contato@qnapbrasil.com.br

Ransomware Como Proteger seus dados


Home > Blog > Ransomware Como Proteger seus dados
Ransomware Como Proteger seus dados

Como fazer um plano de recuperação contra o Ransomware?

O Ransomware é uma ameaça crescente contra empresas e os usuários domésticos, que explora falhas do sistema operacional e erros humanos, bloqueando os dados de servidores e computadores pessoais através da criptografia. Apenas clicar num email suspeito já é o suficiente para ser infectado.

Como nossos antivírus e firewalls nem sempre se antecipam ao problema, a melhor solução é manter o backup sempre atualizado e fora do ambiente de produção.

Como funciona o Ransomware?

O Ransomware é um software malicioso (Malware) que criptografa os dados do hard disk, seja apenas de um notebook de uso pessoal até um storage ou servidor corporativo com vários Terabytes de informação.

Depois de criptografados, esses dados só poderão ser acessados através de do fornecimento de uma chave de segurança, que fica em posse dos hackers. Para receber essa chave de acesso é necessário pagar um resgate em criptomoedas e acreditar que o malfeitor terá uma conduta ética. O problema é que após a encriptação dos dados tudo foge do controle.

Comprar criptomoedas, confiar em um malfeitor desconhecido ou ficar sem os dados são situações desconfortáveis para qualquer usuário, principalmente quando envolve informações importantes de organizações como empresas ou mesmo sua própria vida digital.

Conheça os storages NAS Qnap

Como montar um plano de recuperação contra o Ransomware?

Qualquer plano de recuperação improvisado contra um ataque Ransomware envolve riscos. Pagar o resgate, tentar desencriptar os dados por conta própria ou recorrer a ajuda de terceiros nem sempre é seguro, geralmente causando mais problemas que trazendo soluções.

Manter todos os softwares do servidor ou computador doméstico sempre atualizados é muito importante. Deixar o sistema operacional, antivírus e firewalls desatualizados é um convite aberto para ser invadido. Outra forma comum de um ataque Ransomware é através da exploração das falhas em softwares desatualizados. Manter softwares sempre atualizados significa aplicar, além das atualizações, todos os "patches" de segurança lançado pelos respectivos desenvolvedores, tornando assim o software mais seguro contra ameaças conhecidas.

Qualquer plano de recuperação eficaz contra ataques Ransomware envolvem a reformatação do disco infectado, reinstalação dos softwares e restauração dos dados. Para restaurar dados sempre é necessário ter um sistema de backup funcionando. Um bom sistema de backup deve manter cópias de segurança longe do armazenamento primário, ou seja, longe da área de produção.

Um NAS como dispositivo de Backup

Caso seu plano de backup não envolva um dispositivo externo, seus dados estarão sempre em risco. Um NAS Qnap pode ser a solução ideal para manter seus backups seguros A Qnap produz storages NAS para diversos mercados. Seu portfólio de produtos contempla desde pequenos NAS domésticos para dois hard disks até grandes sistemas de armazenamento em rede de vários Petabytes.

A maneira mais simples e eficaz de atenuar a ameaça de um ataque Ransomware é garantir que seus backups estejam sempre atualizados e fora do ambiente de produção.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Backup Automático e Replicação de dados em tempo real

Os NAS Qnap são sistemas de armazenamento que funcionam como centrais de backup profissional e fazem cópias automáticas dos dados. Além disso, os storages Qnap possuem recursos profissionais como snapshot de dados, fazem a replicação de dados em tempo real para diversas localidades e funcionam com sistemas operacionais de quaisquer dispositivos, como Microsoft Windows, MacOS, Linux e sistemas de smartphones como Android e iOS.

A criação de instantâneos em qualquer ponto do tempo possibilita manter dados sempre protegidos e controle de versionamento das cópias com descarte automático mantém o sistema sempre operante, sem a necessidade de intervenção humana.

Storages Qnap, seus dados sempre protegidos

A melhor forma de manter dados pessoais ou corporativos sempre a salvo é através de um plano de backup consistente e funcional. Consulte as ferramentas que a Qnap incorporou em seus sistemas de armazenamento para manter seus dados sempre seguros e disponíveis. Traga seu projeto para Qnap Brasil e tire suas dúvidas gratuitamente.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Backup e Sincronização, qual a diferença?

Backup e Sincronização, qual a diferença?

Qual é a diferença real entre sincronização e backup? Quais são os prós e contras de cada um? Muitas vezes ficamos confusos ao ouvir termos como esse e concluímos em nossa mente que eles são o me...

Ler Mais
RAID 0, Discos rígidos trabalhando em conjunto

RAID 0, Discos rígidos trabalhando em conjunto

Agregar dois ou mais hard disks (ou SSD) numa única matriz de armazenamento para trabalho conjunto em servidores, workstation e storages através da montagem de um arranjo RAID 0 tem atraído diverso...

Ler Mais
Como manter seus dados protegidos

Como manter seus dados protegidos

Se você já perdeu dinheiro, documento ou esqueceu algo importante dentro de algum transporte público, você sabe muito bem o tipo de dor de cabeça que a perda pode nos causar. O mesmo se aplica ao ...

Ler Mais