contato@qnapbrasil.com.br

Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas


Home > Blog > Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas
Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Comprar um storage NAS barato sempre parece ser uma boa ideia, principalmente quando estamos com o orçamento curto. Mas o que esses sistemas de armazenamento com preços competitivos escondem? Pagar barato sempre é uma ideia atraente, mas adquirir um storage ou servidor de um desconhecido pode custar caro.

Comprar um storage NAS não é simples. O preço é bom, mas...

Diversas lojas online com ofertas tentadoras disputam nossa atenção, exibindo uma grande variedade modelos de storages, alguns inclusive de marcas consagradas. Mas o que acontece quando nosso servidor ou sistema de armazenamento para de funcionar? Confira nossas dicas de selecionar o melhor fornecedor para comprar seu próximo sistema de armazenamento.

As necessidades de armazenamento da empresa

Comprar um storage não é apenar uma questão de preço ou de escolher o melhor equipamento. Para tomar a decisão certa, fazer a correta avaliação das necessidades da empresa, do tipo de equipamento que será adquirido e quem será o fornecedor é fundamental para que tudo funcione.

Muitas empresas ainda compram servidores e sistemas de armazenamento somente pela capacidade de armazenamento ofertada. Claro que dimensionar corretamente qual o espaço em disco é importante, porém comprar um storage não é apenas uma questão de Terabytes.

Conheça os storages NAS Qnap

Espaço de armazenamento

Servidores e storages voltados para vídeo-monitoramento geralmente não exigem muito processamento, mas precisam de alta capacidade em disco para registrar imagens de dezenas ou centenas de câmeras.

Além disso, informações históricas da organização podem consumir uma grande parte dos recursos de armazenamento, mas geralmente são pouco acessadas (cold storage). Assim, a equação da capacidade de processamento e espaço disponível que será necessário desse ser feita antes de comprar qualquer solução de armazenamento.

Nesses casos, manter uma unidade de armazenamento primária de alta perfomance (como um all flash storage) e deslocar os dados pouco utilizados para um sistema de armazenamento mais barato faz todo o sentido.

Saber quais aplicações serão instaladas, qual o crescimento da base de dados e o número de usuários que utilizarão o sistema no curto e médio prazo também são bons indicadores iniciais na escolha de uma solução correta.

Discos rígidos e memórias flash

Os storages mais baratos são equipados com hard disks SATA, mais lentos e menos robustos que hard disks SAS. Além disso, existem modelos específicos voltados para sistemas de armazenamento, que custam mais caros e suportam maiores cargas de trabalho.

A mesma regra vale para as memórias flash que equipam as soluções de alta performance. Memórias com a tecnologia TLC são mais baratas, mas não suportam a mesma carga de trabalho que memórias MLC ou SLC.

Isso significa que antes de comprar um servidor ou storage, o administrador de rede tem que definir qual tipo de disco será usado (SATA ou SAS), o tipo de memória flash e qual será a velocidade do conjunto.

Como os preços de discos rígidos e flash estão associados a capacidade e a performance da solução, lembre-se que escolher corretamente esses componentes prolongará a vida útil do equipamento e evitará surpresas desagradáveis durante a utilização.

A novidade é que mesmo os servidores NAS Qnap domésticos já permitem associar um ou mais módulos SSD como cache dos hard disks instalados, proporcionando IOPS de fazer inveja a pequenos datacenters. Esses servidores de armazenamento de última geração também permitem instalação de HDs de tecnologia SAS, mais rápidos e confiáveis que os hard disks SATA.

Fale com um de nossos especialistas!

O que são IOPS?

A capacidade de armazenamento do sistema é uma parte importante da equação, porém o espaço de armazenamento sempre deve estar sempre associado ao tempo de atender e processar as requisições feitas pelos usuários. Conhecida como IOPS, essa métrica é a capacidade de servidores e storages atenderem as requisições de entrada ou saída feitas pelos aplicativos que usam os sistemas.

Quanto mais IOPS (inputs/outputs per second) a solução possuir, mais rápido será o atendimento de requisições dos softwares. Isso significa ter um sistema de backup mais rápido, gerar relatórios em poucos segundos e ter a capacidade de suportar milhares de acessos simultâneos.

Quanto maior for o espaço de armazenamento e a capacidade de processamento do sistema, maior será o preço do servidor ou storage. Um exemplo de como o processamento encarece um servidor são as soluções baseadas em memória flash, onde poucos Terabytes podem custar milhares de Reais.

Capacidade, processamento e preço andam juntos

O preço de servidores e storages (NAS ou DAS) crescem de acordo com a capacidade, performance e recursos disponíveis no sistema. A chegada das memórias flash em sistemas de armazenamento diminuiu consideravelmente o peso do investimento quando o assunto é processamento.

Um exemplo dessa economia são os novos NAS (network attached storages) Qnap, que permitem criação de matrizes de armazenamento compostas por discos e memórias SSD no mesmo equipamento (hybrid storages). Esse recurso permite que o equipamento desloque os dados mais acessados para áreas de alta performance (flash/cache), mantendo dados menos acessados em áreas com maior capacidade para armazenamento e que utilizam hard disks.

O recurso em deslocar e manter os dados mais acessados para memórias SSD ou discos mais velozes como HDD SAS é conhecido como tiering. Com isso, storages e servidores modernos já entregam performance que até alguns anos impensáveis para pequenas e médias empresas.

Storage NAS híbrido


Softwares, ferramentas e recursos

Ao analisar os preços de cada solução, também é importante enumerar recursos de hardware e software integrados ao equipamento. Sistemas de backup, softwares para implementar um serviço de arquivos ou recursos de nuvem nem sempre acompanham os produtos de todos os fabricantes, exigindo investimentos adicionais e maquiando o valor real do sistema.

Ferramentas para facilitar a integração com serviços de diretório como LDAP e AD, serviços de alvo iSCSI, thin provisioning, tiering, sistema de backup, arranjos de discos e fontes redundantes são recursos sempre devem ser observados, sob pena de que seu novo sistema de armazenamento exija novos investimentos.

O sistema operacional de um servidor ou storage é tão ou mais importante que o hardware incorporado, pois ele é o responsável pelo gerenciamento e a intermediação dos dados com a rede local. Uma série de softwares para comparação de performance estão disponíveis, fornecendo informações precisas sobre a performance em IOPS e as taxas de transferência dos dados para a maioria dos servidores e sistemas de armazenamento.

Expansões, disponibilidade e serviços

Com o crescimento explosivo da geração de dados, definir corretamente qual será o incremento de espaço necessário em alguns anos pode ser um exercício de adivinhação perigoso e caro. Os preços dos principais componentes dos sistemas de armazenamento (processadores, hard disks e memórias flash) estão permanentemente em declínio, por isso superestimar a capacidade de armazenamento de um servidor ou storage NAS significa gastar mais duas vezes.

Além disso, alguns grandes fabricantes entregam soluções de alta disponibilidade nem sempre compatíveis com as diferentes necessidades (e capacidade de desembolso) de cada organização, inflando o preço do solução ofertada e agregando ferramentas inúteis ou incompletas.

Uma forma de minimizar essa possibilidade de erro é comprar um storage NAS que suporte expansões com o passar do tempo, seja para obter mais processamento ou para maior capacidade de armazenamento. Um storage nem sempre é expansível, mas esse recurso sempre é bem-vindo, pois sistemas que não possibilitam expansão acabam exigindo a compra de um novo equipamento. A Qnap possui storages expansíveis, que podem facilmente "crescer" caso haja aumento na necessidade de armazenamento.

Redundância e alta disponibilidade

“- Quem tem um não tem nenhum!” Essa máxima é muito válida quando o assunto é tecnologia, principalmente quando tratamos de computadores, seja ele um desktop doméstico ou um servidor de alta disponibilidade. E isso explica (em parte) o grande sucesso de tecnologias como o clustering, virtualização e a replicação de dados de tempo real.

Comprar um storage NAS com apenas uma porta de rede, uma fonte de alimentação ou controladoras sem redundância é sempre conviver com o risco de perda de dados. Arranjos de discos (RAID) nesse cenário também não são opcionais, pois mesmo utilizando toda a contingência disponível, em algum momento sempre teremos que enfrentar falhas.

Storage NAS com alta disponibilidade


Arranjos de disco

Arranjos de discos (RAID), portas de rede e fontes redundantes são ferramentas necessárias para evitar a perda de dados e não são mais exclusividade de soluções corporativas, equipando inclusive pequenos NAS domésticos.

Além disso, qualquer servidor de rede deve possuir gavetas removíveis para seus discos rígidos, permitindo que HDs defeituosos sejam substituídos sem a necessidade de desligar o equipamento. Discos rígidos geralmente possuem uma vida útil de 5 anos, por isso baias de hard disks removíveis (hot swap) sempre serão úteis no médio prazo.

Como os desembolsos aumentam de acordo com o nível de segurança, certifique-se que a solução (hardware, softwares e serviços) está de acordo com a capacidade de investimento e os padrões exigidos da organização.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

A importância da escolha certa do fornecedor

Como mostrado, o valor de um storage nunca deve ser analisado somente pelo preço ofertado, mas também por variáveis futuras como o risco de eventuais problemas durante sua vida útil. Acredite, comprar storage NAS de fornecedores ou ecommerces desconhecidos pode trazer grandes prejuízos.

Desconfie de preços baixos, principalmente se eles forem muito atraentes. Como milagres não existem, preços menores podem significar impostos não recolhidos, equipamentos recondicionados ou mesmo equipamentos sem a garantia da fábrica.

Garantia, assistência e suporte técnico

Isso significa gravar e manter dados importantes como o faturamento, a contabilidade ou projetos corporativos da empresa em sistemas sujeitos a perda de dados. Comprar um storage NAS de qualquer empresa implica em assumir riscos, pois serviços como suporte técnico qualificado, garantia e assistência técnica são necessários para manter o sistema em produção.

Como a maioria desses serviços só poderão ser validados em caso de problemas, antes de comprar um storage busque informações sobre o possível fornecedor em sites como o "reclame aqui", blogs e redes sociais. Consulte também outros clientes que usam o produto, verificando métricas como a velocidade de atendimento e a qualidade do serviço prestado.

A importância da continuidade dos negócios

Informações são nossos maiores ativos. Alguns NAS (network attached storage) de baixo custo nem sempre atendem alguns requisitos minimamente básicos para a continuidade de negócios. O esperado de qualquer servidor ou solução de armazenamento é sua habilidade de contornar problemas em caso de falhas.

Para fugir disso, fabricantes como a Qnap tem disponibilizado ferramentas úteis em seus equipamentos, como softwares de backup com recursos de versionamento e snapshot, aplicativos para replicação e sincronização de dados com dispositivos móveis e a integração com sistemas de vídeo-vigilância, tudo isso sem nenhum custo adicional.

Storage NAS Qnap com ferramentas úteis


Sistemas tolerantes a falhas

Outro tema que não preocupa alguns compradores desavisados é a capacidade de suportar falhas do sistema. Identificar os possíveis pontos de falha existentes no equipamento sempre é necessário quando o assunto é armazenamento de dados. Sistemas com discos, fontes, conexões e controladoras redundantes custam mais caro, porém valem cada centavo investido.

O maior custo de uma empresa sempre é a interrupção dos serviços e a perda de dados. Quanto maior for a organização, mais dependente de tecnologia ela será. Isso nos leva pensar sobre a qualidade de atendimento e a capacidade de solucionar eventuais problemas do possível fornecedor da solução.

Lembre-se que custo de um servidor ou sistema de armazenamento é apenas uma fração do valor que uma eventual interrupção nos serviços pode causar. Contrato de serviços, suporte técnico, capacidade de atendimento comercial e disponibilidade de produto geralmente indicam especialização no assunto.

NAS ou DAS? Traga seu projeto

Traga seu projeto de armazenamento para a Qnap Brasil e economize. Somos líderes em sistemas de armazenamento para pequenas e médias empresas e temos soluções de armazenamento baseadas em discos SATA, SAS ou soluções totalmente Flash.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Hybrid storages, Armazenamento híbrido com hard disks e memórias flash

Hybrid storages, Armazenamento híbrido com hard disks e memórias flash

O que é um hybrid storage? Hybrid storage é um sistema de armazenamento que utiliza hard disks e memórias flash no mesmo aparelho. Um storage híbrido entrega mais performance que sistemas ...

Ler Mais
All Flash Storage, um Servidor de Armazenamento totalmente Flash de Alta Performance

All Flash Storage, um Servidor de Armazenamento totalmente Flash de Alta Performance

O que é um All Flash Storage? All Flash Storage é um servidor de armazenamento de dados que utiliza memórias flash ao invés de hard disks para armazenar informações. Também conhecidos como...

Ler Mais
Como criar uma nuvem privada de dados

Como criar uma nuvem privada de dados

Dezenas de provedores permitem armazenar arquivos na nuvem. Serviços como Azure (Microsoft), AWS (Amazon) e VPC (Google) são ótimas opções para quem quer contratar um cloud storage. A configuração ...

Ler Mais