contato@qnapbrasil.com.br

5 dicas para recuperar arquivos apagados


Home > Blog > 5 dicas para recuperar arquivos apagados
5 dicas para recuperar arquivos apagados

Deletou um arquivo ou programa importante e não possui um backup da versão anterior? Finalizou a formatação do disco e só depois se deu conta de um arquivo essencial que se esqueceu de salvar no pendrive? Infelizmente isso é um problema sério, que acontece com milhares de usuários diariamente.

Certamente isto pode acarretar em algo pior, mas fique tranquilo, pois esta exclusão pode ser revertida. Com a evolução de programas, há métodos disponíveis para resolver este problema. Confira agora as 5 dicas que separamos para que você possa recuperar seus arquivos apagados.

Busque na lixeira

É uma opção ligeiramente óbvia, mas deve ser o primeiro lugar que você deve procurar, pois geralmente os arquivos deletados vão automaticamente para a lixeira.

Caso não tenha o costume de esvaziar a lixeira, filtre seus arquivos no modo de exibição “detalhes”, porque desta forma, aparecerão em lista e você poderá organizá-los por data. Assim será mais simples de encontrar. Verifique também se há o recurso de busca por nome do arquivo, esta dica talvez possa ser efetiva.

Busque o arquivo na lixeira

Sua capacidade de armazenamento é delimitada pelo sistema operacional que corresponde a uma fração do tamanho do disco rígido.

A lixeira do computador funciona como uma pasta de armazenamento para arquivos apagados, quando seu espaço está cheio de dados, ela automaticamente irá deletar permanentemente os arquivos mais antigos dentro de seu repositório.

Caso seu arquivo esteja na lixeira, apenas clique sobre o mesmo e selecione a opção "restaurar". Também é possível resgatar todos os arquivos desta pasta, caso esteja tentando recuperar eles, na opção "restaurar todos os elementos". Os arquivos voltarão às pastas de origem automaticamente.

Restaurar o arquivo da lixeira

Restaure a versão anterior do arquivo

Atualmente as novas versões do pacote Office possuem o recurso “salvar automaticamente”, desta forma em caso de queda de energia ou se você não salvar antes de fechar a última versão do arquivo, de qualquer modo a versão imediatamente anterior estará disponível assim que você acessar o programa novamente. Mas para ter este recurso, é necessário habilitá-lo, então faça-o.

salvar automaticamente

Também há uma outra alternativa caso salve o arquivo, mas esqueça o nome da pasta ou onde o salvou. No menu arquivo, acesse a opção “recente” e ali serão listados os últimos arquivos criados.

Agora, se este arquivo foi apagado, ao acessar este recurso, sua solicitação retornará a mensagem “arquivo não disponível...”. Neste caso, outras soluções para recuperação de arquivos podem resolver.

Se no seu caso você deletou um programa, verifique:

  • Se apenas não excluiu um atalho, muitas vezes também é possível restaurar o programa acessando ele a partir do painel de controle na categoria “Programas e Recursos”;
  • Se realmente excluiu o programa, verifique se o arquivo executável de instalação se encontra na pasta “Downloads”;
  • Caso as opções anteriores não tenham sido suficientes, busque restaurar a versão anterior do sistema, acessando: Painel de Controle/ Sistema/ Configurações avançadas do sistema / Propriedades do Sistema / Proteção do Sistema e clique em Restauração do Sistema.

Adquira um software especializado na recuperação de arquivos

Adquirir um software para recuperar seus arquivos pode ser uma alternativa caso não os encontre na lixeira.

A boa notícia é que os computadores nunca eliminam de fato o que foi apagado. Isso significa que, caso tenha esvaziado a Lixeira por engano, os dados - os "uns" e "zeros" que compõem os documentos perdidos - continuam gravados em disco, ou em clusters.

Portanto, tudo o que você precisa para resolver o desastre é utilizar softwares que recuperam arquivos. Existem várias opções no mercado de softwares pagos e gratuitos. Aqui apresentamos alguns dos mais populares e efetivos:

  • Recuva;
  • TuneUp Utilities;
  • Recoverit;
  • Data Recovery;
  • DiskDigger.

Faça o backup de seus arquivos

Faça backup dos arquivos

O backup é uma cópia de segurança dos seus dados e um procedimento indispensável para o funcionamento de um sistema de computadores. O importante é que esta cópia de um dispositivo de armazenamento esteja em outro local também armazenada de forma segura.

Qualquer hardware pode se tornar obsoleto ou se desgastar com o tempo. O técnico de manutenção de computadores talvez possa conseguir recuperar os dados, mas não há nenhuma garantia disso. E a internet está cercada de ameaças que a todo instante comprometem a segurança, a integridade, a privacidade e a segurança dos dados, por isso o backup é necessário.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Atualmente são diversas as opções de armazenamento de dados entre as soluções físicas e virtuais, mas de toda forma é importante estar atento a alguns itens:

  • Se estiver em dúvida entre um backup físico armazenado localmente e um backup armazenado na nuvem, faça o backup em ambos, pois esta é a opção mais segura;
  • Não ignore a importância de manter cópias físicas de documentos, como extratos bancários e registros fiscais. É melhor manter um arquivo dos documentos mais importantes aqui, no mundo físico, além dos backups que você já mantém;
  • Identifique o que você precisa incluir no backup. Por exemplo, alguns aplicativos podem estar armazenados na nuvem, mesmo que você não tenha notado;
  • Seus documentos serão a parte mais importante do backup. Caso eles ainda não estejam organizados, organize-os para ficar mais fácil garantir o backup de tudo o que você precisa.
  • Realizar o armazenamento em um hd externo, pen drives ou cartões de memória não asseguram um backup sólido. O ideal é sempre possuir um sistema de armazenamento de dados seguro, como um storage NAS.

Consulte um especialista em armazenamento de dados

Muitas vezes o processo de recuperação de arquivos de mídia, principalmente quando for uma plataforma incomum ou uma gama muito grande de dados, poderá ser melhor executado por um serviço técnico especialista no assunto. Atualmente, existem empresas especializadas na venda de serviços de armazenamento seguros, como nós da Qnap Brasil.

Caso queira saber mais sobre como proteger seus dados utilizando recursos de primeira linha como um Storage NAS, preencha nosso formulário que um de nossos especialistas irá entrar em contato com você.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

RAID: Arranjo de discos p/ trabalho conjunto em servidores e storages

RAID: Arranjo de discos p/ trabalho conjunto em servidores e storages

A maioria dos servidores e sistemas de armazenamento (storages) para uso corporativo são equipados com vários hard disks, que podem ser agrupados para trabalho conjunto. Esses arranjos de disco tem...

Ler Mais
Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Implantar um sistema de backup confiável é ter uma ferramenta que trabalha na prevenção contra possíveis perdas de dados, seja por arquivos apagados acidentalmente, por falha de hardware ou por err...

Ler Mais
NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP

NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP

Manter nosso patrimônio seguro começa por instalar um sistema de vídeo monitoramento moderno, fácil de gerenciar, expandir e manter. As soluções de vídeo vigilância não se resumem apenas nos antig...

Ler Mais