contato@qnapbrasil.com.br

High availability storage - Armazenamento de alta disponibilidade

High availability storage - Armazenamento de alta disponibilidade

Manter dados sempre disponíveis é a missão de qualquer empresa moderna. Num mundo dependente de informações, um sistema de armazenamento confiável e sempre disponível faz a diferença nessa demanda.

O que a maioria das pessoas não sabe é que existem soluções especialmente projetadas para funcionar continuamente, com recursos para manter a continuidade de negócios mesmo em caso de sinistros ou falha em parte do sistema.

O que é um high availability storage?

High availability storage (HA Storage) é uma solução de armazenamento de dados voltada para datacenters que funciona pelo menos 99% do tempo sem interrupções. Essa alta disponibilidade é conseguida em sistemas que possuem componentes de hardware, software, energia e conexões redundantes.

Para manter-se sempre disponível, um storage deve possuir redundância, ou seja, componentes duplicados que mantenham o sistema funcionando caso parte do sistema falhe.

Quanto maior o nível de redundância, mais caro será o sistema e menor será a chance de interrupção dos serviços. Soluções de alta disponibilidade geralmente funcionam em ambientes de produção de grandes datacenters e infraestruturas de TI, 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem interrupções.

Conheça os storages NAS Qnap

Qual a importância de sistemas de alta disponibilidade?

Sistemas de alta disponibilidade são a base para qualquer grande corporação. Problemas como a falta de comunicação nos links de internet, falhas de hard disk, dos componentes que compõe a infraestrutura de rede e até mesmo a falta de energia podem comprometer serviços importantes, causando paralisações, interrompendo as operações da empresa e causando grandes prejuízos.

Um high availability storage geralmente conta com todos seus componentes redundantes, monitorando o funcionamento de cada parte e alertando o administrador de TI sobre possíveis falhas.

Acidentes e planos de contingência são previstos com antecedência em ambientes de alta disponibilidade, sempre buscando evitar catástrofes e manter a operação contínua de seus negócios, mesmo quando ocorrem imprevistos. Nesse contexto os servidores e storages de alta disponibilidade tem um papel crucial na continuidade de negócios de qualquer empresa.

Um servidor ou storage HA (high availability) deve se manter continuamente operacional, permanecendo pelo menos 99% de seu tempo ativo. Esse nível de disponibilidade geralmente só é conseguido em ambientes que associam tecnologias sofisticadas como hardware de alta disponibilidade, a virtualização e a clusterização de recursos.

Fale com um de nossos especialistas!

A redundância nas pequenas e médias empresas

Sistemas de armazenamento e servidores redundantes deixaram de ser sistemas essencialmente corporativos e estão cada vez mais próximos de pequenas e médias empresas. Fabricantes como Dell, Lenovo e HPe estão entregando servidores de entrada com recursos importantes para o funcionamento contínuo, como fontes redundantes, controladoras duplas e discos cada vez mais confiáveis.

A Qnap por sua vez introduziu as linhas de armazenamento redundante TDS e ES series, high availability storages equipados com controladoras, fontes de alimentação, sistema de ventilação e hard disks redundantes e hot swappable, capazes de garantir a continuidade de negócios nas pequenas e médias empresas.

Como identificar um high availability storage?

Quando a redundância é fundamental, o ambiente deve ser cuidadosamente auditado, buscando e eliminando qualquer ponto de falha. O termo técnico usado para esse tipo de auditoria é SPOF, ou Single Point of Failure.

Grandes corporações geralmente possuem ferramentas para monitorar e auditar seus sistemas ininterruptamente em buscas de falhas. Além disso, ambientes virtualizados corporativos utilizam diversas proteções de hardware e software como recurso de segurança para proteção de máquinas virtuais críticas, mantendo os sistemas de armazenamento e servidores mais importantes sob forte monitoramento.

Conheça a linha de NAS Qnap Rackmount

Como são montados os sistemas de alta disponibilidade?

Soluções de alta disponibilidade são montadas com equipamentos, infraestrutura, energia e softwares redundantes. Qualquer composição HA tem ao menos duas controladoras tolerantes a falhas e redundantes, que funcionam individual ou simultaneamente. Além disso, hard disks, fontes de alimentação e outros controladores secundários também aparecem em duplicidade e, caso algum dos componentes falhe, o outro se manterá operante.

Como são montados os sistemas de alta disponibilidade


Replicação de dados

Um ponto importante dentro de qualquer solução de alta disponibilidade é a replicação de dados. Desastres como incêndios, enchentes ou sabotagem podem ser evitados caso a estrutura da solução possa ser replicada de forma remota. Nesses casos, contar com instalações idênticas e redundantes em mais que um datacenter é uma ótima forma de proteção.

Em casos como esses ainda é recomendado que o storage de alta disponibilidade também tenha um sistema de armazenamento secundário, para guardar os dados e os aplicativos críticos, servindo como plano reserva caso o sistema principal falhe.

Como essa proteção corporativa custa muito caro, a Qnap também incorporou em sua linha de storage uma ferramenta chamada RTRR (Real Time Remote Replication). Trata-se de um sistema de replicação em tempo real voltado para pequena e média empresa manter seus dados duplicados em dois diferentes sites.

RTRR, Real Time Remote Replication


Só um sistema HA garante a continuidade de negócios

Planos de continuidade empresarial precisam incluir sistemas de alta disponibilidade (high availability), geralmente associados a capacidade de recuperação em caso de desastres (disaster recovery).

Para uma solução de continuidade empresarial confiável e efetiva deve-se levar em conta o ambiente operacional, as aplicações, o ambiente do sistema e a capacidade de processamento, além da não interferência na experiência dos usuários.

Traga seu projeto para nossos especialistas. Teremos prazer em esclarecer suas dúvidas e indicar um sistema de alta disponibilidade que caiba no orçamento de sua empresa.

Para assegurar a continuidade do negócio, é preciso identificar e selecionar o conjunto de softwares, hardwares e procedimentos, descrevendo-os em um plano documentado de como ser implementado, testado e revisado com regularidade.

Soluções de alta disponibilidade trazem mudança de plataforma de maneira totalmente automatizada para seu sistema secundário em caso de imprevistos, deixando com que os usuários continuem a acessar o ambiente e suas aplicações de forma transparente e sem qualquer interrupção.

Conheça todos os produtos Qnap


Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

A perda de dados assombra todos os usuários, principalmente dentro das empresas. As maiores causas das perdas de dados em quaisquer sistemas computacionais são a falha humana, nos sistemas (hardware e/ou software) ou corrupção de dados c...

Ler Mais
Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa

Qual NAS doméstico comprar? Saiba qual é o melhor storage para sua casa

Comprar um NAS pode ser uma missão inglória, principalmente para os iniciantes. O Network Attached Storage (NAS) deixou de ser um equipamento de uso empresarial e invadiu pequenas empresas e residências. Os preços dos NAS domésticos dimi...

Ler Mais
NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

Armazenar arquivos como fotos, documentos ou vídeos sempre exige espaço de armazenamento de algum equipamento. Enquanto nossos celulares guardam fotos em memórias internas no próprio aparelho, computadores de empresas registram esses dad...

Ler Mais