contato@qnapbrasil.com.br

Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa


Home > Blog > Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa
Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa

Comprar um NAS pode ser uma missão inglória, principalmente para os iniciantes. O Network Attached Storage (NAS) deixou de ser um equipamento de uso empresarial e invadiu pequenas empresas e residências. Os preços dos NAS domésticos diminuíram muito, e hoje são a ferramenta indicada para quem não quer perder dados usando HDs externos.

Os principais pontos que devem ser considerados ao comprar um NAS são:

1. Capacidade de armazenamento

Quanto mais gavetas para hard disks o NAS que você pretende comprar possuir, maior será sua capacidade potencial de armazenamento. Apesar da maioria dos usuários domésticos optarem por equipamentos com dois hard disks, um equipamento com quatro baias (como o Qnap TS-431P) pode ser uma boa alternativa para futuras expansões. A parte boa é que mesmo comprando apenas 2 hard disks, no futuro sempre será possível expandir a capacidade desse sistema.

Conheça as soluções NAS Qnap com 2 baias

2. Níveis de RAID

Qualquer servidor NAS com pelo menos dois discos rígidos permitem montar arranjos de discos. Montar um arranjo com dois ou mais discos rígidos para trabalhar em conjunto proporciona mais segurança e performance para o sistema de armazenamento.

Esse agrupamento de discos é conhecido como arranjo RAID ou Redundant Array of Independent Disks ou, traduzido, arranjo redundante de discos independentes.

Principais pontos que devem ser considerados ao comprar um NAS doméstico de 2 baias ou 4 baias

RAID 0 ou RAID 1?

Ao comprar um NAS com dois discos rígidos (como o TS-231P) é possível espelhar os dados, gravando as mesmas informações de forma simultânea nos dois hard disks. Esse processo é conhecido como RAID 1 e consome metade da capacidade de armazenamento, mas permite que um dos hard disks falhe sem que haja perda dos dados.

Esse arranjo diminui um pouco desempenho do sistema, mas, se um disco falhar, nenhum dado será perdido. E vale sempre lembrar que existem dois tipos de disco rígido: Os já que falharam e os que irão falhar.

Além disso, os NAS 2 baias Qnap também permitem o arranjo “Single Disk”, que mapeia individualmente os discos e o arranjo RAID 0, que agrupa a capacidade dos discos num único volume. A desvantagem desses dois métodos de agrupamento é a falta de redundância em caso de falha.

Enquanto dois discos rígidos de 1TB em configuração RAID 1 entrega apenas 1TB de capacidade para o usuário, o RAID 0 e o sistema “Single Disk” fornecerão cerca de 2TB de armazenamento livre disponível. O RAID 0 oferece melhor desempenho que os outros dois sistemas, mas cobra por isso. Caso qualquer um dos discos falhe, todos os dados armazenados nos dois discos serão perdidos.

O arranjo RAID 5

Servidores NAS domésticos com mais que três discos já suportam o RAID 5. Nesse arranjo, todos os dados são gravados de forma distribuída em todos os discos, agregando bits de paridade para reconstrução dos dados caso um dos discos falhe.

Em outras palavras, o RAID 5 oferece melhorias de desempenho, redundância de hardware e disponibiliza mais capacidade de armazenamento. Uma matriz RAID 5 com quatro discos rígidos de 1TB fornece cerca de 3TB de armazenamento disponível.

Apesar dos storages NAS de uso empresarial permitirem outros níveis de RAID, os arranjos citados acima atendem a maioria das aplicações em sistemas de armazenamento domésticos.

O RAID 5

Qual HD comprar para um NAS doméstico?

Alguns storages NAS são vendidos sem hard disks. Isso permite escolher entre comprar um equipamento pronto e configurado para o uso ou comprar um storage diskless e escolher os hard disks posteriormente.

Os fabricantes de discos têm unidades específicas para uso em servidores NAS, projetadas para operação contínua e com recursos avançados para maior confiabilidade. Esses hard disks geralmente são mais caros que os discos desktops, mas oferecem maior segurança contra a perda de dados.

Não recomendamos aos iniciantes comprar um NAS diskless. Ter o sistema completo, configurado e pronto para o uso é o melhor dos mundos. Como nem todos os hard disks funcionam bem em arranjos, saber quais modelos são compatíveis com seu servidor NAS já é um ponto importante a ser observado. A Qnap mantém uma lista dos discos que são compatíveis com seus sistemas em seu website, por isso vale a pena a visita.

Outro ponto importante é discos “verdes” utilizados em computadores desktop desligam automaticamente em caso de inatividade, por isso não funcionam bem com storages. A maioria dos storages NAS considera essa interrupção dos serviços como uma falha do disco, portanto escolha cuidadosamente os hard disks antes de comprar qualquer coisa.

Quais são os recursos que um NAS pode entregar?

Recursos que um NAS pode entregar

Recursos de hardware

Apesar de parecidos fisicamente, os NAS domésticos são muito diferentes em termos de recursos. Cada equipamento possui processamento, memória e portas de comunicação voltados para diversos fins. Dependendo das características de cada equipamento, algumas aplicações funcionarão melhor em modelos específicos.

Enquanto um escritório com vários usuários acessando simultaneamente o sistema de armazenamento precisará de mais performance. Já um usuário doméstico que pretende assistir seu conteúdo multimedia na TV precisará de uma porta HDMI em seu sistema e/ou compatibilidade com o padrão DLNA.

Fale com um de nossos especialistas!

Portas, energia e backup

Conectar o NAS à sua rede exigirá que um cabo ethernet ligado em seu acess point ou roteador. Alguns modelos permitem usar um dongle Wi-Fi, porém sempre é recomendável usar um cabo. Antes de comprar, verifique as especificações do NAS para garantir que as portas disponíveis vão entregar a performance necessária.

Um NAS geralmente funciona o tempo todo, a menos que você configure o sistema para ser desligado. Nesses casos o consumo de energia pode ser significativo caso os discos rígidos não entrarem no modo de hibernação. Serviços como a criação de uma nuvem privada de dados, execução de um servidor Plex e de outras aplicações que exigem manter o NAS ligado aumentam o consumo de energia da unidade.

Além disso, mesmo um NAS doméstico pode ser usado para armazenar dados importantes. Mas o que acontece se você perder energia? Como outros aparelhos eletrônicos, ele também será desligado. É nesse ponto que uma fonte de alimentação ininterrupta (No-break) entra em ação, oferecendo alguns minutos adicionais de energia para que o sistema possa se desligar automaticamente e com segurança.

Compatibilidade com sistemas operacionais

Comprar um NAS para compartilhar arquivos com computadores, celulares e tabletes de diferentes sistemas operacionais também exige os protocolos corretos. Se a intenção é tornar seu NAS acessível de fora da LAN através da criação de uma nuvem pessoal de dados, pode valer a pena considerar um serviço de FTP/VPN seguro.

Como a maioria das residências parece ter um iPad, iPhone ou iPod touch, tenha certeza de que o NAS que será comprado possui suporte o WebDAV para compartilhamento de arquivos, permitindo assim que seus dispositivos iOS possam acessar e compartilhar dados. Todos os NAS Qnap suportam o WebDAV.

Conheça os storages NAS Qnap

NAS como Media Server

Uma das aplicações mais comuns para um NAS residencial é usá-lo como servidor de mídia. Muitos dispositivos são compatíveis nativamente com o compartilhamento do iTunes, bem como com o UPnP e outros sistemas de compartilhamento de mídia, como o Twonky Media Server.

A Qnap entrega, além desses recursos, gerenciadores de download, sistemas de backup e muitos outros aplicativos disponíveis para seus servidores. Vale a pena pensar que esses softwares é que realmente devem pesar na decisão antes de comprar um NAS doméstico.

Antes de comprar armazenamento conectado à rede (NAS), outros pontos devem ser analisados. Dependendo de sua aplicação, talvez seja necessário gastar um pouco mais. Comprar um NAS de alta performance pode custar caro.

Para que você precisa de um NAS?

A ideia de comprar um NAS é apenas para armazenamento, fazer backup ou ser um substituto de armazenamento de algum serviço de nuvem como o OneDrive? Ou ainda, seu equipamento vai ser instalado como sistema de vídeo-vigilância ou ser um servidor para streaming de mídia? Ao decidir exatamente quais são suas necessidades, a decisão torna-se mais simples.

Quanto mais aplicações incorporadas ao NAS, maior será a exigência de processamento, capacidade de armazenamento e maior será o preço da solução. O preço de um NAS doméstico sempre estará atrelado aos recursos que ele oferece.

Para que você precisa de um NAS

Sistemas com capacidade de transmissão de conteúdo 4K exigem modelos com processadores poderosos para lidar com qualquer transcodificação. A transcodificação de vídeo é necessária quando um arquivo 4K salvo no equipamento não é compatível com o dispositivo que está tentando exibi-lo. Sua TV pode não suportar um tipo de arquivo de filme 4K específico e exigir que o NAS faça a transcodificação para que a TV reproduza o filme. Isso requer mais processamento que a maioria dos NAS domésticos de entrada possuem.

Caso você precise transmitir 4K e realizar a transcodificação em tempo real, comprar um NAS de entrada não é uma boa ideia. A maioria desses sistemas tem como objetivo armazenar e compartilhar dados. Essa aplicação funciona melhor em servidores com mais capacidade de processamento e memória.

Tire suas dúvidas conosco

Comprar um NAS nem sempre é uma tarefa simples. Diversos modelos, preços, capacidades e fornecedores tornam essa decisão difícil mesmo para os usuários mais preparados. Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente com a Qnap Brasil. Ao comprar um storage NAS pelo canal oficial você ganha treinamento, suporte técnico e garantia da fábrica.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Como aproveitar ao máximo da conexão de rede 10GbE?

Como aproveitar ao máximo da conexão de rede 10GbE?

A QNAP sai na frente quando o assunto é implementação de 10 Gigabit Ethernet (10GbE) em equipamentos como NAS, switches e adaptadores acessíveis, tanto para usuários domésticos quanto corporativo...

Ler Mais
Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Servidor NAS, uma solução de armazenamento em rede

Manter todos os dados disponíveis e sempre organizados em ambientes empresariais sempre foi um desafio. E essa dificuldade também afeta nossa vida digital. Armazenar dados de diversos computadores,...

Ler Mais
Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Comprar um storage NAS barato sempre parece ser uma boa ideia, principalmente quando estamos com o orçamento curto. Mas o que esses sistemas de armazenamento com preços competitivos escondem? Paga...

Ler Mais