contato@qnapbrasil.com.br

Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas


Home > Blog > Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas
Vantagens e desvantagens do backup em nuvem para empresas

A perda de dados assombra todos os usuários, principalmente dentro das empresas. As maiores causas das perdas de dados em quaisquer sistemas computacionais são a falha humana, nos sistemas (hardware e/ou software) ou corrupção de dados causada por softwares maliciosos.

Desastres como esses podem ocorrer com todos, por isso investir em servidores, sistema de armazenamento e uma rotina de backup seguros ajudam a evitar esses imprevistos.

Por que empresas ainda perdem dados?

Muitas empresas ainda não começaram a tratar o backup de dados com a seriedade necessária. Segundo pesquisas, 54% das pequenas e médias empresas que sofreram perda de dados no passado dizem que não conseguem encontrar tempo para um backup de dados eficiente.

Além disso, os altos custos de servidores, storages e sistemas de backup corporativos sempre inibiram o acesso de pequenas e médias empresas à sistemas mais confiáveis.

Conheça os melhores NAS Qnap para backup

O backup dentro das empresas

O mandamento básico para manter qualquer rotina de backup funcionando é ter ferramentas que transfiram dos dados do ambiente de produção para dispositivos externos.

Apesar disso, muitas empresas ainda insistem em fazer cópias de seus dados no ambiente de produção. Isso não é fazer backup, pois caso haja uma falha de hardware, tanto os dados de uso como as cópias serão perdidas.

Backup em nuvem, uma alternativa aos equipamentos de backup

Com a popularização da internet, a necessidade de comprar dispositivos externos para fazer backup foi parcialmente substituída por utilizar sistemas de armazenamento de terceiros, dentro de grandes datacenters.

Inúmeras empresas simplesmente abriram mão de manter seu backup “in-house” para transferir suas cópias de segurança, via conexão banda larga, da empresa para grandes datacenters.

O que é backup em nuvem?

Fazer backup em nuvem é utilizar espaço em disco de estruturas de TI (datacenters) de terceiros para fazer backup dos dados da empresa ou residência. Alguns exemplos desses serviços são Google Drive, Azure, Dropbox e Onedrive, que disponibilizam espaço mediante o pagamento de uma taxa mensal.

O backup na nuvem não é uma tecnologia nova. Trata-se da adaptação de um sistema já utilizado por grandes empresas, que replicavam seus dados mais importantes utilizando computadores (mainframes) de diferentes localidades (ex: matriz x filial), através de linhas de transmissão privativas de dados.

O que é backup em nuvem?


Como o custo dessa operação era alto, somente os dados mais importantes eram transferidos para outros computadores, que eram responsáveis em manter a informação duplicada e segura.

Com a chegada dos microcomputadores, a redução nos custos de transmissão de dados e a chegada da internet, as soluções de backup em nuvem para uso comercial e residencial proliferaram rapidamente.

Onde é realizado o backup em nuvem?

Qualquer sistema de backup exige um equipamento específico para esse fim. Seja um HD externo, um storage ou apenas o espaço de disco alocado dentro de um datacenter (através da contratação de um serviço de nuvem), gravar dados sempre exigirá algum tipo de hardware envolvido.

Conheça os melhores NAS Qnap para nuvem pessoal

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer o backup em nuvem?

Fazer backup em nuvem pode ser um bom negócio, principalmente para quem não precisa se preocupar com o tempo de downtime em caso de sinistro.

Downtime é o termo usado para definir o tempo de inatividade ou período em que um sistema computacional não está disponível. Essa interrupção refere-se ao período entre uma eventual falha do sistema até a normalização do serviço.

Como fazer backup empresarial na nuvem pode exigir retornar dados ao ambiente de produção, nem sempre manter dados longe da empresa acaba sendo uma boa prática para todos.

Assim, as principais vantagens e desvantagens desse sistema são:

Dados sempre acessíveis: Ter os dados corporativos na nuvem pode torná-los sempre disponíveis, desde que sua empresa possua um software que permita fazer acesso aos dados, as políticas de acesso configuradas e uma conexão com a Internet funcionando.

Para o backup residencial as coisas são mais simples, pois nesses casos o dispositivo que será usado realmente não importa. Como os dados residenciais geralmente são constituídos por arquivos, qualquer informação armazenada poderá ser acessada por celulares, notebooks ou computadores desktop.

Redução do investimento inicial: Outra vantagem de fazer backup na nuvem é a redução do investimento inicial, pois ao invés de comprar um storage ou equipamento de backup novo, essa modalidade possibilita alugar um espaço de armazenamento dentro de um datacenter já montado.

Essa verdade é um pouco perigosa, pois contratos desse tipo não são vitalícios. Isso significa estar sujeito a novas regras caso o contrato termine ou seja necessário mais espaço de armazenamento. Provedores podem propor um contrato inicial vantajoso, porém exigir grandes reajustes nas possíveis renovações.

Fale com um de nossos especialistas!

Segurança dos dados: Muitas empresas fornecem serviços de armazenamento em nuvem grátis ou por valores irrisórios. Entretanto, contratar uma empresa terceirizada para cuidar desse assunto implica em ter total confiança que os dados de sua organização estarão sempre seguros.

Segurança de dados significa, entre outras coisas, manter as informações protegidas contra ataques físicos ou virtuais, sempre disponíveis e com a privacidade resguardada.

Hospedar dados corporativos em datacenters desconhecidos não é uma boa ideia, por mais atraente que seja a oferta. Empresas mais preparadas conhecem o risco de terem informações importantes expostas.

Armazenar dados na nuvem sempre envolverá o risco de vazamento de informações, seja através de invasões feitas por hackers, erro humano ou por sistemas desatualizados. O problema é que os grandes serviços de backup na nuvem são sempre os mais visados e suscetíveis em receber esse tipo de ataque.

Tempo de restauração de um sistema: Empresas não podem parar. Ao realizar backups regulares, você garante que as informações importantes sempre possam ser recuperadas.

O problema começa quando além do backup em nuvem, também é necessário ter uma conexão de internet funcionando e preparada para trafegar grandes volumes de downloads e uploads.

A maioria das empresas contrata serviços de backup na nuvem e não testam o modelo, quase sempre “ficando na mão” quando precisam restaurar dados. Janelas longas para restauração de backup podem causar grandes prejuízos a qualquer organização.

Proteção contra fenômenos da natureza: Uma das coisas realmente boa do backup em nuvem é a possibilidade de manter os dados empresariais a quilômetros de distância. Isso significa proteger dados importantes contra desastres naturais e causados pelo homem como furacões, inundações, incêndios ou erros dos profissionais de TI.

A recuperação de dados em caso de desastres

A recuperação de desastres é uma parte vital em sistemas de tecnologia que suportam funções críticas de negócios. Sistemas de backup, sejam feitos na nuvem ou não, são tão importantes quanto manter as aplicações funcionando.

Por isso que a maioria das grandes empresas usam datacenters próprios. Lá seus profissionais têm o total controle de como e onde as informações podem ser encontradas, de forma física ou virtual.

Sistemas profissionais de armazenamento e backup podem conceder diferentes níveis de acesso aos seus funcionários. Porém, existem soluções mais seguras e viáveis para backup na nuvem, principalmente para empresas de pequeno e médio porte.

A melhor delas é adquirir um hardware próprio como um storage NAS, capaz de fazer backup dentro da própria rede ou através da nuvem. Os NAS Qnap possuem diversas ferramentas para esse fim, são seguros e não agregam mensalidades ou riscos envolvidos ao transferir dados a terceiros.

A recuperação de dados em caso de desastres


Backup em nuvem ou próprio?

O backup em nuvem é necessário para aplicações já hospedadas, como websites ou de comércio eletrônico. Isso não significa que esses serviços dispensam o backup local. Manter seus dados em dispositivo próprio sempre é uma boa prática.

O backup de dados na nuvem é uma ótima ferramenta de apoio, porém ter um sistema de armazenamento para facilitar a restauração em caso de imprevisto sempre será encarado como uma vantagem competitiva.

Traga seu projeto e tire dúvidas, a Qnap Brasil é especialista em soluções de armazenamento de dados, tendo profissionais preparados para auxiliá-los em suas necessidades.

Conheça todos os produtos Qnap


Artigos relacionados

Backup de Dados e Recuperação de desastres

Backup de Dados e Recuperação de desastres

Backup de arquivos em Estações, PCs ou NotebooksOs Notebooks, PCs ou estações de trabalho são parte integrante do dia a dia no trabalho e uso pessoal. As informações ou os dados contidos devem esta...

Ler Mais
NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

NAS Server - Sistema de armazenamento para redes locais

Armazenar arquivos como fotos, documentos ou vídeos sempre exige espaço de armazenamento de algum equipamento. Enquanto nossos celulares guardam fotos em memórias internas no próprio aparelho, comp...

Ler Mais
Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo

Storage NAS: O servidor de armazenamento em rede completo

O que é storage NAS? Storage NAS (Network Attached Storage) é uma unidade de armazenamento voltada para armazenar e compartilhar arquivos de diversos computadores dentro de uma rede local....

Ler Mais