contato@qnapbrasil.com.br

File server? Um NAS é o melhor servidor de arquivos


Home > Blog > File server? Um NAS é o melhor servidor de arquivos
File server? Um NAS é o melhor servidor de arquivos

File server é uma aplicação ou serviço prestada por um servidor, computador ou um sistema de armazenamento (storage) para disponibilizar arquivos, pastas ou até volumes de armazenamento para outros dispositivos conectados à mesma rede.

A tradução de file server é “servidor de arquivos”. O termo abrange todo o hardware e software necessários para implementar esse tipo de servidor. Um file server é caracterizado por ser um sistema voltado para armazenar e compartilhar dados em rede com diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

O que é um file server?

Um file server também pode ser qualquer servidor de uma rede de computadores tenha como função fornecer um sistema de arquivos ou partes dele para clientes conectados. A principal função dos servidores de arquivos é oferecer aos usuários um local de armazenamento centralizado para que pastas, arquivos e objetos estejam disponíveis a todos os clientes autorizados.

Sistemas operacionais como o Windows, Linux ou macOS podem ser usados para montar um file server. Nesses casos os dispositivos clientes da rede (computadores, tablets e celulares) também precisam ser compatíveis com o sistema operacional do servidor, sob pena de ocasionar instabilidade no sistema.

Conheça os storages NAS Qnap

Um file server pode desempenhar outras funções?

Os servidores de arquivos não são usados apenas para armazenamento e gerenciamento de pastas e arquivos. Eles também são frequentemente usados como repositório para vários softwares que precisam estar acessíveis a vários usuários da rede.

File Server é ideal para ambiente de colaboração

Os file servers também são muito utilizados para criação de ambientes de colaboração multiusuário, facilitando o compartilhamento de dados entre diversos usuários de uma mesma rede. E estar conectado numa mesma rede significa poder acessar dados local ou remotamente, via internet ou nuvem.

Além de compartilhar conteúdo como fotos, vídeos, imagens e documentos para os usuários da rede local, um file server pode ser usado como servidor de backup ou disponibilizar informações aos usuários autorizados via internet, através da criação de uma nuvem privada de dados.

Como funciona um file server?

Após configurado o sistema (hardware e software), o administrador do file server define regras de acesso para que cada usuário (ou grupos de usuário) tenha acesso aos dados de acordo com seu grau hierárquico, disponibilizando assim os direitos e privilégios as informações de acordo com o estabelecido em cada organização.

Assim, cabe ao administrador definir quais usuários terão acesso ao sistema de arquivos e quem poderá abrir, visualizar, editar ou excluir arquivos da base de dados. Servidores de arquivos profissionais como storages NAS possuem aplicações especificas para implementação de um file server.

Como montar um file server?

Escolher o hardware certo é a base para se montar um file server confiável. Isso implica em definir corretamente o espaço de armazenamento que será necessário, o número de usuários que acessarão o sistema simultaneamente e o nível de segurança contra falhas necessário na solução.

Conheça a linha de NAS Qnap Rackmount

Muitos usuários simplesmente instalam computadores obsoletos e configuram seus servidores de arquivos em sistemas pouco confiáveis. Mesmo que o disco rígido ofereça espaço suficiente para os arquivos e programas necessários para montar um servidor de arquivos, sistemas operacionais como o Windows não possuem aplicações robustas para esse tipo de aplicação.

Além disso, computadores usados nem sempre possuem suporte técnico ou estão em bom estado de conservação, colocando em risco todas as informações armazenadas. Um computador para esse fim precisa de hard disks confiáveis, capacidade de memória e de processamento suficientes para suportar os acessos aos arquivos e programas por vários usuários, de forma rápida e sem falhas.

A correta definição dos requisitos de hardware para montar um servidor de arquivos depende da quantidade de usuários que acessarão o sistema, o valor das informações armazenadas e a necessidade de processamento das aplicações que serão executadas.

Quais são os protocolos necessários para montar um file server?

Alguns protocolos de rede são os responsáveis pela comunicação entre servidores de arquivos e clientes: Enquanto os protocolos CIFS/SMB/AFP são usados em redes locais com dispositivos Windows e MacOS, computadores com sistemas Unix/Linux geralmente utilizam o protocolo NFS.

É possível combinar dois tipos de protocolo numa única rede, desde que clientes e servidores de arquivos baseados em Unix/Linux possuam instalados softwares capazes de implementar o protocolo SMB nesses sistemas, como o pacote de software livre Samba.

Um NAS como file server

Como já mencionado, a principal função de um file server é permitir que vários usuários acessem uma área central de armazenamento via rede para salvar, ler ou editar arquivos e/ou programas. Computadores domésticos não são concebidos para esse fim e servidores de aplicação exigem uma série de softwares para exercer corretamente essa função.

NAS como File Server

Os NAS fabricados pela Qnap trazem de fábrica todos os softwares para montar um file server confiável, como software para integração de serviços de diretório como LDAP e AD, acesso protegido por login e senha, criptografia de dados e acesso através de VPN.

Além disso, um storage NAS também possui robustos recursos contra a falha de hardware, com possibilidade de montar arranjos de discos (RAID) para maior segurança, portas de rede duplas e outros componentes de hardware redundantes.

Por esse motivo os servidores NAS são especialmente populares quando surge a necessidade de montar um file server. Esses equipamentos são sistemas de armazenamento em rede e multiplataforma, ou seja, compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais, inclusive smartphones.

File server na nuvem

Os file servers também tem um importante papel quando o assunto é nuvem. Muitas empresas usam file servers conectados à internet para permitir download e upload de arquivos por usuários domésticos. Uma das principais aplicações desse tema é permitir que clientes ou visitantes do site baixem algum conteúdo selecionado, seja programas, drivers, atualizações, imagens ou vídeos.

O acesso a esse tipo de servidor de arquivos pode ser proporcionado via serviço FTP (File Transfer Protocol) ou com sua variante criptografada SFTP (Secure FTP). Protocolos criptografados como o SCP (Secure Copy) bem como outros baseados em HTTP como o WebDAV também são utilizados para esse fim.

Conheça os melhores NAS Qnap para nuvem pessoal

Um file server pode ser usado como servidor de backup?

Uma das principais aplicações dos file servers é o backup de dados. Salvar e gerenciar cópias de arquivos relevantes é uma preocupação para todos que possuem uma vida digital. Nessa hora um sistema de armazenamento em rede (NAS) pode ajudar muito.

Além de possuir softwares para a criação e manutenção de backups convencionais (arquivos do sistema e/ou de usuário), os NAS Qnap possuem recursos avançados para manter as cópias sempre seguras, como snapshot, controle de versionamento e replicação de dados em tempo real.

Armazenar as cópias de backup em um file server utilizando um NAS é uma ótima alternativa para quem precisa controlar o espaço de armazenamento, ter flexibilidade para expansão de capacidade e gerenciar a alocação de espaço por grupo de usuários através de controles individuais.

Quais são as vantagens de montar um file server?

Vale a pena considerar o montar um file server por vários motivos. A principal vantagem está na centralização das informações num único lugar, seguro e com diversos recursos de gerenciamento. O fato de controlar o acesso de cada usuário da rede é uma ferramenta muito importante, que permite organizar e proteger o conteúdo armazenado.

Outro ponto importante é a organização do ambiente de colaboração no trabalho compartilhado com arquivos. Os conflitos entre versões diferentes de um documento podem ser praticamente descartados, pois certas ações como editar ou excluir dados podem ser bloqueadas para outros usuários assim que alguém abre um arquivo.

Outra vantagem de criar um servidor de arquivos é aliviar o trabalho dos computadores e dispositivos cliente. Documentos pessoais, arquivos e backups podem ser armazenados no file server, dependendo de como cada usuário ou empresa deseja usar seu repositório de arquivos. E, com a organização certa (incluindo a criação de volumes, diretórios, pastas etc.), qualquer usuário terá uma visão geral muito melhor de todo o inventário de arquivos da organização do que manter dados unicamente em sua estação de trabalho.

Vantagens de montar um File Server

Além disso, se o file server permitir ser configurado para proporcionar acesso remoto via Internet, todos os arquivos também estarão acessíveis de qualquer lugar, como outros serviços de armazenamento online. Diferentemente de uma solução em nuvem de terceiros, ter um file server próprio garante a empresa ou usuário doméstico o controle total sobre seus arquivos.

Vantagens de montar um file server:

  • Organização fácil de todo o inventário de arquivos;
  • Alto grau de transparência no gerenciamento;
  • Compartilhamento simples dos arquivos entre os usuários;
  • Colaboração multiplataforma sem conflitos de versão;
  • Espaço de armazenamento expansível;
  • Acesso remoto via nuvem;
  • Proteção e segurança dos dados;

Como comprar um file server?

As vantagens relacionadas mostram claramente a importância de montar um file server. No entanto, muitas empresas e usuários cometem o erro de subestimar o trabalho envolvido na configuração e gerenciamento de uma solução desse tipo.

As empresas que não fazem o planejamento prévio ao implementar um servidor de arquivos sempre correm o risco de não entregar um bom serviço ou sofrer com a perda de dados. Usar servidores, computadores e discos sem as características necessárias para manter os dados protegidos pode trazer muita dor de cabeça.

Caso não haja um princípio claro para a atribuição de direitos, provavelmente surgirão situações em que os usuários não conseguirão executar as ações necessárias. Problemas também podem ocorrer quando a estrutura de diretórios e pastas não é clara, ou ainda pior, se não existe nenhuma estrutura de pastas.

Ao montar um file server, considere esses aspectos desde o início, bem como um conceito abrangente de segurança. Os storages NAS Qnap são escaláveis, possuem uma série de ferramentas para a administração dos dados, recursos para monitoramento de hardware e não custam muito.

Além disso, é importante que reforçar que file servers que são acessíveis via internet precisam ter sua instalação e configuração feita por especialistas para evitar problemas de segurança. Manter softwares de segurança habilitados é tão importante quanto treinar os funcionários que acessarão o sistema. Somente com o time do canal oficial do fabricante os mecanismos de proteção estarão configurados e funcionarão corretamente.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

Problemas no desempenho do servidor podem reduzir a produtividade de qualquer empresa. Um servidor obsoleto ou sobrecarregado pode tornar o ambiente instável, demorar para atender as requisições de...

Ler Mais
iSER, o que é e como tornar seu NAS QNAP mais rápido que um VMware?

iSER, o que é e como tornar seu NAS QNAP mais rápido que um VMware?

A tecnologia iSCSI tem sido amplamente utilizada em ambientes corporativos de datacenter à medida que a demanda por virtualização aumenta. Ao mesmo tempo, a QNAP busca por maneiras de melhorar o de...

Ler Mais
Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Comprar um storage NAS barato sempre parece ser uma boa ideia, principalmente quando estamos com o orçamento curto. Mas o que esses sistemas de armazenamento com preços competitivos escondem? Paga...

Ler Mais