contato@qnapbrasil.com.br

Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?


Home > Blog > Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?
Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Implantar um sistema de backup confiável é ter uma ferramenta que trabalha na prevenção contra possíveis perdas de dados, seja por arquivos apagados acidentalmente, por falha de hardware ou por erro humano. Como cada empresa ou usuário tem um acervo digital próprio, é importante que cada necessidade de backup seja atendida de forma eficaz, minimizando a chance de erros e a consequente perda de informações.

Qual tipo de backup usar?

Uma estratégia de backup bem elaborada faz a diferença, principalmente quando se conhece as práticas comuns sobre o assunto, os equipamentos e softwares existentes, tempo necessário para cada etapa do processo e as possíveis chances de falha.

Como as soluções de backup tem evoluído constantemente, vale a pena estar sempre antenado com as novas tecnologias para definir qual será o melhor equipamento para manter suas informações protegidas.

Todos usuários domésticos ou empresas que utilizam algum tipo de sistema computacional, seja ele um celular, computador pessoal ou grande servidor corporativo, precisam estar preparados contra eventuais falhas, por isso vale a pena entender mais sobre o assunto.

Um pequeno erro de um usuário desavisado pode excluir acidentalmente um arquivo importante e colocar tudo a perder. É nessa hora em que o sistema de backup escolhido deve entrar em ação, recuperando as informações e evitando que haja qualquer perda de informações importantes.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Tipos de backup

Escolher o equipamento correto e o tipo de backup que será realizado pode abreviar o tempo de gravação dos dados, garantir maior velocidade na recuperação das informações em caso de imprevistos e adicionar uma camada extra de segurança ao sistema. Como o ativo mais importante de um sistema computacional são os dados armazenados, um plano de backup sempre deve ser testado para diminuir a chance de falha.

Backup Completo ou Full

Fazer backup completo (full) é copiar todos os dados de computadores, servidores ou estações de trabalho para outros dispositivos externos (como um HD, sistema de fita ou storage) numa única operação. O backup full pode inclusive contemplar aplicativos, arquivos de sistema e bibliotecas do sistema operacional.

Esse sistema é a base para outros tipos de backup, pois é através dele que outros processos mais velozes poderão ser implementados. Uma das principais vantagens do backup completo é que o usuário sempre terá cópias idênticas dos dados contidos no ambiente de produção, facilitando ao gestor de T.I a localização das informações que eventualmente necessitem ser recuperadas.

Backup Full

A desvantagem de realizar o Full Backup é a enorme quantidade de dados que são transferidos para o disco de emergência. Como o backup completo cria cópias exatas de tudo o que há no sistema, toda vez que o processo for executado será consumido um espaço de armazenamento idêntico ao ambiente de produção.

Apesar de ser mais simples de ser executado e entregar mais simplicidade ao processo, nem sempre fazer a cópia completa dos dados contidos em servidores, sistemas de armazenamento e computadores é uma boa ideia.

Como manter o sistema ou a a banda de comunicação (rede) ocupada durante muito tempo fazendo backup nem sempre é possível, métodos mais flexíveis e que demandam menor tempo foram criados para preencher essa deficiência.

Backup incremental

Esse método surgiu para amenizar as desvantagens do backup completo, como diminuir o tempo utilizado no processo ou ter que copiar todos os dados a cada operação, mesmo que eles não tenham sido alterados. Manter o backup sempre atualizado, consumindo menos processamento do sistema e no menor tempo possível é uma necessidade, por isso o backup incremental tornou-se uma ferramenta muito popular.

Backup Incremental

Para fazer os backup incrementais, os aplicativos responsáveis pela tarefa de cópia primeiramente fazem uma cópia completa dos dados do sistema, para posteriormente registrar as alterações.

Assim, na próxima vez que o processo for executado, o sistema irá verificar quais arquivos foram alterados desde a última atualização e só copiará os mais atuais. A cada operação, esse processo gera um fragmento de backup menor que uma cópia completa dos dados.

Dentre as vantagens de fazer backup incremental estão na economia de espaço de armazenamento e a rapidez do processo ao ser comparado com o backup completo, pois gravar somente arquivos que foram alterados ocupa menos espaço em disco e abrevia o processo de cópia.

Conheça os storages NAS Qnap

A desvantagem desse processo é que caso seja necessário restaurar algum arquivo perdido, o processo de restauração exigirá restaurar o último backup completo e todos os respectivos fragmentos de atualização, aumentando o risco de perda de dados, principalmente em processo onde quando apenas um dos arquivos incrementais apresentou problema.

Ao utilizar sistemas de fitas como tape libraries ou drives LTO com dois ou três backups incrementais diários, pode-se ter uma situação ainda mais incômoda. Caso seja necessário realizar a recuperação do backup após um ano, a matriz de dados pode envolver diversos fragmentos distribuídos em várias fitas, além do backup completo original. Isso complica a restauração e é uma razão comum da perda de dados.

Backup Diferencial

Esse método visa diminuir ainda mais os riscos de perda de dados, baseando-se no conceito de economia e velocidade. Após realizar um backup completo, cada backup diferencial compara o conteúdo a ser copiado baseado no primeiro processo de backup realizado, e assim realiza as alterações necessárias.

Backup Diferencial

Com isso, uma maior quantidade de dados será gravada a cada novo backup diferencial, já que o último fragmento sempre terá todas as diferenças entre o volume original e o atualizado. Esse processo é mais prático que o backup incremental, já que só exige um backup completo e o último fragmento de dados para a restauração completa dos dados.

Fale com um de nossos especialistas!

Storages, a melhor solução para todos os tipos de backup

Atualmente a maioria dos sistemas de fita estão perdendo espaço e caindo em desuso dentro das infraestruturas de TI e datacenters modernos. Com o aumento da capacidade de armazenamento e a redução dos preços dos sistemas baseados em hard disks, a maioria dos sistemas de backup já utiliza storages NAS como dispositivo para centralizar as cópias de segurança.

Manter uma cópia idêntica dos dados em soluções de disco é muito mais simples que administrar processos incrementais ou diferenciais muito longos, com diversas gravações e um crescimento descontrolado das fitas de armazenamento.

Muitas empresas que não realizavam o backup completo com frequência, por negligência ou só por falta de uma janela de backup compatível, já estão adotando soluções de armazenamento em disco como sistema principal de backup.

Recursos como a replicação de dados com sincronização em tempo real, arranjos de discos, controle de versionamento e snapshots são apenas alguns atrativos para suprir essas deficiências, minimizando o risco de desastre.

Novos aplicativos estão sendo desenvolvidos constantemente para auxiliar nessa migração, facilitando o uso de servidores e storages para agilizar processos de backup, reescrevendo apenas blocos de dados ou arquivos que foram alterados, mantendo o backup sempre atualizado e completo, sem a necessidade de gravar diversas atualizações.

Backup com segurança e velocidade

Qual tipo de backup é essencial para sua empresa? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Fale com a Qnap Brasil, somos especialistas em armazenamento e iremos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para seu projeto.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot dos dados, mais segurança para seu servidor e storages A QNAP acaba de liberar a nova atualização do sistema QTS, que incorpora a função de snapshot. Snapshot é um retrat...

Ler Mais
RAID 0, Discos rígidos trabalhando em conjunto

RAID 0, Discos rígidos trabalhando em conjunto

Agregar dois ou mais hard disks (ou SSD) numa única matriz de armazenamento para trabalho conjunto em servidores, workstation e storages através da montagem de um arranjo RAID 0 tem atraído diverso...

Ler Mais
Politica de Privacidade

Politica de Privacidade

Política de Privacidade Na Qnap Brasil, privacidade e segurança são prioridades e nos comprometemos com a transparência do tratamento de dados pessoais dos nossos usuários/clientes. Por isso, ...

Ler Mais