contato@qnapbrasil.com.br

Armazenamento em nuvem grátis é uma boa solução para empresas?


Home > Blog > Armazenamento em nuvem grátis é uma boa solução para empresas?
Armazenamento em nuvem grátis é uma boa solução para empresas?

A nuvem e seus serviços

A nuvem tem atraído novos adeptos todos os dias. Usuários ávidos por serviços de armazenamento rapidamente aderem ao novo modelo e transferem seus dados pessoais para datacenters de terceiros.

Soluções como o Google Drive, OneDrive, iCloud e Box são algumas das opções de serviços de nuvem que brigam por consumidores e empresas ao redor do mundo.

Apesar de entregar vários benefícios para usuários finais, transferir os dados da empresa para serviços de nuvem não é tão simples e nem sempre é a melhor solução para ter um sistema de armazenamento seguro.

E geralmente empresas que executam suas aplicações localmente não podem assumir riscos, como ter interrupção nos serviços ou ficar dependentes da estrutura de terceiros.

Além disso, aplicações locais também podem exigir muito da infraestrutura de TI ou ter alto nível de personalização, encarecendo a migração do ambiente e dificultando qualquer implementação de nuvem.

O que é armazenamento em nuvem?

Armazenamento em nuvem é um serviço prestado por provedores que permite usuários e empresas gravar, armazenar, modificar, mover e acessar dados em áreas de armazenamento públicas ou privadas, físicas ou virtuais, através de uma conexão de rede, geralmente via internet.

Geralmente apresentado como um serviço, essa tecnologia permite que qualquer usuário possa comprar áreas de armazenamento dentro de datacenters para enviar ou acessar dados via internet.

Empresas que comercializam serviços de nuvem geralmente possuem sua própria infraestrutura de TI e são conhecidas como provedores.

Esses provedores oferecem pequenos planos gratuitos iniciais para usuários finais, porém limitam a capacidade de armazenamento para vender planos pagos de maior capacidade.

Esses planos também começam a ser cobrados caso o usuário exceda o espaço oferecido e/ou tenha interesse em mais capacidade de armazenamento ou algum tipo de serviço adicional.

Conheça os melhores NAS Qnap para nuvem pessoal

O armazenamento em nuvem grátis é realmente gratuito?

Em geral, serviços de armazenamento em nuvem grátis são apenas um chamariz para usuários e empresas que inicialmente enviam seus dados para a nuvem, mas em algum momento, acabam assumindo uma mensalidade.

Provedores de serviços de nuvem geralmente atraem clientes com ofertas para a prestação de serviços iniciais grátis e com o tempo passam a tarifá-los de acordo com o uso.

Mesmo que alguns serviços de armazenamento em nuvem básicos sejam realmente gratuitos, planos personalizados para empresas e usuários avançados podem custar muito caro.

O risco de contratar um serviço básico e ter mensalidades crescentes após a contratação do serviço ou qualquer upgrade sempre existe e deve ser considerado.

Como funciona o serviço de armazenamento na nuvem?

Empresas como Amazon, Apple, Microsoft e Google possuem grandes datacenters com milhares servidores e storages que podem ser acessados via rede, geralmente através de uma conexão internet.

Numa definição de uma linha, sistemas de armazenamento em nuvem nada mais são grandes sistemas computacionais compostos por servidores, storages, linhas de comunicação e softwares configurados para criar um ambiente de armazenamento amigável para seus clientes.

Esses sistemas trabalham de forma ininterrupta e possuem várias ferramentas de hardware e software para disponibilizar o serviço de armazenamento para seus usuários.

Esses equipamentos são conhecidos por sua alta disponibilidade, isto é, pela capacidade de funcionar de forma ininterrupta sem apresentar problemas técnicos que causem perda de dados.

Como funciona o serviço de armazenamento na nuvem


É fácil armazenar dados na nuvem?

A única condição necessária para armazenar dados na nuvem é um computador ou dispositivo móvel com uma conexão estável de internet disponível.

Ao acessar um serviço de armazenamento em nuvem através de um computador ou celular, o usuário está na realidade acessando um desses servidores via internet, recebendo privilégios de acordo com o plano contratado.

É através dessas conexões que o usuário consegue fazer upload e download de arquivos, bem como fazer o gerenciamento e a edição de arquivos e pastas do servidor online.

Esse ambiente também é desenhado para armazenar, editar, compartilhar e excluir arquivos, documentos, fotos e vídeos.

Algumas vantagens do armazenamento na nuvem

Redução de custos e menos dispositivos: Para usuários ou empresa que não querem gastar comprando novos equipamentos para guardar arquivos, alguns serviços de nuvem são gratuitos.

O resultado é um gasto menor e menos dispositivos para gerenciar, algumas vezes sem pagar nada por isso.

Mobilidade disponível: Ter uma área de armazenamento na nuvem permite acessar arquivos de qualquer lugar através de uma conexão de internet, inclusive usando um celular.

Maior colaboração em equipe: Manter dados em nuvem permite melhorar a colaboração de grupos de trabalho, possibilitando que usuários de diferentes locais acessem os mesmos arquivos.

Facilidade na expansão. A vantagem de "pagar pelo uso" é que os provedores estão sempre prontos a entregar upgrades para cobrar mais.

A maioria dos provedores vendem serviços que podem ser escaláveis (atualizados) por capacidade, processamento, segurança e tudo mais que o usuário imaginar.

Fale com um de nossos especialistas!

Quais são as desvantagens do armazenamento em nuvem para empresas?

Apesar de úteis, o serviço de armazenamento em nuvem também possui inconvenientes que devem ser considerados.

Questões legais e de privacidade são apenas alguns problemas que assombram grandes empresas, porém manter informações em ambientes de terceiros sempre traz novos imprevistos.

Além dos custos mensais, a falta de controle sobre o ambiente e questões como segurança e privacidade acabam afastando muitas corporações da nuvem.

Fora as dificuldades comerciais e técnicas já conhecidas, surpresas como o tempo necessário para recuperação de dados em caso de desastre e as dificuldades na customização do ambiente também aparecem como desafios para qualquer migração.

Outros pontos relevantes para reflexão:

Problemas de conexão: Contratar serviços de comunicação mais velozes também significa aumentar custos com linhas de banda larga, e nem sempre ter o disponível para todas as regiões do país.

Riscos da terceirização: Mesmo migrar dados de uma pequena empresa ou uma residência não é uma operação simples. Falta de gerenciamento do sistema, serviços ruins e problemas técnicos são apenas algumas queixas que recaem sobre provedores de nuvem pública.

Outro ponto é que empresas que tentam migrar suas aplicações locais que possuem alguma personalização descobrem que isso quase nunca é possível.

Atualizações de sistemas: Manter ambientes virtualizados sempre atualizados é uma necessidade. O problema é que essas atualizações podem afetar diretamente os serviços prestados e gerar riscos de interrupção nos serviços.

Custo em dobro: O armazenamento em nuvem não dispensa a necessidade de manter backup dos dados corporativos num sistema de armazenamento local.

O armazenamento em nuvem é seguro?

Apesar da maioria dos usuários alardearem que a nuvem é uma estrutura mais segura que infraestruturas de TI particulares, muitos provedores que prestam esse serviço não entregam a segurança que prometem.

Empresas que disponibilizam esse tipo de serviço possuem datacenters com diversos servidores e sistemas de armazenamento para atender milhares de usuários simultaneamente.

Isso significa que algumas empresas preferem montar suas próprias nuvens privadas, pois já conhecem seus ambientes e podem usar a infraestrutura de TI existente.

Além disso, como o controle de qualquer solução de nuvem é de responsabilidade do provedor, muitas empresas não se sentem confortáveis com a ideia de enviar seus dados para terceiros.

Outro ponto sensível é depender de um serviço de call center em caso de imprevistos. Grandes empresas não podem simplesmente aguardar que o sistema seja restabelecido para voltar a operar.

De qualquer forma alguns datacenters possuem sofisticados ambientes virtualizados de alta disponibilidade, nem sempre acessíveis a usuários domésticos e pequenas empresas.

Dependendo do plano e empresa contratada, ferramentas de segurança adicional podem ser contratadas.

É possível, por exemplo, pagar por ferramentas como backup em nuvem e a replicação remota de dados.

Essa tecnologia prevê que arquivos enviados para um servidor de nuvem são replicados instantaneamente para servidores de datacenters de outros países.

Conheça os storages NAS Qnap

As nuvens privadas de armazenamento

As soluções de nuvem privada são áreas virtuais exclusivas que podem ser contratadas junto a provedores de nuvem. O problema é que essas áreas de armazenamento são virtuais e também não entregam o gerenciamento total do ambiente.

Como os preços de servidores e sistemas de armazenamento vem diminuindo, muitas empresas e usuários optam por montar sua própria nuvem privada de dados.

Vantagens como não ter nenhuma mensalidade associada, ter todos os dados armazenados numa área particular e gerenciamento total do sistema são argumentos muito fortes para serem desconsiderados.

Soluções de armazenamento como os storages NAS Qnap podem facilmente funcionar como cloud storages, criando assim nuvens privadas de armazenamento de todos os tamanhos.

Além disso, implementar uma nuvem privada de dados sem custos adicionais, mensalidades, renegociação de contratos e ter capacidade de armazenamento quase ilimitado é muito melhor que contratar serviços de nuvem pública.

Nuvem privada de armazenamento Qnap

O armazenamento de nuvem e o NAS

Muitas empresas e usuários finais tem optado por construir suas nuvens particulares através da aquisição de um storage NAS.

A Qnap tem disponibilizado em seus sistemas de armazenamento uma série de ferramentas para facilitar a criação de uma nuvem privada.

Criar uma nuvem de armazenamento privada usando a infraestrutura da empresa e equipamentos próprios pode oferecer mais flexibilidade, facilitar a implantação e ainda custar menos para qualquer organização.

A vantagem de ter uma nuvem interna é disponibilizar os dados via internet com total gerenciamento do sistema e manter todos os dados por perto.

Mesmo pequenos NAS domésticos podem disponibilizar dados na nuvem de forma segura para seus usuários, contando com recursos para proteção como criptografia de dados, firewall, anti-vírus e acesso mediante autenticação por login e senha.

Traga seu projeto de nuvem para a Qnap Brasil, temos diversas soluções de armazenamento voltadas para pequenas e médias empresas. Nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Tipos de backup: Completo (full), Incremental ou Diferencial - Qual é o Melhor?

Implantar um sistema de backup confiável é ter uma ferramenta que trabalha na prevenção contra possíveis perdas de dados, seja por arquivos apagados acidentalmente, por falha de hardware ou por err...

Ler Mais
Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot dos dados, mais segurança para seu servidor e storages A QNAP acaba de liberar a nova atualização do sistema QTS, que incorpora a função de snapshot. Snapshot é um retrat...

Ler Mais
Politica de Privacidade

Politica de Privacidade

Política de Privacidade Na Qnap Brasil, privacidade e segurança são prioridades e nos comprometemos com a transparência do tratamento de dados pessoais dos nossos usuários/clientes. Por isso, ...

Ler Mais