contato@qnapbrasil.com.br

Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede


Home > Blog > Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede
Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede

O que são servidores?

Servidores são computadores ou sistemas computacionais que atendem requisições de dispositivos clientes, através de uma ou mais redes (locais ou remotas), capazes de executar aplicações (programas), prover processamento e/ou capacidade de armazenamento de dados.

Um servidor físico é um computador equipado com processador(es), memória, recursos de conectividade e dispositivos p/ o armazenamento de dados, como hard disks ou memórias flash. Esses sistemas caracterizam-se por possuírem mais recursos que os computadores domésticos que conhecemos.

Geralmente dotados de maior capacidade de processamento que nossos computadores domésticos, esses sistemas são capazes de executar um conjunto específico de programas ou protocolos para fornecer serviços para outras máquinas ou clientes, dentro de uma arquitetura conhecida como cliente-servidor.

Apesar disso, também pode ser considerado um servidor qualquer solução tecnológica que execute programas que atenda outros computadores, físicos ou virtuais, de forma centralizada, e com capacidade de armazenar e compartilhar arquivos via rede. Um servidor sempre tem como objetivo prestar algum tipo de serviço para vários computadores, seja armazenar e compartilhar dados (servidor de arquivos), administrar filas de impressão através de uma rede (servidor de impressão) ou manter e traduzir endereços Ip dentro da internet (servidor dns).

Conheça a linha de NAS Qnap Rackmount

A arquitetura cliente-servidor

Um servidor (host) conectado a dispositivos clientes (guest) como computadores, notebooks, tablets, celulares e outros equipamentos para compartilhar serviços e aplicações formam a arquitetura de rede conhecida como “cliente-servidor”. Essa tecnologia que fornece o endereçamento, as rotas e o acesso centralizado das informações para o servidor dentro desse ambiente, proporcionando a comunicação e o transporte de dados dentro de uma rede (LAN ou WAN).

Quais são as características de um servidor?

Os componentes internos (hardware) que compõem cada servidor diferem de acordo o poder de processamento, capacidade de armazenamento, portas de comunicação, nível de segurança e de proteção do sistema contra desastres.

Além disso, cada aplicação possui diferentes níveis de exigência em termos de disponibilidade, performance e segurança, por isso o hardware e software que compõe cada servidor também é definido de acordo com cada projeto. Instalações profissionais como datacenters geralmente possuem diversos servidores redundantes, funcionando agrupados com outros equipamentos (em cluster) e equipados com uma série de ferramentas para manter o funcionamento contínuo.

O sistema operacional do servidor

Para funcionar, todo servidor precisa de um sistema operacional, seja ele um pequeno servidor desktop para um escritório até um servidor blade corporativo que compõe um cluster de armazenamento de um grande datacenter.

Trata-se do software básico que gerenciará o sistema e que deve ser definido de acordo com cada aplicação. Dentre esses principais sistemas operacionais estão distribuições Linux como Red Hat, Unix, Solaris e diversas versões do Windows Server da Microsoft.

Além do sistema operacional, dimensionar corretamente a aplicação, o poder de processamento necessário, o número de usuários que utilizarão o sistema e a necessidade de futuros upgrades são bons indicativos para que o gestor de TI faça a escolha certa do melhor servidor.

Alguns servidores corporativos ou “enterprise” fornecem maior possibilidade de gerenciamento e expansão, maior redundância de hardware e sistemas operacionais mais sofisticados.

Servidores de rede

Apesar de vago, o termo “servidor de rede” geralmente refere-se a um computador ou sistema de uma infraestrutura de TI ou datacenter capaz de executar aplicações como softwares corporativos para atender diversos usuários localmente ou via internet.

Esses servidores geralmente são capazes de executar aplicativos corporativos como gerenciar bancos de dados, fazer backup, montar um ambiente de virtualização ou controlar o acesso aos dados através da criação de contas e senhas, inclusive atribuindo privilégios para grupos específicos de usuários.

Servidores de nuvem

Com hardware similar aos servidores encontrados em nossas redes LAN, os computadores que prestam serviços via internet geralmente são instalados em infraestruturas de TI como datacenters e prestam serviços como a hospedagem de sites, distribuição de emails e outros serviços o streaming de áudio e vídeo.

Empresas como provedores de internet podem vender “áreas” de sistemas virtuais pela capacidade de processamento, espaço na nuvem ou ainda comercializar todo o hardware de um ou mais servidores físicos para que o usuário defina seu próprio ambiente.

Também conhecidos como servidores dedicados, essas soluções existem fisicamente, porém também podem ser parte de grandes ambientes clusterizados e virtualizados, quase sempre à prova de falhas. Nesses casos, apesar da máquina existir, a métrica comercializada pode definida pelo uso, capacidade de processamento e/ou de armazenamento do sistema.

Fale com um de nossos especialistas!

Quais são os tipos de servidores mais conhecidos?

As aplicações que o conjunto de hardware e software do sistema executará com mais frequência é a forma mais comum de identificar quais são os tipos de servidores mais usados. Montar um servidor de arquivos, de aplicação ou de correio são aplicações comuns para milhares de empresas e usuários.

Grandes fabricantes de hardware como a Dell, HP, Qnap, Lenovo, Seagate e Supermicro produzem e entregam anualmente milhares de equipamentos já customizados para esses fins.

Alguns tipos de servidores de rede mais conhecidos por aplicação:

Servidor de Arquivos

Um servidor de arquivos é um sistema capaz de armazenar e compartilhar uma grande quantidade de informações em rede, mantendo o gerenciamento centralizado. Qualquer computador pode ser configurado para esse fim, porém equipamentos como storages NAS cumprem muito melhor essa função.

Servidor de arquivos

Servidores de aplicação

Servidores de aplicação são sistemas utilizados para executar aplicações corporativas e atender diversas estações de trabalho (usuários) de forma simultânea dentro da mesma rede. Com poder de processamento maior que as estações de trabalho dos usuários, um servidor de aplicação pode executar várias aplicações corporativas e atender diversos usuários, mantendo as respectivas bases de dados sempre centralizadas, atualizadas e armazenadas.

Servidor de armazenamento

Um servidor de armazenamento em rede geralmente possui vários hard disks que trabalham em conjunto e disponibilizam espaço de armazenamento para aplicações em rede (NAS) ou para trabalho conjunto com um servidor de aplicação (DAS).

Conheça os storages NAS Qnap

Os novos servidores de armazenamento podem também integrar módulos de memória flash, trabalhando em conjunto com os hard disks (hybrid servers) ou possuírem suas matrizes de armazenamento totalmente formada por memórias flash (server all flash).

Servidores de banco de dados

Alguns servidores são configurados dar eficiência, de forma dedicada, ao processamento e a transferência de dados entre os sistemas computacionais dentro da infraestrutura de TI. Essas soluções são conhecidas como servidores de banco de dados, e proporcionam um ambiente para instalar e processar bases de dados que recebem muitas requisições.

Associar servidores de aplicação a sistemas de armazenamento através da montagem de um servidor de dados, seja ela por hardware ou software, traz benefícios como liberar processamento do servidor de aplicação, centralizar as bases de dados de forma organizada e proporcionar mais segurança.

Media server

Media servers são servidores para armazenar e transmitir conteúdo de áudio ou vídeo localmente ou via internet, através de um processo conhecido como streaming. Youtube, Netflix e Amazon são empresas que comercializam conteúdo por assinatura e de hard users desse tipo de tecnologia.

Graças a ferramentas como protocolo DLNA, pequenos sistemas de armazenamento domésticos como storages NAS também podem ser considerados servidores de mídia, pois centralizam e compartilham conteúdo como filmes e músicas através de redes locais com TVs de tela grande e sistemas de áudio.

Media server

Servidor Web

Apesar de abrangente, o termo servidor web geralmente é designado para sistemas que fornecem serviços como disponibilizar conteúdo (sites) que são acessados através de programas navegadores como Internet Explorer, Google Chrome ou Safari, via protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol).

Um servidor web pode ser uma sistema montado exclusivamente para esse fim (hardware + software) ou uma ser apenas aplicação (instância) de um sistema maior, sendo caracterizado por hospedar e executar aplicações escritas em HTML.

Esses servidores geralmente são seguros e disponibilizam uma série de ferramentas para criação, gerenciamento e publicação de sites. A maioria dos servidores web utilizam em seus hosts físicos sistemas operacionais baseados em Linux como o Apache e o Nginx, ou ainda sistemas como o IIS Microsoft e o OHS Oracle.

Servidor de email

Um servidor de email é um equipamento configurado para armazenar e transferir e-mails através de redes locais ou via internet. Esses sistemas podem ser montados exclusivamente para esse fim ou ser apenas uma instância num sistema maior.

Servidores de email utilizam os protocolos SMTP, IMAP e POP3 para enviar e receber as correspondências. Diversos aplicativos podem ser instalados para esse fim, suportando a maioria dos sistemas operacionais, como os softwares Outlook (Windows), Apple Mail (Mac), Thunderbolt (Linux), Gmail (Android) e Spark (iOS).

Mail server

Servidor FTP

Muito usado em ambientes de nuvem, o servidor FTP é utilizado para armazenamento e troca de arquivos, permitindo melhor controle das transferências realizadas, proporcionando um ambiente seguro para troca de informações entre computadores e outros dispositivos.

O conjunto de protocolos TCP/IP permite download e upload de arquivos via conexão com protocolo FTP (File Transfer Protocol). Ferramentas como essa possibilitam a criação de servidores de armazenamento com serviços de segurança como a autenticação por login e senha, criptografia, uso de SSL (FTPS) e o uso da tecnologia SSH (SFTP).

Servidor Proxy

Atuando como mediador dos computadores clientes que buscam serviços e recursos de outros servidores, um servidor proxy é o intermediário entre a comunicação de dois dispositivos. Ele gerencia requisições como acesso aos arquivos, páginas web e outros serviços, filtrando todas as solicitações e determinando como as mesmas devem ser manejadas.

Um servidor proxy é, por exemplo, o intermediário entre um acesso feito por uma estação de trabalho a um servidor web, filtrando e gerenciando cada requisição, verificando ainda se existe algum acesso anterior gravado (cache) para melhorar o desempenho do sistema.

Outros tipos de servidores

Além dos servidores já mencionados, uma série de sistemas podem ser classificados como servidores. Servidores NAS, servidores dns, telnet e servidores de impressão, além de outros já em desuso como “servidor de fax”, são apenas algumas formas para definir sistemas centrais baseados na estrutura cliente-servidor.

A internet, a programação orientada a objetos e tecnologias como a virtualização e o clustering descaracterizaram o conceito de que servidor é apenas um recurso de hardware. Assim, uma boa definição para o termo é um sistema computacional dedicado, baseado num ou mais computadores, aliado à um conjunto de softwares e capaz de prestar serviços para outros dispositivos, clientes ou processos.

Vai Comprar um servidor de armazenamento? Consulte nossos preços

Comprar o servidor de armazenamento ideal resulta em maior economia, performance e segurança no trabalho dos usuários, evitando gastos desnecessários e decepções ao longo dos anos. Traga seu projeto para a Qnap Brasil e consulte nossos preços, somos líderes em sistemas de armazenamento para pequenas e médias empresas e temos soluções de armazenamento baseadas em discos SATA, SAS ou soluções totalmente Flash.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

All Flash Storage, um Servidor de Armazenamento totalmente Flash de Alta Performance

All Flash Storage, um Servidor de Armazenamento totalmente Flash de Alta Performance

O que é um All Flash Storage? All Flash Storage é um servidor de armazenamento de dados que utiliza memórias flash ao invés de hard disks para armazenar informações. Também conhecidos como...

Ler Mais
Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede

Servidores, Sistemas para o Processamento de Dados em Rede

O que são servidores? Servidores são computadores ou sistemas computacionais que atendem requisições de dispositivos clientes, através de uma ou mais redes (locais ou remotas), capazes de exec...

Ler Mais
NAS, DAS e SAN – Storages e servidores estruturados para o armazenamento de dados

NAS, DAS e SAN – Storages e servidores estruturados para o armazenamento de dados

O que um HD, um pen-drive, uma memória p/ celular e um storage NAS tem em comum? Todos são sistemas de armazenamento de dados e são classificados em três grandes grupos: Storages DAS, NAS e SAN. Es...

Ler Mais