contato@qnapbrasil.com.br

NAS ou Network Attached Storage


Home > Blog > NAS ou Network Attached Storage
NAS ou Network Attached Storage

NAS é a sigla de Network Attached Storage ou, em português, armazenamento conectado à rede. Esses sistemas são compostos por hardware, software e geralmente são utilizados para armazenar e compartilhar informações em rede, fazer backup de computadores e disponibilizar dados através da nuvem.

Equipados com processador (CPU), memória, porta(s) de rede, fonte(s) de alimentação e discos rígidos, os NAS são equipamentos voltados para armazenar e compartilhar dados em rede, possuem sistema operacional próprio e não dependem de outro computador ou servidor para funcionar.

Um NAS permite manter os dados continuamente acessíveis, facilitando a troca de informações seguras na rede e centralizando as informações num só lugar. Alguns Networks Attached Storages, como os fabricados pela Qnap, permitem também disponibilizar dados de forma segura via internet, através da criação de uma nuvem privada de dados.

Como funciona um NAS?

Storages NAS são servidores de armazenamento conectados a uma rede local ou remota (internet) via um ou mais cabos da rede LAN e que recebem e transmitem dados via roteadores, switches ou hubs. Os principais protocolos utilizados pelo NAS para comunicação de dados são o NFS (Linux/Unix), SMB/CIFS (Windows) e AFP (Apple).

Conheça os storages NAS Qnap

Devido à flexibilidade ao acesso das informações armazenadas por diversos PCs, notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos de forma simultânea transformaram os network attached storages em verdadeiros ambiente de colaboração multiplataforma, onde diversas aplicações podem ser executadas para facilitar a vida digital de empresas e residências.

Quais são as principais aplicações suportadas por um NAS?

Principais aplicações suportadas por um NAS

A grande vocação de um servidor NAS é armazenar e compartilhar arquivos em rede. Com ele é simples montar um servidor de arquivos, fazer backup de diversos computadores ou compartilhar dados em sistemas com diferentes sistemas operacionais.

Os NAS Qnap também permitem montar um servidor de arquivos online conectado à internet, de forma segura e eficaz. Esses equipamentos possuem aplicativos voltados para a criação de uma nuvem privada de dados, fácil de gerenciar e muito segura.

Ferramentas adicionais como software para backup centralizado de diversos computadores, controles para proteger o acesso aos dados, replicação das informações para outros dispositivos e hardware preparado contra a perda de dados são alguns pontos adicionais que também devem ser considerados na escolha do melhor NAS para cada necessidade.

Quais são as vantagens ao comprar um NAS?

Antes de mais nada, comprar um NAS geralmente significa obter mais proteção para os dados armazenados. Comparado a computadores domésticos e servidores com apenas um hard disk, um network attached storage possui uma série de recursos de hardware e software contra a perda de dados. O mais importante deles é a possibilidade de agrupar discos em arranjos conhecidos como RAID.

Os arranjos RAID permitem, dentre outras coisas, salvar os dados em duplicidade. Isso significa que, se um dos hard disks falhar, o outro assume as operações sem que haja perda de dados. Além disso, arranjos mais complexos permitem também manter hard disks reservas prontos para o uso (hot-spare) caso qualquer outro disco do arranjo falhe.

Proteção e segurança para os arquivos com NAS com arranjos de discos RAID

Além disso, esses equipamentos podem também possuir outros componentes de hardware como controladoras duplas, múltiplas portas de rede e fontes de alimentação redundantes. Essa redundância de hardware minimiza o risco de interrupção dos serviços caso haja alguma falha inesperada.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

Por ser um servidor de dados com sistema operacional próprio, um NAS não precisa estar conectado a outros servidores de aplicações para funcionar. Isso significa liberar os outros servidores para executarem somente aplicações cliente-servidor e deslocar todo armazenamento em rede para um equipamento voltado para esse fim.

Por serem equipamentos destinados a redes locais de qualquer tamanho, os NAS evoluíram e deixaram de ser equipamentos complexos, de grande capacidade e alto custo, estando cada vez mais presentes em residências ou pequenas e médias empresas.

Quais são as desvantagens de comprar um NAS?

Em grandes datacenters, servidores equipados com disk attached storages fazem o serviço de um NAS sem a exigências do uso dos protocolos CIFS/NFS. Além disso, os storages com conexão direta ao servidor são mais escaláveis em processamento, pois podem ser interligados a outros servidores através de clustering.

Outro ponto que exige atenção é que comprar um NAS é que para utilizá-lo é necessário configurá-lo corretamente, e isso requer algum conhecimento sobre redes de computadores e sistemas de armazenamento. A Qnap contorna esse problema mantendo sua rede oficial treinada pela própria fábrica, oferecendo serviços de instalação e treinamento gratuito na compra de produtos novos.

Apesar dos custos dos servidores NAS estarem cada vez mais menores, soluções como HDs externos serão mais baratos, pois não oferecem nenhuma segurança contra a perda de dados. Usuários com orçamentos muitos reduzidos acabam buscando soluções mais simples, mesmo correndo assumindo riscos de perda de dados.

Enterprise NAS, sistemas de armazenamento corporativo

Servidores NAS projetados para lidar com alto volume de armazenamento fazem parte do cotidiano das grandes empresas. Esses equipamentos voltados para uso corporativo possuem uma série de recursos para entregar maior segurança e performance em aplicações empresariais.

O que é enterprise NAS?

Os NAS empresariais contam com recursos avançados para otimizar a produtividade do usuário, como a instalação de equipamentos redundantes para diminuição do risco de falhas e a possibilidade de substituição e upgrade de componentes com o equipamento ligado.

Além disso, alguns enterprise NAS disponibilizam softwares voltados para a deduplicação de informações, alocação de dados de acordo com o uso (tiering), provisionamento inteligentes de espaço (thin provisioning) e possibilidade de aumentar a capacidade de armazenamento. Por serem escaláveis, os servidores NAS enterprise podem facilmente atingir capacidades de armazenamento maiores que 100TB.

Existem outras funcionalidades dos NAS enterprise voltadas exclusivamente para aprimorar o fluxo de trabalho e proporcionar armazenamento seguro dos arquivos. Recursos como memórias flash podem equipar uma solução de armazenamento NAS de alta performance (all Flash NAS), aliando-se a recursos como portas de conexão ethernet de alta velocidade e sistemas com múltiplos processadores para atender simultaneamente milhares de usuários.

O que são NAS domésticos?

NAS domésticos são sistemas de armazenamento em rede voltados para uso residencial. Geralmente equipados com 2 hard disks, esses storages residenciais são indicados para armazenar arquivos de fotos, vídeos e documentos. Como HDs externos possuem apenas um disco, manter dados importantes num equipamento desses é correr grande risco de perder todos os dados.

O que são NAS domésticos?

Mesmo trabalhando com um volume de dados menor que storages para uso empresarial, os NAS para residências são equipamentos essenciais para garantir a segurança dos arquivos mais valiosos. Como já foi comentado, utilizar apenas um HD, CD ou armazenar os dados em pen drives não são uma boa alternativa para usuários que não podem perder suas informações.

Visando assegurar os dados dos usuários domésticos, a Qnap desenvolveu servidores NAS residenciais que partem de 2 discos rígidos e gravam as informações em duplicidade e de forma automática.

Esses network attached storages são mais seguros que hard disks, enviam email em caso de problemas para que os discos defeituosos sejam substituídos antes da parada total do equipamento.

Conheça as soluções NAS Qnap com 2 baias

Um NAS substitui um sistema de backup?

Muitos usuários utilizam sistemas de armazenamento sem fazer backup de seus dados. Vale lembrar que mesmo os equipamentos com alta tolerância a falhas sempre estão sujeitos a falhas, por isso manter uma ou mais cópia dos dados em lugares distintos sempre é uma boa prática contra a perda de dados.

Os servidores NAS Qnap permitem replicar os dados de forma automática para outro sistema, adicionando assim mais segurança aos dados armazenados.

NAS, uma solução de armazenamento em rede confiável

Com diversos modelos no mercado, cada solução de armazenamento é projetada para atender aplicações especificas, seja dentro de residências ou empresas de diversos portes.

Compartilhar dados em rede é a principal vocação de um servidor NAS, porém soluções voltadas para virtualização, backup, replicação de arquivos e servidor de arquivos podem ser facilmente implementadas nesse tipo de storage.

A Qnap Brasil conta com especialistas para ajudá-lo. Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Temos diversos equipamentos voltados para o armazenamento em rede que podem otimizar o gerenciamento de dados e proporcionar soluções para a vida digital de sua residência ou empresa.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

A perda de dados assombra todos os usuários, principalmente dentro das empresas. As maiores causas das perdas de dados em quaisquer sistemas computacionais são a falha humana, nos sistemas (hardwar...

Ler Mais
Como criar uma nuvem privada de dados

Como criar uma nuvem privada de dados

Dezenas de provedores permitem armazenar arquivos na nuvem. Serviços como Azure (Microsoft), AWS (Amazon) e VPC (Google) são ótimas opções para quem quer contratar um cloud storage. A configuração ...

Ler Mais
Como aproveitar ao máximo da conexão de rede 10GbE?

Como aproveitar ao máximo da conexão de rede 10GbE?

A QNAP sai na frente quando o assunto é implementação de 10 Gigabit Ethernet (10GbE) em equipamentos como NAS, switches e adaptadores acessíveis, tanto para usuários domésticos quanto corporativo...

Ler Mais