contato@qnapbrasil.com.br

NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais


Home > Blog > NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais
NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

Armazenar arquivos como fotos, documentos ou vídeos sempre exige espaço de armazenamento de algum equipamento. Enquanto nossos celulares guardam fotos em memórias internas no próprio aparelho, computadores de empresas registram esses dados em hard disks ou memórias, local ou remotamente, em grandes servidores e storages.

Gravar dados na nuvem ou em servidores de empresas também exige dispositivos capazes de armazenar dados, sejam apenas fotos feitas pelo celular, imagens de exames realizados num hospital ou todas as contas correntes dos usuários de um grande banco.

O que é um NAS Server?

NAS servers são soluções compostas por hardware e software capazes de armazenar e compartilhar dados não estruturados através de uma rede de computadores. E entende-se como dados “não estruturados” todo o conteúdo gravado e entregue para diversos usuários sob forma de arquivos.

O que é um NAS server

Enquanto servidores de aplicação usam softwares específicos para captar, gerenciar e entregar relatórios dos dados registrados, um NAS server é o responsável por manter e compartilhar arquivos e pastas de forma organizada dentro de uma área de armazenamento.

Um servidor NAS possui hardware similar ao de outros servidores que conhecemos: Possui motherboards equipadas com um ou mais processadores, portas de comunicação, fonte de alimentação e hard disks, muitos hard disks!

Mesmo cloud storages que equipam grandes datacenters também possuem essa mesma estrutura básica de hardware. A diferença entre um computador doméstico e esses servidores corporativos é a capacidade de armazenamento, o nível de segurança e a performance que cada tipo de equipamento entrega.

Um NAS server é um tipo de servidor voltado para o armazenamento de dados em rede, utilizado em aplicações como ser servidor de arquivos, centralizar o backup de vários computadores ou montar uma nuvem privada de dados para empresas ou residências.

Conheça a linha de NAS Qnap Rackmount

O que faz um NAS server?

Também conhecido apenas como NAS (Network Attached Storage), NAS server é um equipamento que permite armazenar arquivos e pastas de forma centralizada via rede, possibilitando que diversos usuários acessem seu conteúdo de forma segura e organizada.

Diferentemente de um computador pessoal, o NAS possui diversas ferramentas para gerenciar o acesso dos usuários conectados, proteger arquivos importantes e continuar funcionando mesmo em caso de falha de um de seus componentes.

Um servidor NAS também permite fazer backup de dados de diversos computadores, tablets e celulares num único local, via rede local, banda larga ou uma conexão telefônica. A vantagem de usar esse tipo de equipamento para manter seus backups atualizados é a possibilidade de contar com sistemas de proteção como a montagem de arranjos de discos no padrão RAID.

Por meio de um arranjo RAID é simples gravar dados idênticos em dois hard disks, montar arranjos de grande capacidade ou substituir um hard disk defeituoso sem perder dados ou interromper o funcionamento do sistema.

O que faz um NAS server

Um NAS server suporta quais tipos de RAID?

Enquanto um NAS server residencial geralmente possui apenas dois hard disks e suporta apenas RAID 0 ou 1, os equipamentos corporativos geralmente possuem dezenas de discos ou memórias SSD, permitindo diversos tipos de disk array.

Como cada arranjo de disco possui uma finalidade e exige um número mínimo de hard disks, abaixo faremos um breve resumo sobre os arranjos mais usados:

RAID 0 ou Striping: Por exigir apenas 2 hard disks, é suportado pela maioria dos NAS. O RAID 0 associa os discos para trabalho conjunto. A lógica é simples, quanto mais discos funcionando simultaneamente, maior a performance. O problema desse tipo de arranjo é que ele não oferece segurança: Caso um dos discos falhe, todos os dados serão perdidos.

RAID 1 ou espelhamento: O RAID 1 também exige apenas dois discos e escreve a mesma informação em duplicidade, gravando os mesmos dados em ambos hard disks de forma simultânea. Quem opta por esse tipo de RAID busca maior segurança sem precisar gastar muito. Nesse arranjo os dados são espelhados e, caso uma das unidades falhar, os dados permanecerão seguros no outro hard disk.

RAID 5 ou striping: NAS servers equipados com pelo menos três discos podem montar esse arranjo. O RAID 5 permite que qualquer um dos discos falhe, sem prejuízo aos dados armazenados. Muito usado aplicações empresariais, esse disk array escreve os dados de forma distribuída em todos os discos do arranjo, adicionando algoritmo de paridade para recuperação de dados.

RAID 6 ou dupla paridade: Com quatro discos já é possível montar o RAID 6. Esse arranjo permite que até dois discos falhe simultaneamente, sem prejuízo aos dados armazenados. Muito usado aplicações empresariais que exige segurança, o RAID 6 adiciona dupla paridade para recuperação de dados em caso de falha.

RAID 10: distribuição + espelhamento. Construído para velocidade e segurança, esse arranjo sacrifica metade dos discos instalados para segurança e precisa de pelo menos quatro hard disks para ser implementado. Ao invés de usar a paridade, o RAID 10 grava os dados originais em dois discos e faz a duplicação dos dados nos outros hard disks.

Conheça os storages NAS Qnap

Todos esses arranjos têm como finalidade disponibilizar mais performance e segurança para o sistema de armazenamento. A maioria dos NAS servers disponíveis no mercado suporta os arranjos acima, que podem ser configurados de acordo com cada aplicação.

Quais são as principais aplicações de um NAS server?

Servidor de arquivos: A principal vocação de um NAS server é manter e compartilhar arquivos para diversos usuários dentro de uma mesma rede. Montar um servidor de arquivos usando um NAS é simples e libera o servidor de aplicação para atividades mais importantes, como o software ERP da empresa ou outras aplicações corporativas.

Servidor de backup: Centralizar backup de diversos dispositivos também é uma tarefa simples para os storages NAS. Com eles é simples centralizar backup de computadores, tablets e celulares num único lugar. Muitos usuários mantêm um NAS doméstico para fazer backup de computadores, celulares e notebooks num único lugar.

Área de trabalho colaborativo: Pela facilidade de implantação e recursos para o gerenciamento de arquivos, um NAS server pode ser facilmente configurado como uma área de colaboração compartilhada, disponibilizando dados em rede para diversos usuários. Além disso, um servidor NAS possibilita registrar todas as atividades de cada usuário, estabelecer privilégios e restringir o acesso por hierarquia, login e senha.

Montar uma nuvem privada: Alguns fabricantes de NAS como a Qnap disponibilizam gratuitamente aplicativos para montar uma nuvem privada de dados, proporcionando acesso seguro aos dados, somente por usuários autorizados e de qualquer lugar com uma conexão de internet ativa.

Media Center: Os NAS Qnap são totalmente compatíveis com o DLNA e aplicações como o PLEX, podendo facilmente compartilhar conteúdo para diversos dispositivos com diferentes formatos de tela. Assim é possível assistir seu filme preferido pelo celular, tablet ou TV, sem se preocupar com qual será o formato do vídeo.

NVR ou servidor CFTV: Os NAS server da Qnap permitem ainda instalar um sistema de videomonitoramento de ambientes. Com ele é fácil gravar imagens de segurança, localizar objetos e reconhecer rostos, graças ao aplicativo Surveillance Station e sua compatibilidade com milhares de câmeras IP disponíveis no mercado.

Embora esses sejam apenas algumas aplicações, há muitas outras mais complexas que um servidor NAS pode executar. É possível usar um NAS server para transmitir filmes ou músicas via internet, configurar servidores de email seguros para sua empresa ou armazenar arquivos e aplicativos grandes e que consomem muitos recursos do servidor principal.

As principais aplicações de um NAS server

Quais são as dicas para comprar um NAS server?

1- Se você vai comprar um NAS server, verifique se o equipamento é novo, possui suporte técnico e garantia no Brasil. Além disso, esses servidores utilizam discos rígidos especiais, voltados para funcionamento em arranjos de disco.

2- Escolha um servidor que possa lidar com diferentes matrizes RAID, preferencialmente controladas por hardware ou pelo gerenciador do sistema. As matrizes RAID controladas por software instaladas em computadores obsoletos estão sujeitas a mais falhas sistêmicas e conflitos com outros programas.

3- Ao comprar um servidor NAS para uma pequena empresa, verifique se ele possui suporte SSL, recursos de criptografia e transferência de dados RYSNC. Manter a segurança dos dados armazenados é muito importante para qualquer organização.

4- Compre um NAS server que suporte expansão de capacidade. Um NAS 2 baias pode atender as necessidades agora, mas talvez um servidor de quatro discos seja necessário daqui um ano. Como nem todas as gavetas de disco precisam estar preenchidas, vale a pena considerar um equipamento que possa “crescer” sem dificuldades.

5- Certifique-se que o servidor NAS é compatível com o software administrativo que você possui. Qual é o sentido de obter um servidor NAS enterprise se sua empresa não precisa de todos os recursos? A linha de NAS Qnap é expansível, simples de instalar e seu sistema operacional é fácil de usar.

6- Empresas não podem perder dados - Se sua empresa precisa de um NAS server, conte com um especialista para tirar suas dúvidas. Sistemas de armazenamento corporativo são projetados para funcionar 24/7, sob condições de alta carga de trabalho.

7- Portas de rede Gigabit Dupla valem a pena. Os servidores NAS mais baratos nem sempre vêm com conexões duplas 1/10 GbE. Ao transferir, recuperar ou armazenar dados, os conectores gigabit ethernet duplos sempre serão úteis, proporcionando mais segurança e performance na comunicação de dados.

Como comprar o melhor NAS server?

Como comprar o melhor NAS server?

Antes de comprar um NAS, sua primeira pergunta deve ser: "Por que eu preciso desse equipamento?" seguido por "O que um NAS server pode fazer por mim ou minha empresa?".

Perguntas adicionais como "Quanto posso pagar?" e “Qual é o melhor NAS para minhas necessidades devem ser respondidas claramente antes de ir adiante com o projeto.

A Qnap é líder em sistemas de armazenamento para pequenas e médias empresas, entregando equipamentos de 2 a 24 baias para hard disks SATA, SAS ou memórias flash. Com modelos diversos padrão desktop ou rackmount, a Qnap possui serviços de pré-venda, suporte e pós-venda para todo território nacional.

Os NAS servers estão se tornando cada vez mais úteis, enquanto outras soluções de armazenamento tradicionais já estão se tornando obsoletas. Manter diversos discos externos, sobrecarregar o servidor ou entupir sua área de trabalho com unidades externas, diversos cabos e fontes de alimentação já não é necessário. Consulte nossos especialistas e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento de dados.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Vai Comprar um storage NAS? Um bom preço pode esconder armadilhas

Comprar um storage NAS barato sempre parece ser uma boa ideia, principalmente quando estamos com o orçamento curto. Mas o que esses sistemas de armazenamento com preços competitivos escondem? Paga...

Ler Mais
Crie uma rede virtual através do QTS 4.3.5

Crie uma rede virtual através do QTS 4.3.5

Ao entender melhor as limitações e necessidades tecnológicas de diferentes ambientes de armazenamento, a QNAP tem buscado desenvolver e aplicar várias tecnologias de armazenamento, redes e compu...

Ler Mais
Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo

Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo

O que é storage NAS? Storage NAS (Network Attached Storage) é uma unidade de armazenamento voltada para armazenar e compartilhar arquivos de diversos computadores dentro de uma rede local....

Ler Mais