contato@qnapbrasil.com.br

NAS, DAS e SAN – Storages e servidores estruturados para o armazenamento de dados


Home > Blog > NAS, DAS e SAN – Storages e servidores estruturados para o armazenamento de dados
NAS, DAS e SAN – Storages e servidores estruturados para o armazenamento de dados

O que um HD, um pen-drive, uma memória p/ celular e um storage NAS tem em comum? Todos são sistemas de armazenamento de dados e são classificados em três grandes grupos: Storages DAS, NAS e SAN. Essa variação da nomenclatura está associada pela forma como os computadores se conectam a eles.

Qualquer dispositivo de armazenamento que grava, armazena e permite a leitura de seus dados por um sistema computacional como um servidor ou computador doméstico entra nessa regra.

DAS ou Direct Attached Storage

DAS ou Direct Attached Storage são sistemas de armazenamento conectados diretamente a um computador ou servidor. Geralmente utilizados para fornecer capacidade de armazenamento para alguma aplicação de um sistema computacional, um storages DAS sempre depende de um servidor ou computador host para ser acessado.

Esses storages não possuem sistema operacional próprio, por isso são dependentes do sistema instalado no computador para funcionar. Um direct storage de um servidor mantém as informações armazenadas disponíveis para acesso direto de seu computador host, facilitando o gerenciamento e a organização dos dados em estruturas do tipo cliente/servidor.

Pen-drives, cartões de memória e HDs externos também são considerados storages DAS, pois são dispositivos de conexão direta e que podem solucionar problemas corriqueiros como transportar arquivos, armazenar fotos e fazer o backup pessoal.

DAS ou Direct Attached Storage


Os storages DAS corporativos também se enquadram no mesmo modelo, ou seja, precisam de um host para conexão direta. A diferença é que os storage DAS de classe enterprise geralmente possuem vários Terabytes de capacidade, possuem conexões de alta velocidade e são voltados para suportar aplicações de nível empresarial.

Apesar disso, todo gerenciamento das informações armazenadas nesse tipo de dispositivo sempre é feito através de um computador/servidor hospedeiro, utilizando o próprio sistema operacional ou um software para esse fim.

Fale com um de nossos especialistas!

Todas as requisições feitas a um sistema de armazenamento direto (direct attached storage) através de estações de trabalho deverão ser intermediadas pelo servidor que fornece a conexão direta, mesmo em grandes servidores de aplicação que atendem milhares de usuários simultaneamente.

Alguns desses direct attached storages podem prover capacidade adicional para vários servidores simultaneamente, através de diferentes portas físicas e da criação e alocação de unidades lógicas de armazenamento ou LUNs (logic unit number).

Seja apenas um HD externo ou um grande storage corporativo com vários hard disks instalados no mesmo gabinete, um direct attached storage (DAS) sempre terá como função principal disponibilizar (mais) espaço de armazenamento de dados para o computador ou servidor hospedeiro.

NAS ou Network Attached Storages

Os network attached storages (NAS) também são sistemas de armazenamento, porém voltados para conexão em redes locais e, diferentemente dos DAS, não precisam de um computador hospedeiro para funcionar.

Um storage NAS possui sistema operacional próprio e funciona como uma unidade de armazenamento em rede autônoma. Basta conectá-lo a uma rede local para que ele disponibilize mais espaço de armazenamento para todos os pontos autorizados da rede.

Por possuírem sistema operacional próprio, os NAS são servidores muito práticos. Com apenas uma porta de rede ethernet, um network attached storage pode disponibilizar mais capacidade de armazenamento para diversos servidores, computadores, notebooks ou celulares, tudo isso via rede local ou internet.

NAS ou Network Attached Storages


Como nos DAS, os NAS de classe enterprise também podem ser equipados com múltiplas portas de comunicação, sistemas de discos redundantes (RAID) e uma série de proteções contra falhas de hardware ou software.

Os storages NAS fabricados pela Qnap possuem diversos softwares úteis para o gerenciamento de dados, como um sistema para a criação de uma nuvem privada de dados, softwares para montar um servidor de arquivos com proteções contra acessos não autorizados (via autenticação por login, senha e bloqueio de IP) e recursos para maior segurança das informações como a criptografia de dados.

Servidores NAS mais sofisticados podem ainda possuir diversas unidades interligadas, formando um sistema único com hardware e software redundantes e de alta disponibilidade, com recursos como sistema de alimentação autônomo e a possibilidade de manutenção sem desligar o equipamento.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Os storages para redes SAN

As SAN ou Storage Area Network (área de armazenamento em rede) são infraestruturas de rede com que interligam servidores e unidades de armazenamento para proporcionar maior segurança e performance no tráfego de dados. Uma SAN unifica os recursos de armazenamento numa infraestrutura de dados através de uma rede exclusiva, independente e de alto desempenho, fora do acesso direto das requisições feitas por usuários.

Uma infraestrutura SAN exige cabeamento próprio, controladoras de barramento (HBAs) e switches. Trata-se de uma rede voltada eliminar os gargalos entre sistemas de armazenamento, servidores e estações de trabalho.

Os storages para redes SAN


Cada servidor e sistema de armazenamento numa rede SAN devem estar interligados, sendo que essas conexões físicas devem suportar altos níveis de transmissão de dados, visando proporcionar uma largura de banda adequada para todas as aplicações.

Assim, quando um servidor precisa acessar qualquer storage numa rede SAN, uma solicitação de acesso é enviada para esse dispositivo, utilizando essa rede exclusiva para comunicação e tendo todo o acesso controlado e gerenciado conforme regras previamente estabelecidas.

As SAN de uso corporativo geralmente utilizam storages exclusivos com conexão de alta velocidade como as portas Fibre Channel (FC). Porém, esse tipo de implementação deixou de ser uma unanimidade com a chegada das Ip-SAN, que aproveitaram a infraestrutura existente e diminuem consideravelmente o investimento em infraestrutura.

DAS, NAS ou SAN?

Aplicações baseadas nas estruturas cliente-servidor como softwares ERP com grandes bancos de dados geralmente necessitam de sistemas de armazenamento direto conectados a um servidor de aplicação. Já aplicações com dados não estruturados e sistemas de colaboração em rede podem facilmente ser implementadas através de um storage NAS.

Com a chegada do iSCSI, muitas aplicações cliente servidor como softwares administrativos, gravação de imagens por CFTV, renderização e banco de dados que só funcionavam em direct storages também já podem ser direcionadas para um network attached storage.

Demandas montar um servidor de arquivos, criar uma nuvem privada de dados ou fazer backup em rede de diversos computadores também podem adotar um storage NAS como solução.

Storage Area network são redes de armazenamento voltadas para aplicações corporativas. Essas estruturas são mais seguras e possuem maior quantidade de recursos para gerenciamento do armazenamento e servidores, porém exigem profissionais de TI envolvidos em qualquer que seja a implementação.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

Dimensionar corretamente um sistema de armazenamento evita problemas como falta de performance, problemas de segurança, interrupção dos serviços ou até perda de dados. A Qnap é líder em sistemas de armazenamento para pequenas e médias empresas. Conte com nossa equipe para ajudá-lo a dimensionar corretamente seu sistema de armazenamento de dados.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

iSER, o que é e como tornar seu NAS QNAP mais rápido que um VMware?

iSER, o que é e como tornar seu NAS QNAP mais rápido que um VMware?

A tecnologia iSCSI tem sido amplamente utilizada em ambientes corporativos de datacenter à medida que a demanda por virtualização aumenta. Ao mesmo tempo, a QNAP busca por maneiras de melhorar o de...

Ler Mais
NAS storage barato? Conheça os melhores servidores NAS de 2020

NAS storage barato? Conheça os melhores servidores NAS de 2020

Sistemas de armazenamento em rede já não são novidade para muitos especialistas em TI, porém muita gente ainda está começando a se familiarizar sobre o assunto. Manter os dados em HDs externos o...

Ler Mais
Como criar uma nuvem privada de dados

Como criar uma nuvem privada de dados

Dezenas de provedores permitem armazenar arquivos na nuvem. Serviços como Azure (Microsoft), AWS (Amazon) e VPC (Google) são ótimas opções para quem quer contratar um cloud storage. A configuração ...

Ler Mais