contato@qnapbrasil.com.br

Storages: Sistemas de armazenamento para servidores e computadores


Home > Blog > Storages: Sistemas de armazenamento para servidores e computadores
Storages: Sistemas de armazenamento para servidores e computadores

Seja equipando um simples computador doméstico ou dentro de grandes infraestruturas de TI como datacenters conectados a nuvem, storages são equipamentos cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

O termo storage é frequentemente usado para descrever os dispositivos de armazenamento conectados ao computador, incluindo memórias, discos rígidos, dispositivos flash, sistemas de fita e outros tipos de mídia.

Esses equipamentos também podem ser utilizados como servidores de arquivos em redes locais, sistema de armazenamento em nuvem ou servir um servidor multimedia residencial para centralizar, processar ou compartilhar conteúdo.

O que é Storage?

Storage é o termo em inglês para armazenamento. Geralmente utilizado para designar sistemas de armazenamento de dados em servidores, computadores e eletrodomésticos, um storage também pode ser traduzido como uma área de armazenamento para pequenos objetos ou um espaço dentro de um armazém.

Qualquer sistema de armazenamento que equipa dispositivos como servidores, computadores, notebooks e celulares são considerados storages, pois servem para reter, disponibilizar e atualizar dados do usuário. Memórias, hard disks, medias ópticas e fitas são alguns exemplos desses equipamentos.

Storages também são sistemas corporativos de armazenamento com grande capacidade de processamento, vários hard disks, várias portas para conexão em redes locais e servidores.

Esses sistemas de armazenamento de grande porte são divididos em três grandes grupos: DAS, NAS e SAN.

Todos estes sistemas corporativos contam geralmente com tecnologias como a montagem de arranjos RAID, possibilitando o agrupamento de vários discos ou memórias para maior proteção contra a perda de dados.

Essa tecnologia proporciona maior tolerância a falhas e melhora a performance do global da solução. Existem diversos níveis de arranjos de discos, todos voltado para obter maior proteção ou performance do sistema de armazenamento.

Conheça os storages NAS Qnap

DAS ou Direct Attached Storage

Os DAS (Direct Attached Storages) são quaisquer unidades conectadas diretamente à computadores, sejam eles servidores, notebooks ou estações de trabalho.

Ao ser instalado, uma unidade de armazenamento direto torna-se um disco adicional para seu host, seja ele um servidor, computador ou qualquer outro dispositivo. Como esses equipamentos não possuem sistema operacional próprio, toda o gerenciamento de um storage DAS acontece no servidor hospedeiro.

A principal vantagem desse tipo de equipamento é o sistema operacional do computador hospedeiro tem comunicação direta com a área de dados, sem a necessidade de adicionar e interpretar protocolos nas requisições para comunicação de dados.

Esse acesso direto acaba se traduzindo em maior performance, pois o servidor que possui um sistema de armazenamento direto não precisa encapsular dados e utilizar parte do sistema para controlar o tráfego de dados dentro da rede.

Como exemplo de armazenamento para conexão direta inclui-se desde pen-drives ou hard disks baseados em portas USB até grandes storages equipados com conexões mini-SAS ou Fibre channel para grandes infraestruturas profissionais de TI como datacenters.

Fale com um de nossos especialistas!

NAS ou Network Attached Storage

Diferentemente dos sistemas de armazenamento direto, os network attached storages são equipamentos que possuem sistemas operacionais incorporados.

Isso significa que esse tipo de storage não precisa de um servidor ou host para funcionar, sendo conectado diretamente em qualquer rede local.

Um NAS é basicamente um grande hard disk conectado à rede, com recursos profissionais de gerenciamento, componentes redundantes para maior proteção dos dados e capaz de centralizar dados de forma organizada.

Também conhecidos como network storages, esses equipamentos permitem armazenar, compartilhar, acessar e gerenciar todos os dados armazenados por todos os usuários autorizados via rede, utilizando recursos como acesso protegido por login, senha e recursos para registrar as atividades de cada usuário.

NAS ou Network Attached Storage

SAN ou Storage Area Network

SAN (Storage Area Network) é uma rede corporativa de dados voltada para conectar e manter disponíveis servidores e storages via LAN dentro de um ambiente seguro, redundante e de alta performance.

Essa rede de armazenamento exclusiva para dados proporciona alta velocidade e segurança para as redes corporativas, separando logicamente o tráfego gerado pelos usuários dos sistemas de armazenamento e servidores.

Utilizada em infraestruturas de TI corporativas, uma SAN é uma rede de armazenamento composta exclusivamente por servidores e storages, interligados através de conexões IP (iSCSI) ou Fibre Channel (FC).

Buscando simplificar e consolidar a produção de dados, uma SAN centraliza e melhora o gerenciamento das informações, proporcionando mais segurança e velocidade no acesso aos dados em grandes infraestruturas de TI e datacenters.

Os Cloud storages

Grandes datacenters como o Google, Microsoft ou Amazon possuem serviços para locação de espaços para o armazenamento de dados que podem ser acessados via rede, geralmente via internet.

Essa modalidade de armazenamento virtual é conhecida como cloud storage ou armazenamento de nuvem. Essas áreas virtuais são disponibilizadas dentro de grandes estruturas de hardware e software, que incorporam milhares de servidores e storages.

O crescimento contínuo global na produção de conteúdo dentro de milhares de empresas, a necessidade por performance vem gradativamente substituindo storages baseados em discos por soluções totalmente flash.

Conheça os melhores NAS Qnap para nuvem pessoal

Os All Flash Storage ou AFA

AFA é a sigla para All Flash Array, ou um sistema de armazenamento composto totalmente de memórias flash/SSD.

Esses equipamentos de alta performance são storages desenvolvidos para trabalhar exclusivamente com memórias flash, sem o uso dos HDDs convencionais com partes mecânicas.

All Flash Storage ou AFA

Essas soluções de armazenamento são direcionadas para ambientes que exigem alta performance no atendimento de requisições de usuários, com milhares de acessos simultâneos e ambientes virtualizados.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

Storages com discos rígidos e memórias flash não proprietários são nossa marca registrada. Datacenters equipados com os storages Qnap estão livres para escolher o hard disk ou SSD mais apropriado por projeto, não limitando-se a uma única marca.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em storages e estamos prontos para ajudar a melhorar a infraestrutura de dados de sua empresa.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa

Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa

Comprar um NAS pode ser uma missão inglória, principalmente para os iniciantes. O Network Attached Storage (NAS) deixou de ser um equipamento de uso empresarial e invadiu pequenas empresas e residê...

Ler Mais
Backup de Dados e Recuperação de desastres

Backup de Dados e Recuperação de desastres

Backup de arquivos em Estações, PCs ou NotebooksOs Notebooks, PCs ou estações de trabalho são parte integrante do dia a dia no trabalho e uso pessoal. As informações ou os dados contidos devem esta...

Ler Mais
Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

Como comprar um servidor de armazenamento para pequenas empresas

Problemas no desempenho do servidor podem reduzir a produtividade de qualquer empresa. Um servidor obsoleto ou sobrecarregado pode tornar o ambiente instável, demorar para atender as requisições de...

Ler Mais