contato@qnapbrasil.com.br

Como criar uma nuvem privada de dados


Home > Blog > Como criar uma nuvem privada de dados
Como criar uma nuvem privada de dados

Dezenas de provedores permitem armazenar arquivos na nuvem. Serviços como Azure (Microsoft), AWS (Amazon) e VPC (Google) são ótimas opções para quem quer contratar um cloud storage. A configuração desses serviços é relativamente simples e não requer o uso de nenhuma plataforma de hospedagem adicional.

Mas problemas como o alto custo mensal, falta de controle sobre a ferramenta ou manter a privacidade de dados importantes levam muitas empresas e usuários a buscar soluções para criar sua própria nuvem privada de dados.

Criar um sistema de armazenamento em nuvem para arquivos office e outros documentos localmente não é complicado e permite total controle sobre onde os dados são armazenados. Além disso, ter um armazenamento em nuvem local permite saber quem são os usuários que acessam o sistema e ferramentas para controlar o nível de segurança da solução.

A criação de uma nuvem privada também é uma ótima alternativa para grandes empresas, porque a maioria dos equipamentos que permitem montar esse tipo de solução também são compatíveis com serviços de diretório como LDAP e o Active Directory.

Conheça os melhores NAS Qnap para nuvem pessoal

O que é armazenamento em nuvem?

Armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite armazenar, manter, acessar e compartilhar arquivos como documentos e imagens de um sistema de armazenamento (ou servidor) através da internet.

Geralmente comercializado como um serviço, o armazenamento em nuvem aloca espaço de disco por provedores de nuvem pública para milhares de usuários. Além disso, equipamentos como storages NAS também possibilitam o provimento desse serviço, com a vantagem de não exigir mensalidades.

Como criar uma nuvem privada?

Sempre é possível contratar uma área de armazenamento dentro de grandes provedores de serviço e fazer o upload de arquivos. Claro que essa visão simplista não resolve questões como mover sofisticados ambientes virtualizados para datacenters de terceiros, seguindo uma linha de IaaS.

De qualquer forma, antes de criar uma nuvem, qualquer empresa ou usuário sempre precisa entender exatamente qual demanda será atendida pela nuvem. Pequenas e médias empresas geralmente precisam apenas de espaço de armazenamento para manter seus arquivos e sistemas de backup seguros.

Nesses casos um storage NAS já dá conta do recado, dispensando mensalidades desnecessárias, mantendo os dados sob controle e possibilitando total gerenciamento do sistema.

Aplicativos na nuvem

Uma das tendências no mercado de tecnologia é deslocar aplicativos corporativos para a nuvem. Implementar esse tipo de solução exige um estudo mais detalhado, custa mais caro e nem sempre entrega os resultados esperados.

Deslocar ambientes legados como softwares administrativos baseados em Windows e SQL nem sempre é simples, exigindo a contratação de profissionais para a adequação e aderência dos sistemas aos serviços disponíveis.

Além disso, algumas empresas ainda confundem o significado de “acessar remotamente aplicações via internet” com ter seus aplicativos rodando e disponíveis na nuvem. Em muitos casos apenas instalar um servidor VPN para disponibilizar acesso aos dados da empresa (utilizando um NAS) pode economizar tempo e dinheiro.

Questões como a adequação de aplicações, menor performance das conexões internet e os cuidados com a privacidade sempre falam mais alto quando o assunto é migração para nuvem, principalmente em instalações cliente-servidor de ambientes de alta produtividade.

Fale com um de nossos especialistas!

A segurança da nuvem

Um dos pontos positivos ao utilizar serviços de terceiros ao criar uma nuvem privada é a redundância e a disponibilidade fornecida pelos provedores. Mesmo assim, a incorporação de tecnologias como componentes redundantes, softwares como o RTRR (Real Time Remote Replication) e a redução dos preços de servidores e storages tem diminuído o interesse pela nuvem pública.

Como regra, quanto maior a disponibilidade necessária, maior será o custo da solução ou a mensalidade cobrada. Sistemas corporativos hospedados em ambientes virtualizados de grandes serviços de armazenamento não recebem a mesma atenção que aplicações in-house. A falácia de supor que profissionais que cuidam de milhares de sites irão dar a mesma atenção que sua equipe interna de TI pode causar grandes acidentes, principalmente quando o problema é causado em instâncias superiores.

A segurança da nuvem

Como montar uma nuvem privada para pequenas empresas?

Enquanto a maioria dos planos de armazenamento em nuvem envolve apenas a escolha de quanto armazenamento você deseja, montar uma nuvem privada utilizando um NAS oferece controle total sobre o ambiente, espaço quase ilimitado de armazenamento e um nível de segurança personalizado.

Como outros serviços de nuvem, um NAS Qnap também fornece um centro de gerenciamento com painel de controle amigável para que seus usuários gerenciem seus arquivos na nuvem. Isso dá o controle necessário sobre os recursos que podem ser utilizados, sem intermediários, contratos ou mensalidades.

Redundância, componentes hot swappable, discos hot spare e expansibilidade estão incluídos para proteção extra de dados. Software como Netbak Replicator para Windows completam o pacote, fornecendo snapshots automáticos dos dados.

Como montar uma nuvem privada para pequenas empresas

O aplicativo de nuvem MyQnapCloud

Criar uma nuvem privada através de um NAS Qnap é utilizar o software MyQnapCloud. Esse aplicativo permite facilmente montar um sistema particular de armazenamento em nuvem, possibilitando acessar rapidamente arquivos com qualquer navegador da web, computador ou dispositivo móvel.

Com ele, todos os dados da nuvem privada de sua empresa ficarão disponíveis para acesso, como se fossem unidades de armazenamento locais de seu servidor. Assim, tarefas como arrastar e soltar arquivos de sua área de trabalho para a nuvem podem ser realizadas instantaneamente.

Um NAS como solução de nuvem privada

O QNAP NAS é uma forma mais rápida e econômica de armazenar e compartilhar seus arquivos remotamente via internet. Aplicações como armazenamento, backup em nuvem, compartilhamento de arquivos e acesso remoto aos sistemas administrativos da empresa são apenas alguns benefícios que podem ajudar sua empresa.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em sistemas de armazenamento em nuvem e estamos prontos para atendê-lo.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Manter todos os dados disponíveis e sempre organizados em ambientes empresariais sempre foi um desafio. E essa dificuldade também afeta nossa vida digital. Armazenar dados de diversos computadores,...

Ler Mais
NAS storage barato? Conheça os melhores servidores NAS de 2020

NAS storage barato? Conheça os melhores servidores NAS de 2020

Sistemas de armazenamento em rede já não são novidade para muitos especialistas em TI, porém muita gente ainda está começando a se familiarizar sobre o assunto. Manter os dados em HDs externos o...

Ler Mais
High availability storage - Armazenamento de alta disponibilidade

High availability storage - Armazenamento de alta disponibilidade

Manter dados sempre disponíveis é a missão de qualquer empresa moderna. Num mundo dependente de informações, um sistema de armazenamento confiável e sempre disponível faz a diferença nessa demanda....

Ler Mais