou telefone). No entanto, também temos o recurso Qsync que é similar ao Dropbox e que permite que você sincronize com várias plataformas e reverta seus arquivos para versões anteriores caso ele seja alterado, modificado ou excluído equivocadamente.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP

NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP

Manter nosso patrimônio seguro começa por instalar um sistema de vídeo monitoramento moderno, fácil de gerenciar, expandir e manter. As soluções de vídeo vigilância não se resumem apenas nos antig...

Ler Mais
O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

Hard disks de servidores, notebooks e computadores pessoais falham. Já imaginou perder todos os dados da sua empresa ou do seu computador pessoal? Anos de informações sob forma de arquivos desapare...

Ler Mais
Como aumentar a capacidade de armazenamento do seu sistema CFTV

Como aumentar a capacidade de armazenamento do seu sistema CFTV

A necessidade de instalar novas câmeras no sistema de CFTV para capturar imagens de ambientes não previstos quase sempre é acompanhada de problemas. Além da infraestrutura necessária, o sistema de ...

Ler Mais