contato@qnapbrasil.com.br

Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas


Home > Blog > Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas
Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

Problemas no desempenho do servidor podem reduzir a produtividade de qualquer empresa. Um servidor obsoleto ou sobrecarregado pode tornar o ambiente instável, demorar para atender as requisições de usuários ou mesmo não executar algumas aplicações.

Talvez já seja a hora de aposentar o velho equipamento e comprar um servidor novo. Como adquirir um servidor é um grande investimento, antes de sair gastando dinheiro vale a pena analisar quais são as alternativas.

Como saber se é hora de trocar o equipamento em uso?

Antes de comprar um servidor novo, vale a pena entender por que o sistema em funcionamento já não atende as necessidades da empresa como deveria.

Um equipamento que executa os mesmos processos para o mesmo número de usuários NÃO pode ter seu desempenho afetado, salvo por problemas técnicos ou mudanças de software.

Claro que sistemas operacionais novos exigem mais do equipamento, o número de usuários cresce e novas aplicações corporativas surgem o tempo todo.

Como essas mudanças nem sempre acontecem de forma organizada, a análise e qualquer justificativa por novos investimentos em hardware acaba sendo uma missão complicada para qualquer administrador de TI.

Conheça os storages NAS Qnap

O que verificar antes de comprar um servidor novo

Hard disks antigos, novos softwares instalados sem controle e um número crescente de usuários podem causar problemas de performance nos servidores de qualquer empresa.

Uma simples mudança no cabeamento, roteador ou switch pode causar problemas técnicos, que geralmente resultam em lentidão para todos os usuários.

Antes de comprar um equipamento novo, verifique o que mudou na estrutura e quais aplicações adicionais estão sendo executadas.

Caso a alteração do ambiente possa ser corrigida, simplesmente volte ao status anterior para ter a mesma performance.

As aplicações importantes devem estar num ambiente exclusivo

Reverter o ambiente ao status anterior nem sempre é possível, porém cabe analisar se existem aplicações que possam ser movidas para melhorar a performance.

Muitas empresas utilizam o servidor de aplicação para acumular outras funções, como ser o servidor de arquivos e de backup.

Isso implica em mais processamento, sobrecarga dos discos e tráfego concorrente na conexão do servidor.

Caso esse seja seu problema, uma boa alternativa é ter um servidor de armazenamento fora do servidor principal e mover essas aplicações.

Um storage NAS custa menos que um servidor de aplicação, não exige sistema operacional ou softwares de terceiros e foi desenvolvido para executar essas tarefas.

As aplicações importantes devem estar num ambiente exclusivo

Os servidores de aplicação

Um servidor de aplicação possui as mesmas características de um computador pessoal, porém incorpora recursos adicionais como um ou mais processadores de alta performance, mais memória e sistemas de discos a prova de falhas.

Esses computadores são os principais componentes da rede local, por isso fazer a instalação de novos softwares sem o devido planejamento pode facilmente causar problemas de produtividade.

Como esses equipamentos custam mais caro que outros tipos de servidores, eles devem ser preferencialmente alocados apenas para executar aplicações corporativas, como sistemas ERP e outros softwares de uso comum para toda a organização.

Nesse caso, a melhor alternativa é comprar um servidor de grandes marcas, como Dell, HP ou Lenovo. Todos esses fabricantes possuem diversos equipamentos para atender diferentes necessidades empresariais.

Porém, comprar um servidor de aplicação que também será usado como servidor de arquivo ou de backup quase nunca é um bom negócio.

Os servidores de arquivo

Enquanto executar softwares corporativos exige um servidor de aplicação, algumas empresas precisam apenas de uma solução para armazenar e compartilhar arquivos em rede entre seus usuários.

Se sua empresa precisa desse tipo de solução, a melhor alternativa é comprar um servidor NAS.

Trata-se de um equipamento que funciona como repositório central de arquivos e que tem como função principal manter e compartilhar dados para diversos usuários.

Esse tipo de servidor possui sistema operacional próprio e geralmente não precisa de um processador poderoso, mas sim de espaço de armazenamento em disco.

Um equipamento seguro e de fácil instalação

Outro ponto relevante sobre o assunto é que esses storages geralmente são equipados com componentes redundantes, possuem ferramentas para backup e diversos recursos contra falhas de hardware.

Os servidores NAS podem ser facilmente implementados em redes com sistemas operacionais Windows, MacOS ou Linux e podem ser integrados a serviços de diretório como o LDAP e Microsoft AD.

Alguns deles, como os fabricados pela Qnap, possuem diversas proteções contra acessos não autorizados e podem ser acessados de qualquer lugar, graças a seus serviços de nuvem.

Equipamento seguro e de fácil instalação

Vale a pena montar um servidor de aplicação e de arquivos no mesmo equipamento?

Apesar de não ser a coisa certa a fazer, algumas empresas optam por comprar apenas um servidor físico para diversas tarefas.

Embora pareça mais econômico, manter diferentes aplicações num único equipamento não é uma boa ideia e sempre custa mais caro.

Um servidor corporativo também permite compartilhar pastas e arquivos, porém cada requisição feita pelas estações de trabalho tomará capacidade de processamento e diminuirá a performance do ambiente corporativo.

Fale com um de nossos especialistas!

Dividindo o tráfego para otimizar a performance

Um servidor de aplicação pode até executar aplicações para compartilhar dados em rede, porém montar um servidor de arquivos num sistema que executa aplicações corporativas é correr riscos desnecessários.

Ficar dependente de um único equipamento e manter todo o tráfego da empresa num único ponto de rede sempre causa problemas de performance e gera maior risco de perda de dados.

Um servidor NAS que suporta o protocolo iSCSI pode facilmente fazer o papel de servidor de arquivos e ser um volume de armazenamento para o servidor de aplicação.

Esse recurso é extremamente útil para quem está satisfeito com a capacidade de processamento de seu servidor físico, mas ainda precisa de mais capacidade de armazenamento.

Deslocar aplicações secundárias para outros dispositivos traz vantagens como a distribuição do tráfego, melhor performance para o servidor e menor risco de perda de dados.

Os servidores de backup

A ideia de adquirir um novo servidor geralmente está associada a resolver apenas os problemas relacionados ao ambiente de produção da empresa.

O que alguns usuários esquecem é que qualquer servidor também precisará de uma solução de backup com espaço de armazenamento livre para proteger os dados contra falhas.

A utilização de servidores NAS como servidor de backup está ganhando cada vez mais espaço dentro de infraestruturas de TI e datacenters, pois além de funcionarem como um file server, também podem armazenar os backups.

Diferentemente de sistemas de fitas que precisam de um host, esses sistemas de armazenamento não necessitam de conexão direta a nenhum computador.

Outra vantagem é que esses equipamentos permitem que os dados da produção sejam alocados em outro local físico através da infraestrutura de rede, proporcionando maior segurança contra imprevistos.

Os servidores de backup

Esses três tipos de servidores resolvem todos os problemas?

De forma geral, a maioria das aplicações que exigem servidores são associadas a armazenamento de arquivos e pastas, backup e a execução de aplicativos em equipamentos de alta performance.

Os servidores NAS são bons para armazenar e compartilhar arquivos, fazer backup e proporcionar um ambiente de colaboração em rede para diversos usuários.

Já os servidores de aplicação são voltados para hospedar softwares administrativos, montar ambientes de virtualização e executar tarefas que exigem processamento, como aplicações cliente-server.

Servidores de aplicação também são indicados para hospedar websites, montar um servidor de e-mail ou fazer a hospedagem do banco de dados.

Um servidor de backup pode facilmente fazer backup das VMs, copiar dados de todas as estações de trabalho de forma automática e manter os dados protegidos longe do ambiente de produção.

Quais são os servidores mais seguros contra falhas?

Servidores de aplicação, backup ou de arquivos para pequenas empresas devem ter pelo menos uma coisa em comum: Todos devem possuir recursos robustos contra falhas.

Servidores não podem falhar, sob pena de deixar de executar aplicações importantes, fornecer serviços ou prover dados para diversos usuários simultaneamente.

Mesmo servidores para pequenas empresas já possuem recursos contra a interrupção dos serviços, como componentes redundantes, hard disks que trabalham em arranjos RAID ou várias portas LAN agregadas num único link.

Os pequenos storages NAS utilizados como servidores de arquivos já possuem componentes para entregar alta redundância e diminuir a possibilidade de falhas, sem custar nenhum absurdo.

Como escolher corretamente um servidor para a empresa?

Servidores para armazenar dados como arquivos e pastas, fazer backup de diversos computadores em rede ou compartilhar dados entre os usuários geralmente não exigem alta performance.

Um storage NAS faz tudo isso, sem que seja necessário investir na compra de um sistema operacional ou em outros softwares de terceiros.

Por outro lado, empresas que possuem sistemas administrativos que usam banco de dados, aplicações que exigem alta performance e soluções de virtualização utilizarão mais recursos como processadores e memórias do sistema a ser instalado.

Os sistemas de armazenamento ou de aplicação equipados com hard disks corporativos (discos SAS) ou memórias SSD são mais velozes que hard disks SATA, porém também exigem um investimento maior.

Um bom início é entender quais os principais tipos de servidores disponíveis e qual equipamento será a melhor alternativa para cada necessidade.

O preço do servidor influencia em sua segurança e performance?

Características de hardware como a velocidade do processador, quantidade de memória e capacidade dos hard disks são apenas alguns pontos de que devem ser analisados antes de decidir qual servidor comprar.

Identificar quais são reais necessidades da empresa antes de comprar um servidor permite definir corretamente qual configuração será necessária para a demanda.

Como servidores são equipamentos flexíveis, esses sistemas podem atender empresas individuais até grandes corporações multinacionais.

Isso significa que o preço de um servidor pode variar muito, e que super/subdimensionar a demanda pode ocasionar custos adicionais ou problemas de performance.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Montar um servidor para a empresa é uma boa ideia?

Montar um servidor sempre parece ser uma boa forma de economizar, mas a realidade não é essa.

A diferença entre comprar um servidor montado ou integrar uma solução com o hardware de diversos fabricantes é que a segunda opção pode trazer sérios problemas.

Fazer a integração de diversos componentes de hardware e software de terceiros não é simples, por isso a economia ao montar um servidor para a empresa pode resultar em problemas técnicos e a consequente interrupção dos serviços.

Instalar um servidor com peças e partes de vários fabricantes também significa não ter a quem recorrer em caso de problemas.

Por outro lado, comprar um servidor de arquivos ou de aplicação de uma marca conhecida permite contar com a experiência de centenas de técnicos no desenvolvimento, fabricação e assistência técnica do produto.

Grandes fabricantes de hardware como Intel, Lenovo e Seagate, entregam milhares de equipamentos mensalmente e possuem um serviço de pós-venda experiente.

Fabricantes de servidores de arquivos (NAS) como a Qnap e servidores de aplicação como a Dell estão sempre em contato com os fabricantes de software como a Microsoft, Oracle e Google, facilitando a resolução de eventuais problemas.

Qual servidor sua empresa precisa?

Escolher um servidor para empresas de qualquer porte nem sempre é uma tarefa simples. Traga seu projeto para a Qnap Brasil e tire suas dúvidas. Somos distribuidores de servidores, storages e especialistas em armazenamento de dados.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

File server? Um NAS é o melhor servidor de arquivos

File server? Um NAS é o melhor servidor de arquivos

File server é uma aplicação ou serviço prestada por um servidor, computador ou um sistema de armazenamento (storage) para disponibilizar arquivos, pastas ou até volumes de armazenamento para outros...

Ler Mais
Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede

Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede

O que são servidores? Servidores são computadores ou sistemas computacionais que atendem requisições de dispositivos clientes, através de uma ou mais redes (locais ou remotas), capazes de exec...

Ler Mais
Como criar uma nuvem privada de dados

Como criar uma nuvem privada de dados

Dezenas de provedores permitem armazenar arquivos na nuvem. Serviços como Azure (Microsoft), AWS (Amazon) e VPC (Google) são ótimas opções para quem quer contratar um cloud storage. A configuração ...

Ler Mais