contato@qnapbrasil.com.br

Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados


Home > Blog > Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados
Snapshot de Servidor e Storages - Mais Segurança para os Dados Armazenados

Snapshot dos dados, mais segurança para seu servidor e storages

A QNAP acaba de liberar a nova atualização do sistema QTS, que incorpora a função de snapshot. Snapshot é um retrato registrado de uma determinada situação do ambiente, seja dos discos, memória ou do sistema como um todo. Essa ferramenta é usada para registrar as alterações dos blocos de dados de servidores e storages, facilitando a restauração de dados através do backup em caso de necessidade.

A partir da versão QTS 4.3.4, todos os storages NAS corporativos Qnap  já podem usar a função snapshot para maior proteção de dados. Antes somente disponível em sistemas de armazenamento de classes enterprise, o snapshot agora também está disponível para pequenas e médias empresas.

Conheça os storages NAS Qnap

O que é snapshot?

Numa tradução livre do inglês, snapshot quer dizer retrato instantâneo ou "num estalar de dedos". Além disso, o termo também é usado como o registro fiel de situações ou ambientes como imagens em vídeo, status de memória, sistemas de discos de servidores ou dos sistemas de armazenamento de dados.

Snapshot de servidores e storages: Mais proteção para os dados

Snapshot também é um método para proteção de dados para servidores e storages. Embora existam muitas tecnologias associadas a esse sistema, o princípio de todas é muito semelhante: Quando os dados originais são alterados, os antigos não são sobrescritos ou excluídos. Tanto a versão antiga como a nova (várias versões) são registradas e armazenadas ao mesmo tempo.

A vantagem desse processo é que os dados salvos são restaurados rapidamente em caso de necessidade, seja pela data, arquivo de log ou por outro evento qualquer. Caso um arquivo seja excluído acidentalmente em qualquer computador ou mesmo seja atingido por algum malware, o snapshot de dados permite recuperar o status do sistema e os dados previamente registrados mais rapidamente que outros métodos de restauração de dados.

Mais proteção para os dados

Menor tempo para a restauração de dados e na recuperação do sistema

Em datacenters e infraestruturas de TI com muitos dados sendo atualizados simultaneamente e que realizam a proteção ou restauração desses arquivos por cópia, o procedimento de backup geralmente é muito demorado, podendo causar uma cobertura insuficiente de proteção pelos processos de recuperação de dados convencional.

O RPO (Recovery Point Objetive) nesses casos é muito longo, pois o processo de backup toma muito tempo e nem sempre atende a janela de backup disponível. A vantagem de usar snapshots dos servidores e storages é que a velocidade do processo diminui o tempo de registro, permitindo o salvar pontos de restauração com maior frequência e diminuir a perda de dados em caso de sinistros.

Fale com um de nossos especialistas!

Além disso, o snapshot feito em storages Qnap também tem como objetivo a redução do RTO (recovery time objetive), ou seja, diminuir o tempo para reestabelecer o sistema em caso de sinistro, computando todo o tempo de instalação do sistema operacional, softwares, downloads de dados e atualizações.

Replicação de snapshot e snapshot multi-camadas

O snapshot é um retrato dos volumes de armazenamento que é gravado e fica hospedado diretamente no servidor ou storage de produção. Isso significa manter perigosamente a ferramenta para recuperação de dados no mesmo endereço físico onde os dados estão armazenado.

Pensando nisso, a Qnap também fornece a ferramentas para “réplica de snapshots”, tornando a proteção de dados mais completa. As réplicas de snapshot permitem que os usuários copiem os instantâneos para outro pool de armazenamento, seja no mesmo NAS ou para outro equipamento via rede.

Outra ferramenta muito útil é o Snapshot Vault, que permite que os instantâneos capturados sejam replicadas e enviados automaticamente para outros storages NAS. Com a implantação de snapshot com múltiplas camadas de segurança e a implantação híbrida (local / remota), é possível construir uma solução mais robusta para proteção contra perda de dados.

Replicação de snapshot e snapshot multi-camadas

Diversos recursos de Snapshots disponíveis e convenientes

Para restaurar dados a partir de um snapshot, o administrador de rede conta com a interface de gerenciamento de instantâneos, que oferece facilidade de uso e simplicidade de operação. Além disso, outros usuários também podem procurar a pasta de snapshots no QTS File Station, recuperando os arquivos desejados através dela.

A Qnap continua a aprimorar os recursos de snapshot backup a cada atualização do sistema operacional, tornando a proteção através de instantâneos uma ferramenta poderosa e conveniente. A partir do QTS 4.3.5, usuários autorizados podem ajustar livremente a configuração do volume de disco (conversão de volume e aumento ou diminuição da capacidade de armazenamento) conforme o necessário, garantindo que o NAS sempre atenda às necessidades de armazenamento em rede, sempre de forma segura e transparente.

Diversos recursos de Snapshots disponíveis e convenientes

Cloud Snapshot, seus instantâneos sincronizados com a nuvem

Caso seja necessário fazer backup dos snapshots em um NAS remoto, é simples exportar o primeiro backup total para um dispositivo de armazenamento externo e transportá-lo para seu web hosting. Após descarregar o backup full, sincronizar dados via snapshot com serviços de nuvem utilizados pelos serviços de ISP é simples e evita a instabilidade da transmissão de grandes volumes de dados pela Internet.

O núcleo de todas as funções acima está fundamentado no snapshot baseado em bloco do sistema de arquivos ext4 da Qnap. Além de evoluído e estável, o sistema tem ampla cobertura em todo portfólio de produtos Qnap, proporcionando aos usuários uma nova geração de ferramentas para proteção de dados, economizando assim tempo e esforço.

Ao conciliar portas 10Gbe, placas de alta velocidade Mellanox e sistemas de armazenamento híbrido com recursos de snapshot corporativo Qnap, os gestores de TI e usuários podem contar com o backup de alta velocidade e snapshots realmente confiáveis. Traga seu projeto de armazenamento e backup para a Qnap Brasil e tire suas dúvidas gratuitamente.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

5 dicas para recuperar arquivos apagados

5 dicas para recuperar arquivos apagados

Deletou um arquivo ou programa importante e não possui um backup da versão anterior? Finalizou a formatação do disco e só depois se deu conta de um arquivo essencial que se esqueceu de salvar no pe...

Ler Mais
Security Counselor: Agente de segurança NAS All-in-one

Security Counselor: Agente de segurança NAS All-in-one

À medida que as tecnologias evoluem, praticamente todos os dispositivos eletrônicos modernos apresentam conectividade com a Internet para maior conveniência. Mas também há riscos de segurança da ...

Ler Mais
O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

O que é Backup? Saiba como fazer backup dos dados de seu computador

Hard disks de servidores, notebooks e computadores pessoais falham. Já imaginou perder todos os dados da sua empresa ou do seu computador pessoal? Anos de informações sob forma de arquivos desapare...

Ler Mais