contato@qnapbrasil.com.br

Qual o melhor storage NAS para servidor de backup?


Home > Blog > Qual o melhor storage NAS para servidor de backup?
Qual o melhor storage NAS para servidor de backup?

Os servidores NAS (Network Attached Storage) estão cada vez mais baratos e são muito usados como servidores de arquivos, para o armazenamento de banco de dados e/ou para armazenar máquinas virtuais em execução em hypervisors.

Ao contrário de dispositivos conectados a redes SAN (Storage Area Network), os storages NAS são mais acessíveis e fáceis de configurar, facilitando a vida do administrador de TI quando o assunto é backup.

O backup em NAS

A principal diferença entre fazer backup em NAS ou usar tape libraries, autoloaders e outros sistemas de fita é que os tapes não possuem mesma a confiabilidade que o sistema de armazenamento em disco.

Apesar de ser mais barato e muito popular dentro de grandes estruturas de TI até alguns anos atrás, o sistema de fita também não entrega a mesma velocidade e facilidade de restaurar dados que um storage NAS pode entregar.

Com a redução de preço dos hard disks, os storages NAS tem avançado nesse mercado, incorporando ótimas ferramentas para esse fim e exigindo que gestores de TI repensem sobre o assunto.

Utilizar hard disks para fazer o backup simplesmente dispensa as restaurações complicadas que usam fragmentos de arquivos, uma quantidade interminável de fitas e longos períodos de paralisação.

Muitas empresas simplesmente optam por fazer o backup em NAS via rede e deixar as cópias sempre online, mantendo todas as pastas e arquivos disponíveis, diminuindo assim a burocracia e facilitando a vida dos usuários.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Softwares para backup em NAS

Existe várias formas de realizar backup dos dados de computadores da rede local ou servidores utilizando um NAS, através de aplicativos que acompanham o storage ou soluções de terceiros como o Veeam, Arcserve, Backup Exec ou Restropect.

A Qnap entrega três soluções que permitem facilmente implementar um servidor de backup. O Netbak Replicator é uma solução voltada para cópia automática de arquivos entre as estações da rede e um NAS.

Já o HBS (Hybrid Backup Sync) é um software nativo do NAS que permite backup, recuperação baseada em bloco, suporta deduplicação e sincronização de dados com serviços de nuvem.

Voltado para backup de máquinas virtuais, a Qnap também disponibiliza o Hyper Data Protector, sua solução de backup profissional para ambientes virtuais. O sistema permite criar tarefas de backup automáticas de VMs (VMware VSphere e Microsoft Hyper-V) sem o uso de agentes para backup.

Softwares para backup em NAS

A estratégia de backup 3-2-1

Ter um backup armazenado em discos externos, storages NAS ou em nuvem pública sempre ajuda caso seja necessário restaurar seus dados. Uma ou mais cópia dos dados atualizada reduz significativamente a probabilidade da perda de dados, porém sempre existe o risco do arquivo de backup estar corrompido.

Para quem precisa de uma proteção mais efetiva vale a regra de backup 3-2-1, que reduz ao máximo a probabilidade de perda de dados.

Essa regra recomenda que ter pelo três cópias dos dados, onde duas delas são armazenadas em sistemas de armazenamento (mídias) diferentes e uma delas é direcionada para fora do ambiente de trabalho.

Imagine que um desastre como uma enchente destrua sua empresa e os servidores de produção aos quais o armazenamento primário está conectado.

Nesses casos o servidor e o armazenamento secundário (um NAS, por exemplo) que representa os backups locais geralmente também está instalado na empresa e foi destruído.

As duas cópias locais dos dados foram destruídas pela inundação. Mas, de acordo com a regra 3-2-1, o backup armazenado remotamente em outra região da cidade não foi afetado pela inundação e permanece seguro.

O software HBS Qnap faz exatamente isso. Ele permite sincronizar dados em diferentes sites e mídias para fazer valer a regra de backup 3-2-1, inclusive enviando e restaurando dados de serviços de nuvem como Amazon, Azure e Google Cloud.

Fale com um de nossos especialistas!

RAID não é backup

Apesar de ser mais seguro que manter dados em pequenos servidores equipados com apenas um hard disk, um arranjo de discos RAID não é propriamente uma solução de backup.

Um arranjo RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um agrupamento de discos que pode ser configurado na maioria dos servidores e storages para aumentar a segurança e a performance do sistema, mas não substitui o backup.

Esses arranjos permitem eliminar a redundância de dados, melhorar a performance no atendimento das requisições dos usuários da rede e pode ajudar a preservar os dados, caso algum dos discos apresente falhas.

No entanto, essa tecnologia não resolve todos os problemas. O sistema será incapaz de preservar os dados caso vários discos falhem simultaneamente, os arquivos sejam infectados após um ataque de vírus ou algum componente que não possua redundância apresente mal funcionamento.

Esses são os principais motivos que levam empresas e usuários a manter um sistema de backup de todos os dados sempre testado, funcionando e fora do ambiente de produção.

Sistema de backup para empresas

O backup para a nuvem

Fazer backup de dados de um NAS para a nuvem sempre é uma boa prática, principalmente para empresas que possuem conexão de alta velocidade e estão dispostas a arcar com mensalidades.

O problema é que o backup em nuvem é muito demorado para a maioria dos usuários. Isso significa que a demora para restaurar um ambiente após algum desastre pode ser longa e custar muito dinheiro. Além disso, questões como segurança da nuvem, privacidade dos dados e não ter controle sobre o sistema ainda tira o sono de muita gente.

Porém manter a cópia dos dados da empresa na nuvem quase sempre significa ter os dados protegidos contra desastres potenciais que podem ocorrer em sua infraestrutura de TI ou datacenter físico.

A Qnap fornece diversas ferramentas para criar sua própria nuvem privada ou integrar áreas de armazenamento contratada de provedores para manter e sincronizar arquivos e diretórios do NAS com a nuvem.

Conheça os melhores NAS Qnap para nuvem pessoal

Backup para um NAS fora da empresa

Toda a linha de NAS Qnap permite o uso de RTRR (Real Time Remote Replication), possibilitando fazer backup de arquivos e sincronizar dados de um NAS para outro através de uma rede local ou remota.

Essa aplicação é muito versátil, possibilitando a sincronização de dados em tempo real ou de forma agendada, caso sua conexão não suporte um grande volume de arquivos transferidos durante o horário comercial.

Cópia de dados em diferentes arranjos do mesmo sistema

Apesar de não ser um processo de backup totalmente seguro, o arranjo de disco fornece proteção adicional aos dados armazenados no NAS.

Além disso, dependendo de quantos hard disks o sistema possuir, sempre é possível realizar uma replicação de dados para arranjos formados por discos e volumes diferentes dentro do mesmo dispositivo.

A Qnap oferece esse recurso sem custo adicional, possibilitando a replicação de dados entre dois equipamentos sem nenhum custo adicional.

Ao usar a replicação baseada em array, os blocos de dados do NAS de origem localizado no local de produção (primário) são replicados para um segundo NAS, longe desse ambiente, para eventual recuperação de desastre.

O botão “One-Touch Copy”

Alguns modelos de NAS Qnap possuem portas USB e um botão para backup rápido, além das portas Ethernet RJ-45 usadas para conectar o NAS à rede local. Esses sistemas permitem conectar discos rígidos externos via USB diretamente no dispositivo para copiar os arquivos necessários do NAS para o HD USB e vice-versa.

One-Touch Copy

Além disso, essa forma de fazer backup permite gerenciar e copiar arquivos através de uma interface web para esse fim. A desvantagem desse método é que ele não é automatizado: Toda operação exige conectar um disco e iniciar uma operação de cópia manualmente.

Se qualquer um dos arquivos que você precisa copiar estiver aberto e sendo modificado por algum aplicativo que acessa esses arquivos através da rede, a cópia desses arquivos pode ser inconsistente e alguns arquivos talvez nem sejam copiados.

Backup em NAS é seguro?

A ideia de incentivar o uso de um NAS para backup é propor uma proteção real para os dados, com o menor impacto para a empresa e apresentar uma solução que diminui o tempo de recuperação em caso de desastre.

Apesar de estar na moda, fazer backup em nuvem também possui desvantagens. Depender de linhas de comunicação para download de arquivos pode ser uma tarefa demorada e frustrante, principalmente para pequenas e médias empresas.

Para um plano de backup realmente robusto, a sugestão é estressar o modelo escolhido, simulando periodicamente a restauração dos dados de produção, registrando o tempo parado (downtime) e analisando os resultados.

Verifique ainda pontos como segurança dos dados, privacidade, a necessidade de versionamento, o incremento da base no decorrer do tempo e a possibilidade de replicação das informações para outros locais.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em armazenamento, sistemas de backup e nossos especialistas estão prontos para ajudar sua empresa a escolher a melhor solução de backup em disco.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Implantar um sistema de backup confiável é ter uma ferramenta que trabalha na prevenção contra possíveis perdas de dados, seja por arquivos apagados acidentalmente, por falha de hardware ou por err...

Ler Mais
Como aumentar a capacidade de armazenamento do seu sistema CFTV

Como aumentar a capacidade de armazenamento do seu sistema CFTV

A necessidade de instalar novas câmeras no sistema de CFTV para capturar imagens de ambientes não previstos quase sempre é acompanhada de problemas. Além da infraestrutura necessária, o sistema de ...

Ler Mais
Backup e Sincronização, qual a diferença?

Backup e Sincronização, qual a diferença?

Qual é a diferença real entre sincronização e backup? Quais são os prós e contras de cada um? Muitas vezes ficamos confusos ao ouvir termos como esse e concluímos em nossa mente que eles são o me...

Ler Mais