contato@qnapbrasil.com.br

NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP


Home > Blog > NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP
NVR ou Network Video Recorder, um sistema de vídeo vigilância IP

Manter nosso patrimônio seguro começa por instalar um sistema de vídeo monitoramento moderno, fácil de gerenciar, expandir e manter.

As soluções de vídeo vigilância não se resumem apenas nos antigos sistemas analógicos do tipo CFTV. Os novos NVRs são gravadores de imagens digitais, com software atualizável e já possuem recursos para acesso via internet.

O que é NVR (Network Video Recorder)?

NVR ou Network Video Recorder é um equipamento que armazena e gerencia imagens de sistemas de vídeo-monitoramento baseados no protocolo Ip. Esses gravadores utilizam infraestruturas do padrão ethernet, as mesmas usadas em redes locais, para gravar e transmitir as imagens já digitalizadas.

O NVR também é considerado uma evolução dos DVRs, antigos sistemas para gravação de imagens que utilizam câmeras analógicas e cabos coaxiais.

Enquanto câmeras Ip enviam as imagens capturadas para os NVRs sob a forma de dados, câmeras analógicas transportam as imagens capturadas em estado bruto, que são convertidas pelo DVR para o formato de arquivo.

Essa característica permite que sistemas de monitoramento baseados em Ip incorporem recursos que os sistemas analógicos não suportam, como o envio de dados (imagens) através de câmeras wireless.

Os NVRs geralmente possuem um software para gerenciamento dos recursos que pode ser atualizado pelo próprio usuário, facilitando a incorporação de novos recursos e a incorporação de novas câmeras no sistema.

Conheça os melhores NAS Qnap para vigilância

NVR vs DVR

Por serem mais novos que os DVRs, os novos gravadores NVRs solucionaram diversos problemas que ainda convivem com sistemas de gravação analógicos.

Dividiremos a análise nos tópicos mais importantes de instalações que envolvem os sistemas de monitoramento baseados em câmeras que conhecemos.

As câmeras analógicas

Apesar de mais baratas, as câmeras analógicas possuem limitações quanto a instalação, gerenciamento e qualidade das imagens.

Por exigirem a alimentação elétrica por cabo separado e sempre precisarem estar fisicamente conectadas ao DVR para gravar imagens, esses equipamentos exigem cabos caros, grossos e desajeitados.

As câmeras analógicas não podem ser movimentadas por software, sem que seja necessária a instalação de um módulo mecânico adicional para prover esse recurso.

Além disso, os sistemas de segurança DVR também não permitem atualização em seus softwares, limitando assim o número de câmeras, os modelos compatíveis e as resoluções máximas suportadas.

Já câmeras Ip capturam e convertem os vídeos diretamente para o formato de dados, enviando somente bits e bytes para o sistema de armazenamento.

Essa conversão de imagens em dados permite que o NVR receba e grave dados de praticamente qualquer câmera Ip, independentemente da resolução do dispositivo utilizado.

Isso também possibilita compartilhar imagens facilmente com outros dispositivos como computadores e celulares, seja através da rede local, internet, sistemas wireless ou via cabos.

A infraestrutura de vídeo

Utilizar um sistema analógico de gravação exige o investimento numa estrutura para a transmissão de imagens própria para o monitoramento, concorrendo em espaço com a estrutura de dados existente.

Conexão Coaxial e Ethernet

Ao invés de usar cabos coaxiais, os NVRs utilizam o mesmo cabeamento que as redes locais de computadores, fazendo inclusive o uso de tecnologias como PoE (Power over Ethernet), fibra óptica e transmissão de dados via sistemas wireless.

Isso significa menor investimento em infraestrutura, mais flexibilidade, facilidade na manutenção e acesso centralizado para diversas instalações em diferentes endereços físicos.

O sistema de armazenamento

Os antigos DVRs geralmente utilizam apenas um hard disk. Isso significa que se esse componente falhar, todas imagens serão perdidas.

Como hard disks estão sempre sujeitos a falhas, a chance de perder as imagens gravadas em sistemas analógicos equipados com apenas um disco sempre existe.

Geralmente esses sistemas analógicos também não permitem expansão. Assim, caso seja necessário instalar mais câmeras ou aumentar o espaço em disco, outro DVR deverá ser adquirido.

Já um sistema de vídeo-segurança do tipo NVR permite, entre outras coisas, utilizar sofisticados sistemas de prevenção contra falhas.

Um NVR é um sistema de armazenamento que pode ser equipado com componentes redundantes. Esse recurso possibilita ter hard disks, fontes de alimentação ou mesmo placas controladoras em duplicidade.

Assim, mesmo que um desses componentes falhe, o sistema continuará ativo e disponível, sem perda das imagens gravadas.

Além disso, os NVRs Qnap podem facilmente recebem módulos de expansão adicionais externos. Esse recurso permite adicionar armazenamento ilimitado ao sistema CFTV, não exigindo a troca do sistema por falta de capacidade.

Qnap NAS NVR, módulos de expansão

O software de gerenciamento

Todo DVR ou NVR possui um software interno para converter as imagens capturadas em dados, gerenciar o número de câmeras e entregar gerenciamento aos administradores.

O problema é que DVRs são sistemas fechados, ou seja, não permitem atualização. Um DVR de 4 canais será sempre um sistema para quatro câmeras.

Já um NVR é um sistema flexível, que permite atualização do software e as licenças para câmeras adicionais podem ser compradas separadamente.

Além disso, todas as melhorias do sistema podem ser incorporadas em sistemas já funcionando.

Recursos avançados como reconhecimento facial, criação de cercas eletrônicas virtuais e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas são apenas algumas novidades incorporadas a esses sistemas.

Como essa tecnologia já nasceu digital, também é mais simples configurar as imagens capturadas para exibição em telas de diferentes resoluções, como computadores e celulares.

Softwares avançados permitem ainda centralizar imagens de qualquer parte do mundo num único painel de gerenciamento, permitindo que a empresa possua um departamento de segurança em qualquer lugar que possua uma conexão internet.

Fale com um de nossos especialistas!

As câmeras IP

Como os sistemas analógicos e digitais de vídeo-vigilância não são compatíveis, instalar um gravador NVR ou DVR exige adquirir as câmeras específicas para cada sistema.

E é nesse quesito é que os NVRs instalados com boas câmeras IP se sobressaem.

Com uma grande variedade de recursos, as câmeras Ip podem incorporar diversas tecnologias para diferentes aplicações.

Abaixo descreveremos algumas dessas tecnologias e recursos:

Resolução - Enquanto as câmeras que equipam sistemas analógicos possuem resolução full HD (1920 x 1080 linhas) que é uma qualidade de imagem considerada média, as câmeras Ip já possuem modelos com resolução 8K (7680 x 4320 linhas).

As siglas VGA, HD, Full HD, 4K e 8K determinam quais são as resoluções disponíveis para cada câmera. Quanto maior a resolução da imagem, melhor será a qualidade e maior o tamanho dos arquivos gerados.

Resistência - Os números IP44, IP66 e IP68 são normatizações que representam o índice de proteção do equipamento contra impacto, sujeira, água e outros fatores.

Câmeras Ip para instalação em ambientes externos devem ser à prova d´água e vandalismo, por isso possuem especificações diferentes do que câmeras voltadas para instalação nos ambientes internos.

Câmeras Poe (Power over Ethernet) – Esse tipo de câmeras IP pode ser alimentado pelo mesmo cabo que transmite as imagens.

Como a especificação dos cabos de rede também permite fornecer energia, essa facilidade elimina o cabo de energia e o uso de fontes de alimentação em cada ponto do sistema.

Comunicação sem fio - Câmeras Ip Wireless/Wi-Fi podem transmitir as imagens por onda, ou seja, sem o uso de cabos.

Essas câmeras são adaptáveis para vários ambientes e fáceis de instalar, mas também exigem bateria ou um ponto de energia ativo para conectar a fonte de alimentação.

Infravermelho ou visão noturna - Câmeras IP dotadas de visão noturna (infravermelho) são uma boa opção para captação de imagens em locais escuros ou com baixa visibilidade.

Esses equipamentos são dotados de sensores que captam movimentos através de ondas térmicas, registrando e corrigindo as imagens se necessário.

Panorâmica ou Fish Eye - As câmeras Ip do tipo “Fish-Eye” são dotadas de lentes que cobrem e capturam uma área maior do ambiente, podendo cobrir até 360 graus.

Como cada situação exige um tipo de lente, vale a pena consultar um especialista para verificar quais são as melhores alternativas.

Conheça os storages NAS Qnap

Todas as câmeras IP são compatíveis com os sistemas NVR?

No início, cada fabricante de NVR buscava compatibilizar seus produtos com o maior número de câmeras possível.

Isso implicava em testar centenas de câmeras, entender cada fabricante disponibilizava cada recurso em seus equipamentos e adequar os softwares individualmente.

Para facilitar a tarefa, empresas como a Sony, Bosh e Axis criaram uma organização que padroniza alguns recursos na fabricação de câmeras Ip.

Essa organização foi batizada de Onvif, o mesmo nome adotado ao padrão estabelecido para padronizar a conectividade entre câmeras IP e NVRs. Assim, ao comprar um NVR vale verificar se o equipamento suporta esse padrão.

A maioria dos fabricantes de NVR também mantém uma lista de compatibilidade de câmeras IP em seus websites, facilitando as coisas para usuários iniciantes.

NVR ou DVR? Qual sistema de monitoramento comprar?

Comprar um NVR ou DVR exige planejamento. Saber quais as serão as aplicações para cada projeto, capacidade de armazenamento necessária e escolher o modelo certo de câmera já é um bom ponto de partida.

Isso pode evitar gastos desnecessários, problemas de gerenciamento e de expansão do sistema, além de entregar melhores resultados.

Os NVRs estão cada vez mais presente em nosso cotidiano, seja monitorando residências, empresas, comércios, parques, rodovias e outras organizações.

Qnap NAS NVR, recursos

Alguns NVRs da Qnap possuem diversas proteções contra falhas de hardware, como fontes e hard disks redundantes, no-breaks incorporados ao sistema e suporte a memórias SSD.

Com diversas marcas e modelos, a decisão de qual equipamento CFTV e câmeras escolher deve sempre ser orientada pela necessidade e capacidade de desembolso, sob pena de não se obter os resultados desejados.

Com soluções de armazenamento mais inteligentes chegando no mercado, alguns storages NAS também podem desempenhar o papel de NVR, backup e de sistema de armazenamento, atendendo várias demandas num único produto.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

Comprar um gravador NVR e câmeras Ip apenas pelo melhor preço pode causar problemas para quem precisa manter um sistema de monitoramento funcionando 24x7.

Traga seu projeto para a Qnap Brasil e tire suas dúvidas, somos especialistas em sistemas de armazenamento e sistemas CFTV.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Qual o melhor storage NAS para servidor de backup?

Qual o melhor storage NAS para servidor de backup?

Os servidores NAS (Network Attached Storage) estão cada vez mais baratos e são muito usados como servidores de arquivos, para o armazenamento de banco de dados e/ou para armazenar máquinas virtuais...

Ler Mais
O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

Hard disks de servidores, notebooks e computadores pessoais falham. Já imaginou perder todos os dados da sua empresa ou do seu computador pessoal? Anos de informações sob forma de arquivos desapare...

Ler Mais
Armazenamento em nuvem grátis é uma boa solução para empresas?

Armazenamento em nuvem grátis é uma boa solução para empresas?

A nuvem e seus serviços A nuvem tem atraído novos adeptos todos os dias. Usuários ávidos por serviços de armazenamento rapidamente aderem ao novo modelo e transferem seus dados pessoais para...

Ler Mais